Artigos | Cinema

“Saudosa Maloca” relembra a São Paulo de Adoniran

Change Size Text
“Saudosa Maloca” relembra a São Paulo de Adoniran Elo Studios/Divulgação

Uma das músicas mais famosas e queridas de Adoniran Barbosa (1910 – 1982) serve de inspiração para o filme Saudosa Maloca (2023). Dirigido por Pedro Serrano e protagonizado por Paulo Miklos, Gero Camilo e Gustavo Machado, o longa costura em uma única trama episódios, falas e personagens presentes em diversos sambas do compositor, compondo uma crônica social bem humorada da cidade de São Paulo.

No roteiro de Saudosa Maloca, o velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) conta a um jovem garçom uma mesa de bar histórias de uma capital paulista que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca (Gustavo Machado) e Mato Grosso (Gero Camilo), da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno) e de outros personagens eternizados em seus sambas – autênticas crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Elo Studios/Divulgação

O universo de Adoniran não é novidade para o diretor Pedro Serrano, que em 2015 lançou o curta Dá Licença de Contar, que já trazia o trio central no elenco fazendo os mesmos personagens, e, em 2020, lançou o documentário Adoniran, Meu Nome É João Rubinato. Agora com o longa de ficção, o realizador amplia a história do curta acrescentando mais elementos do universo do compositor paulista.

Em Saudosa Maloca, Iracema dá duro como balconista, enquanto Joca e Mato Grosso fazem de tudo para fugir do batente e “viver forgadamente”. Com a ajuda do samba, Adoniran e seus dois amigos sobrevivem à pobreza e à fome, mas têm seu modo de vida ameaçado quando o bairro do Bixiga começa a passar por transformações vorazes – um sinal de que, se não arrumarem trabalho, podem ser engolidos pelos novos tempos.

À medida que conta seus “causos”, Adoniran estreita sua relação com Cícero (Sidney Santiago) – e ambos são testemunhas do crescimento desenfreado da metrópole, que segue passando por cima de sua gente: no filme, a especulação imobiliária e os despejos são as tintas que colorem a paisagem desigual.

O diretor Pedro Serrano afirma que o filme “conta uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade”. Já o ator e ator Paulo Miklos disse em entrevista que “Adoniran Barbosa é muito rock’n’roll devido aos temas de suas músicas, as tragédias, a crítica social e a crônica muito afiada sobre São Paulo e o povo brasileiro. Ele é um personagem muito rico e, ao mesmo tempo, marcante na memória afetiva das pessoas”.

João Oliveira/Divulgação

Saudosa Maloca: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Saudosa Maloca:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?