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Pai e filho se reencontram sob o sol da Toscana

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Pai e filho se reencontram sob o sol da Toscana California Filmes/Divulgação

Depois de se tornar astro de filmes de ação nos últimos anos, o irlandês Liam Neeson retorna ao drama com toques de comédia em De Volta à Itália (2020), filme escrito e dirigido pelo ator James D’Arcy, sobre um pai e um filho que tentam se reconectar após a morte da esposa e mãe. No longa, o ator contracena com o próprio filho, Micheál Richardson, em uma história que carrega traços de semelhança com a vida de ambos. A produção chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (28/10)

No filme, Neeson interpreta Robert, um pintor britânico boêmio que viaja até a Itália na companhia do filho, Jack, com a intenção de vender a casa que herdaram da falecida esposa. Chegando lá, tudo começa a dar errado quanto tentam reformar a villa, na região da Toscana – e a relação entre os dois fica ainda mais abalada. Enquanto isso, o rapaz se apaixona pela jovem chef Natalia (Valeria Bilello), cujo ex-marido tem fama de valentão. 

California Filmes/Divulgação

Neeson, que passou por uma experiência parecida com a de Robert ao perder a esposa, a atriz inglesa Natasha Richardson, em 2009, quando ela morreu depois de um acidente esquiando, define o longa como “uma grande história sobre família e amor”, confessando que encontrou no filme uma maneira de enfrentar suas próprias dores: “Foi muito catártico para lidar com o meu próprio luto. E fazer isso por meio da arte, ou seja, fazendo um filme, foi muito, muito único e especial”.

O jovem ator Micheál Richardson também confessa que se sentiu estranho ao ler o roteiro, por ser tão próximo da experiência que ele e o pai passaram: “Fazia 10 anos que minha mãe tinha falecido, e ser uma pessoa que a perdeu tão jovem… Há uma fala marcante do meu pai no filme: ‘Ninguém sabe como enfrentar isso’. E creio que ninguém sabe mesmo, mas, quando se passa por isso, muito fica fechado dentro de você, que acho não ser a maneira certa de enfrentar um luto. Você tem que colocar pra fora, chorar. Então, acredito que o processo do filme me ajudou nisso”.

James D’Arcy, mais conhecido por seu trabalho como ator em filmes como e Dunkirk (2017) e Vingadores: Ultimato (2019), estreia na direção e roteiro de longas com De Volta à Itália. O realizador inglês conta que a ideia para o longa surgiu enquanto viajava pela região da Toscana e pretendia fazer o papel de Jack – mas com o passar do tempo, ficou velho demais para o personagem. 

“Depois de muito tempo em desenvolvimento, poder voltar à Toscana com Liam e Micheál, um elenco dos sonhos, era inacreditável. É um privilégio poder contar essa história com esses dois atores. Todos nós tínhamos conexão com o material que foi muito além das páginas do roteiro”, afirma o diretor.

California Filmes/Divulgação

Como o tema era muito denso, D’Arcy explica que sempre quis incluir um pouco de humor: “Acredito que se o público se sente mais confortável, estarão mais tranquilos quando chegar nas partes mais duras do filme, as cenas mais emocionais. Sempre foi claro para mim que seria um longa cheio de esperança, que as pessoas saíssem do cinema se sentido bem sobre si mesmas e a vida”.

De Volta à Itália se filia a uma tradição de filmes sobre homens e mulheres anglo-saxões ou nórdicos que, já maduros, encontram no calor mediterrâneo e no espírito solar da cultura latina um novo alento para suas vidas desbotadas. Essa espécie de subgênero cinematográfico inclui desde títulos memoráveis como o drama romântico Uma Janela para o Amor (1985), versão do cineasta James Ivory para o romance de E. M. Forster ambientado em Florença, até o dispensável Sob o Sol da Toscana (2003), de Audrey Wells.

Infelizmente, De Volta à Itália está mais próximo dessa comédia romântica estrelada por Diane Lane, cheia de clichês sobre o caráter e a vida dos “povos quentes” – ambos os filmes, inclusive, exibem uma sequência de cenas semelhante em que as casas deterioradas são reformadas por trabalhadores “típicos” locais, ao som de música italiana popular, reproduzindo um típico estereótipo gringo a respeito do mundo latino.

California Filmes/Divulgação

De Volta à Itália: * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de De Volta à Itália:

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