Artigos | Cinema

“Senhora Stern” lembra que gente é pra brilhar

Change Size Text
“Senhora Stern” lembra que gente é pra brilhar Supo Mungam Plus/Divulgação

Vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Atriz e da Crítica Alemã no festival Achtung Berlin, o longa alemão Senhora Stern (2019), inédito no Brasil, acaba de estrear direto no streaming Supo Mungam Plus. A partir do dia 29/4, a comédia dramática dirigida por Anatol Schuster estará disponível também no Now e no Vivo Play. 

Em Senhora Stern, a protagonista é uma sobrevivente do Holocausto que vive sozinha aos 90 anos em Berlim. Saudosa da vida que levava com o marido, a viúva Frau Stern confessa para seu médico que deseja morrer. Mas a velhinha tem uma saúde de ferro e uma vitalidade que contrastam com seus arroubos suicidas.

Enquanto não arranja uma arma para dar cabo da vida, a vovó passa o tempo recebendo em seu apartamento um jovem e boa pinta cabeleireiro (Murat Seven) – que, além de lhe cortar o cabelo, também fornece maconha para sua idosa cliente – ou acompanhando alegremente a neta Elli (Kara Schröder) e seu grupo eclético de amigos nas baladas. No entanto, nem as festas e a convivência constante com jovens – uma preferência deliberada que Frau Stern justifica mais ao final do filme – conseguem demover a personagem da vontade de se matar.

Supo Mungam Plus/Divulgação

Senhora Stern tem uma produção bem cuidada, em que se destacam a direção de fotografia, a montagem e, em especial, o desenho de som e a trilha sonora – que inclui standards como Summertime, canções pop e música klezmer contemporânea, misturando sonoridades tradicionais judaicas da Europa central e do leste com jazz.

O que brilha de verdade em Senhora Stern é literalmente sua estrela – stern é estrela em alemão: no premiado papel central, Ahuva Sommerfeld anima uma figura ao mesmo tempo doce e soturna, empática e arredia, nostálgica e contemporânea, frágil e vigorosa. Foi a primeira e última atuação da atriz: Ahuva Sommerfeld morreu em 2019, aos 82 anos, logo após o término das filmagens.

Ainda que o desfecho deixe a desejar dramaticamente, Senhora Stern envolve com sua simpática ode ao prazer de viver como contraponto à pulsão de morte que insiste em nos assombrar.

Supo Mungam Plus/Divulgação

Supo Mungam Plus/Divulgação

Senhora Stern: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Senhora Stern:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?