Artigos | Cinema

Rivais unem-se para salvar a natureza em “Perlimps”

Change Size Text
Rivais unem-se para salvar a natureza em “Perlimps” Vitrine Filmes/Divulgação

Indicado ao Oscar pela excelente animação O Menino e o Mundo (2013), o realizador brasileiro Alê Abreu está de volta aos cinemas com o coloridíssimo desenho Perlimps (2022). O filme acompanha a jornada de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais que precisam trabalhar juntos em uma missão importante: encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.

No elenco de Perlimps estão Giulia Benite, que dá voz a Bruô; Lorenzo Tarantelli, que dubla Claé; e Stênio Garcia, como João-de-Barro. O longa tem música-tema do Barbatuques, ótimo grupo de percussão corporal e vocal liderado por André Hosoi, responsável também pela trilha sonora. A música adicional e o desenho de som leva a assinatura de outra formação craque em criar ambientações sonoras em filmes brasileiros: o grupo experimental mineiro O Grivo.

Vitrine Filmes/Divulgação

A estreia mundial de Perlimps foi em junho de 2022, na sessão Événements Excepcionelles do Festival de Annecy – considerado o evento mais importante de animação do mundo –, na França. No Brasil, as primeiras exibições foram em outubro do ano passado, no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Como em O Menino e o Mundo, o diretor e roteirista Alê Abreu consegue dialogar em Perlimps tanto com o público infantil quanto o adulto. A história ambientada no idílico Bosque Encantado ameaçado pelos Gigantes ensina que é necessário superar diferenças e aceitar o outro quando uma ameaça maior se impõe – no caso, a destruição da exuberante natureza onde vivem os personagens. O tom pode ser de fábula, mas o alerta é claro e estridente como as manchetes dos jornais: a preservação do meio ambiente é uma pauta urgente que exige o engajamento de todos nós.

Vitrine Filmes/Divulgação

Perlimps: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Perlimps:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?