Artigos

Um dia, um disco: “DEMOLICIÓN, THE COMPLETE RECORDINGS” (1964) – LOS SAICOS, Peru

Change Size Text
Um dia, um disco: “DEMOLICIÓN, THE COMPLETE RECORDINGS” (1964) – LOS SAICOS, Peru
Hoje o papo é a banda que inventou o punk rock. “We like to fly train stations Demolish, demolish, demolish, demolish We like to fly train stations Demolish, demolish, demolish, demolish Yeah, yeah, yeah, yeah!” Fuck the System, Do It Yourself. Tá. E seu dissesse que a letra, na verdade é esta: “Demoler, demoler, demoler, demoler Echemos abajo la estación del tren Ta-ta ta-ta, ya-ya-ya-ya Nos gusta volar estaciones del tren Demoler, demoler, demoler, demoler!!!” E que a banda é PERUANA? Pois é. Perguntem pro Iggy Pop, que fundou os Stooges só em 1969 e oficialmente inaugurou o punk com o MC5: cinco anos antes, 1964, em Lima, quando os Beatles ainda estavam em A Hard Day’s Night e os Stones estreavam em disco, Papi, Chino, Pancho e El Loco explodiam em fúria, energia e gritedo no litoral nada Pacífico da América do Sul. Já começa no nome: seriam The Psychos, se fosse escrito na língua mãe do punk. Mas dito em peruano callejero… Los Saicos. O furacão durou menos de dois anos e os guris foram cuidar da vida, virando cidadãos de bem, indo terminar as faculdades porque garotas e sucesso havia, mas dinheiro, pouco. Daí, 10 anos depois, quando o punk explodiu, ninguém lembrava deles, afinal no Peru foram um fenômeno, mas efêmero, e nunca saíram de lá – ainda que tenham sido a primeira banda a compor rock em espanhol em toda a América Latina. Só que nos anos 1990, como aconteceu com Tom Zé ou Os Mutantes, um disco dos caras foi parar no Primeiro Mundo, aquele que conta a história. No caso deles, Espanha. A partir daí foi um rastilho de pólvora no mundinho dos colecionadores – seus compactos passaram a valer fortunas -, rádios rock alternativas estadunidenses e jornalistas de rock. Logo depois, entre músicos como o já citado Iggy Pop ou Lux Interior, dos Cramps, que viraram fãs devotos da banda. Os garotos não chegaram a gravar um álbum, mas deixaram seis compactos que desde então foram reunidos numa infinidade de coletâneas, como esta ¡Demolición! The Complete Recordings de 2010. Ouvi-los hoje segue sendo impressionante. The Trashmen e seu Surfin’ Bird ficam parecendo The Ventures na comparação. Nestes dias de revolta popular e fogo no parquinho é bom gritar junto Demolición ou Salvaje e bater cabeça com esses colegas na – hoje mais que nunca – dor e na delícia de ser latino-americano. Escute o disco ¡Demolición! The Complete Recordings aqui.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?