Artigos | Cinema

Sexta-feira 13 com cara de terror italiano

Change Size Text
Sexta-feira 13 com cara de terror italiano "O Chicote e o Corpo". Foto: Belas Artes à la Carte/Divulgação

Na véspera desta sexta-feira, 13 de agosto, o Belas Artes à la Carte preparou uma programação especial para os fãs de terror. Entre os cinco filmes que entram no catálogo da plataforma de streaming nesta quinta-feira (12/8), estão dois clássicos italianos do gênero: O Chicote e o Corpo (1963), de Mario Bava, e O Pássaro das Plumas de Cristal (1970), de Dario Argento.

Suspense psicológico mórbido, O Chicote e o Corpo é encenado de forma esplendorosa por um dos maiores diretores do cinema de horror, mestre dos efeitos especiais conhecido como “Maestro do Macabro” e que influenciou diretores da estirpe de Guillermo del Toro e Tim Burton. O filme é protagonizado por Christopher Lee, ator inglês que se notabilizou com o vampiro Drácula em vários títulos da produtora britânica Hammer Film Productions. Na história de O Chicote e o Corpo, o fantasma de um nobre sádico tenta reacender seu romance com sua ex-amante masoquista e aterrorizada, que está noiva de seu irmão contra sua vontade.

“O Chicote e o Corpo”. Foto: Belas Artes à la Carte/Divulgação

A maioria do elenco e da equipe técnica teve de usar pseudônimos em inglês nos créditos porque os produtores esperavam enganar o público italiano – a ideia era fazer com que se pensasse que o filme tinha sido produzido de maneira escondida por um estúdio britânico ou norte-americano como a Hammer ou a American International Pictures, especializados em fitas de terror. Quando o produtor Luciano Martino sugeriu a Mario Bava que usasse “um antigo nome americano” como pseudônimo, o diretor jocosamente levou a sugestão ao pé da letra, assinando como “John M. Old”.

O Pássaro das Plumas de Cristal foi o primeiro longa dirigido por Dario Argento, cujo estilo o levou a ser frequentemente chamado de “Hitchcock italiano”. Com a colaboração dos geniais Vittorio Storaro assinando a fotografia e Ennio Morricone como responsável pela trilha sonora, o realizador entregou o que muitos consideram a obra definitiva do giallo – subgênero do horror caracterizado por suspense, mortes violentas, terror psicológico e erotismo.

Na trama, Sam Dalmas (Tony Musante), expatriado norte-americano em Roma, testemunha uma tentativa de assassinato que está conectada a uma onda de mortes em andamento na cidade e conduz sua própria investigação – apesar de ele e sua namorada serem também alvos do assassino. O foi exibido em um cinema de Milão por três anos e meio, tamanha a popularidade do filme na Itália.

“O Pássaro das Plumas de Cristal”. Foto: Belas Artes à la Carte/Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?