Artigos | Cinema

Mãe pode ser mais de uma

Change Size Text
Mãe pode ser mais de uma Supo Mungam Plus/Divulgação

Inédito no Brasil, o filme italiano Mãe+Mãe (2018) está disponível agora no streaming da plataforma Supo Mungam Plus. Selecionado para o Festival de Roma, a comédia dramática é baseada na história de amor da vida real da diretora estreante Karole Di Tommaso.

Mãe+Mãe acompanha a luta de duas mulheres que desejam ter um filho juntas. Karole (Linda Caridi) e Ali (Maria Roveran) logo descobrem que a maternidade para elas não será algo tão simples quanto esperavam: como na Itália um casal feminino não pode adotar uma criança, as jovens procuram uma clínica de fecundação em Barcelona, na Espanha. Entre uma e outra tentativa malograda, o relacionamento de Karole e Ali vai sendo posto à prova.

O começo de Mãe + Mãe, com a personagem de Karole procurando em um sonho pelo bebê perdido do casal, remete ao universo onírico felliniano – lembrando especialmente títulos do mestre como (1963). O filme é permeado por essas intervenções e situações fantasiosas – a tônica dominante, porém, é a da comédia amorosa ligeira e um tanto tola, frustrando quem esperava um pouco mais de ambição no desenvolvimento do enredo.

Mesmo concedendo que o objetivo primordial de Mãe + Mãe seja somente divertir, ainda assim a produção se ressente da falta de densidade das protagonistas, cujo relacionamento parece excessivamente inautêntico. Não contribui em nada em termos de empatia a presença de Andrea (Andrea Tagliaferri), ex-namorado de Ali que não sai da órbita do casal de mulheres, ocupando quando bem quer o apartamento onde elas moram em Roma e manipulando descaradamente a ex-companheira, que aceita a exploração com uma passividade inadmissível. Despontando a princípio como polo de grande comicidade da trama, Andrea logo torna-se apenas uma figura irritante e abusiva na encenação, sendo desperdiçado dramaticamente pela falta de sensibilidade do roteiro e inabilidade da direção.

Uma pena que Mãe + Mãe malbarate um tema tão interessante e relevante em uma comédia superficial que a duras penas consegue despertar o riso leve.

Supo Mungam Plus/Divulgação

Supo Mungam Plus/Divulgação

Mãe + Mãe: * * 

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Mãe + Mãe

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?