Artigos | Cinema

“Bob Cuspe” e a volta do velho punk

Change Size Text
“Bob Cuspe” e a volta do velho punk Coala Filmes/Divulgação

Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos nacionais chega aos cinemas com o filme Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente (2021), que ganhou o principal prêmio da mostra Contrechamp, na cidade francesa de Annecy, sede do maior festival de animação do mundo. O filme dirigdo por Cesar Cabral teve sua primeira exibição no Brasil na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e será lançado nos cinemas nesta quinta-feira (11/11).

O longa é uma animação em stop motion que mistura gêneros como documentário, comédia e road movie para contar a história do protagonista, um velho punk tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico – na verdade, um purgatório na mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa. O filme conta com a dublagem de Milhem Cortaz, Paulo Miklos, André Abujamra, Grace Gianoukas e Laerte.

Coala Filmes/Divulgação

O diretor Cesar Cabral realizou em 2008 o ótimo curta-metragem também em animação stop motion Dossiê Rê Bordosa, que conquistou mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2010, dirigiu Tempestade, outro curta de animação, que participou de importantes festivais como Annecy, Havana e Sundance.

Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA e homenageado em 2016 pelo festival Anima Mundi por sua trajetória na animação brasileira, Cesar é diretor geral da série de animação Angeli “The Killer”, cuja primeira temporada foi exibida em 2017 pelo Canal Brasil e a segunda está em finalização. Atualmente, o realizador está em pré-produção de seu longa animado, Um Pinguim Tupiniquim, adaptação da obra da escritora Índigo Ayer.

Coala Filmes/Divulgação

Destacando o humor e a estética da obra de Angeli, Bob Cuspe alterna momentos de animação com depoimentos do próprio cartunista – combinando assim uma história de ficção do personagem nascido nos quadrinhos com o registro documental sobre o processo de criação do artista, que revisita seu passado. Além do cultuado punk Bob Cuspe – muito bem dublado pelo ator Milhem Cortaz –, o filme relembra outros personagens que brilharam na revista de HQ Chiclete com Banana nos anos 1980, como a bafão Rê Bordosa, os Skrotinhos e o guru picareta Rhalah Rikota, e apresenta novas criaturas: os irmãos Kowalski (ambos dublados por Paulo Miklos) e os vilões mutantes, criaturinhas demoníacas que se parecem com miniaturas do músico Elton John.

Por falar em música, a trilha sonora é outro destaque da produção, misturando composições originais assinadas por André Abujamra e Márcio Nigro com o punk rock de bandas da cena paulista oitentista como Titãs, Inocentes e As Mercenárias.

Coala Filmes/Divulgação

Coala Filmes/Divulgação

Coala Filmes/Divulgação

Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente: * * * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?