Artigos | Cinema

“Campeões” mostra como driblar as limitações

Change Size Text
“Campeões” mostra como driblar as limitações Universal/Divulgação

Na comédia dramática Campeões (2022), Woody Harrelson interpreta um técnico assistente de basquete de uma liga secundária condenado, depois de ser preso por dirigir bêbado, a treinar um time amador de jogadores com deficiência intelectual. O filme dirigido por Bobby Farrelly é uma versão hollywoodiana do simpático longa espanhol Campeones (2018), vencedor do Prêmio Platino de Educação e Valores.

Em Campões, Marcus (Harrelson) é um tipo esquentado e meio bronco que sonha em treinar uma equipe da NBA – mas que tem de se conformar a cumprir uma pena de serviço comunitário em um centro de acolhimento a jovens com deficiências como Síndrome de Down. Para o ambicioso e teimoso técnico, treinar o time de jogadores especiais Friends (“Amigos”) na cidade de Des Moines, capital do Estado de Iowa, é o fim da várzea.

Com o tempo, porém, Marcus começa a perceber que, trabalhando em equipe, o time pode chegar mais longe do que imaginava. Para chegar até a final da categoria disputada em Winnipeg, no Canadá, além de treinar duro sua equipe, o protagonista vai contar com o apoio de Alex (Kaitlin Olson), irmã de um dos jogadores.

Universal/Divulgação

Campeões é o que os norte-americanos chamam de feel-good movie, aquele tipo de filme leve e edificante, em que os personagens superam problemas sérios graças à perseverança e às boas e sinceras intenções. Ainda que as expectativas quanto a esse tipo de produção sejam baixas, Campeões consegue driblar os clichês de histórias de superação em muitos momentos, prendendo a atenção mesmo com uma trama previsível.

Longe do registro ultrajante e às vezes escatológico de suas comédias anteriores como Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994), Quem Vai Ficar com Mary? (1998) e O Amor É Cego (2001), o cineasta Bobby Farrelly aposta em uma abordagem mais sóbria e empática com seus personagens – tanto os com quanto os sem deficiência – em seu novo filme. Apesar das boas atuações de Woody Harrelson e Kaitlin Olson, quem realmente se destaca em Campeões, como no original espanhol, é o simpático elenco de atores especiais, que ajudam a mostrar para o espectador o cotidiano dos deficientes, com suas capacidades, limitações, conquistas e sonhos.

Universal/Divulgação

Campeões: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Campeões:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?