Artigos | Cinema

“Bizarros Peixes das Fossas Abissais” mergulha no humor nonsense

Change Size Text
“Bizarros Peixes das Fossas Abissais” mergulha no humor nonsense Vitrine Filmes/Divulgação

Estreia na direção de longas do premiado diretor de curtas de animação Marão, o desenho Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023) conta com as vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs. A curiosa e esquisita história acompanha três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica.

“É um título estranho para um filme estranho. A protagonista traça uma jornada heroica em busca de algo. No caso, a heroína percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa”, explica o diretor, que também assina o roteiro do longa.

Vitrine Filmes/Divulgação

Essa epopeia é apenas o pretexto para Marão desfilar na tela situações de humor nonsense com o trio central liderado por uma mulher cuja região glútea se metamorfoseia em um primata ao pronunciar a frase “Minha bunda é um gorila”. Voltada para o público jovem adulto, a produção é apresentada como “uma comédia estilizada de super-heróis bizarros”.

“A animação 2D tradicional é utilizada seguindo a técnica chamada de full animation, na qual todo o personagem se move e não apenas partes dele: se ele corre, todo o personagem é redesenhado para movimentar os braços e pernas e também os cabelos e roupas, criando um movimento mais fluido essencial para as muitas cenas de ação e de luta deste que é um filme de super-heroína, mas simultaneamente de humor exagerado”, define o cineasta.

Vitrine Filmes/Divulgação

Marão conta que fez seu primeiro longa seguindo a mesma lógica de seus curtas: sem modelagem prévia ou storyboard, improvisando as cenas de um modo teatral e em ordem cronológica: “A primeira cena do filme foi a primeira a ser animada e a última foi a última a ser animada. A narrativa e o design dos personagens evoluíam à medida que o filme avançava, assim como uma graphic novel autoral onde o design do personagem se altera com o passar das páginas. E eu não queria ‘dirigir’ enquanto uma equipe animava e desenhava. Eu queria desenhar e animar também, de preferência a maior parte do filme. A equipe foi formada intencional e exclusivamente por pessoas que amo e com quem já trabalhava há anos, ou décadas”.

Entre os vários festivais brasileiros e internacionais dos quais participou, Bizarros Peixes das Fossas Abissais recebeu Menção Honrosa na mostra Première Brasil – Novos Rumos do Festival do Rio de 2023, além de ter participado da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, em Cuba.

O veterano Marão já fez 14 curtas, contando com 667 participações em festivais por todo o mundo. “O primeiro filme foi em 1996, mas as primeiras animações foram feitas como flipbooks, nos bloquinhos do armarinho do meu pai em Nilópolis, nos anos setenta. E há novos projetos de longas de animação para o futuro. O próximo será O Elevador, longa de animação 2D também voltado para adultos e jovens adultos, que está em pré-produção e acabou de receber seu primeiro aporte pela Riofilme”, revela o animador.

Vitrine Filmes/Divulgação

Vitrine Filmes/Divulgação

Bizarros Peixes das Fossas Abissais: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Bizarros Peixes das Fossas Abissais:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?