Artigos | Cinema

Brendan Fraser concorre ao Oscar por “A Baleia”

Change Size Text
Brendan Fraser concorre ao Oscar por “A Baleia” California Filmes/Divulgação

Indicado ao Oscar de melhor ator deste ano pelo papel, Brendan Fraser interpreta em A Baleia (2022) um professor de literatura de 270 quilos que passa o dia sentado na poltrona da sala, tentando lidar com os problemas da obesidade e os fantasmas do passado. No Festival de Veneza do ano passado, o astro norte-americano recebeu uma ovação em pé de seis minutos do público presente à sessão de gala do filme dirigido por Darren Aronofsky. O longa concorre ainda ao Oscar nas categorias de melhor cabelo e maquiagem e de atriz coadjuvante (Hong Chau).

Em A Baleia, Fraser impressiona pela caracterização de Charlie, um homem com obesidade severa que se vê confrontado pelas pessoas que acabam visitando-o em casa durante uma semana: a amiga e cuidadora Liz (Chau), um jovem evangélico que bate à sua porta (Ty Simpkins), sua rebelde filha adolescente (Sadie Sink) e sua ex-esposa (Samantha Morton). O roteiro é escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça homônima.

California Filmes/Divulgação

THE WHALE (2022)

“O que eu gosto sobre A Baleia é como a história nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa e vivem vidas muito ricas”, conta o diretor Aronofsky, que se interessou em adaptar o texto desde que o viu encenado há mais de 10 anos.

Já Fraser destaca que o protagonista “tem uma melancolia que o paralisa, que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser”, acrescentando que, na sua visão, o personagem não é mesquinho ou calculista, mas vítima de suas próprias escolhas: “Charlie feriu as pessoas por não ser direto, não ser autêntico, e agora vive uma batalha consigo mesmo. Ele deixou de lado acertar as contas com as pessoas que amava e agora pode ser tarde demais para fazer isso. Quando diz aos seus alunos que precisam encontrar uma maneira de dizer a verdade, no fundo, ele está falando isso para si mesmo”.

“Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”, conclui o ator.

A elogiada atuação de Brendan Fraser em A Baleia pode significar uma volta por cima para o ator, cuja errática carreira inclui dramas elogiados como Deuses e Monstros (1998) e Crash: No Limite (2004) e títulos de cinema-pipoca do tipo George, o Rei da Floresta (1997) e A Múmia (1999). Já para Darren Aronofsky, afastado do cinema desde Mãe! (2017), o drama marca um retorno a histórias de personagens atormentados e menosprezados pela sociedade – como nos seus filmes anteriores Pi (1998), Réquiem para um Sonho (2000) e O Lutador (2008).

California Filmes/Divulgação

A Baleia: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * Ăłtimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de A Baleia:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?