Artigos | Cinema

“Seus Ossos e Seus Olhos” coreografa a dança dos encontros

Change Size Text
“Seus Ossos e Seus Olhos” coreografa a dança dos encontros Descoloniza Filmes/Divulgação

Após concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2020 com o longa Todos os Mortos, o diretor Caetano Gotardo lança nos cinemas brasileiros seu novo filme. Em cartaz a partir desta quinta-feira (29/6), Seus Ossos e Seus Olhos acompanha o cotidiano de um jovem cineasta – interpretado pelo próprio Gotardo – cujos encontros afetivos e pessoais misturam vida e processo de criação, presente e memória.

A ideia de Seus Ossos e Seus Olhos surgiu em 2009, enquanto Caetano finalizava o curta O Menino Japonês. Na sala de mixagem, o diretor e roteirista fez uma anotação sobre o deslocamento entre som e imagem e a possível relação disso com a memória. Essa seria a gênese do futuro longa sobre um realizador que vivencia diversos encontros com amigos, amigas e desconhecidos – e essas interações acabam transformando sua vida e seu processo criativo.

“A mim, interessavam pequenas questões do cotidiano em torno de personagens que lidavam com processos de criação e que se encontravam, tentavam se comunicar, falavam, ouviam, estabeleciam reais trocas afetivas, observavam, se movimentavam, vivenciavam alguns aspectos da cidade de São Paulo, falhavam, mostravam fraquezas, mas também se mantinham em busca da construção de algo”, explica o diretor, que também assina a montagem do filme.

Descoloniza Filmes/Divulgação

Depois de quase uma década entre pesquisas, anotações e experimentos em vídeo – e também com a realização de vários outros projetos no caminho –, o roteiro de Seus Ossos e Seus Olhos tomou forma em apenas três dias. A produção também foi enxuta: o longa foi filmado poucas semanas depois de escrito em apenas oito diárias, com uma equipe de seis pessoas, além do elenco.

Realizador de filmes premiados e elogiados pela crítica como o curta Areia (2008) e o longa O que se Move (2012), Gotardo diz que protagonizar seu novo trabalho está ligado a uma pesquisa que parte de impulsos seus como roteirista, diretor e ator na mesma medida: “Nesse filme, há ainda uma pesquisa em torno do movimento que é muito central, que atravessa o filme inteiro, e isso também estava presente desde o início, conversando com pesquisas que faço em torno da dança”.

O elenco de Seus Ossos e Seus Olhos também inclui nomes como Malu Galli, Vinícius Meloni, Carlos Escher, Larissa Siqueira e Carlota Joaquina. No filme, a comunicação ou a ausência dela entre os personagens é uma questão bastante importante, assim como o exercício de falar e ouvir ativamente. “O encontro nem sempre se dá, mesmo quando duas pessoas estão juntas no mesmo espaço conversando. E, quando se dá, tem uma força evidente. De qualquer maneira, cada uma das pessoas envolvidas percebe aquele encontro de uma forma diferente e, na memória, o momento ganhará ainda outras camadas de incerteza e de invenção. Me interessava trabalhar isso também no filme. O campo instável das percepções subjetivas”, afirma Gotardo.

Descoloniza Filmes/Divulgação

A vida fragmentada nas metrópoles, que propicia encontros mas também afasta as pessoas, é a pedra de toque que move os personagens em Seus Ossos e Seus Olhos. O protagonista João flana por uma São Paulo ao mesmo tempo sedutora e assustadora, ensaiando até uma coreografia pelas ruas – remetendo a um antológico plano-sequência semelhante no filme francês Sangue Ruim (1986), de Leos Carax.

O movimento errático dos personagens e a sucessão de episódios e narrativas que se repetem com pequenas variações, aliás, ecoa outras referências cinematográficas em Seus Ossos e Seus Olhos – especificamente, filmes do diretor sul-coreano Hong Sang-soo como Certo Agora, Errado Antes (2015), em que os protagonistas tropeçam em sentimentos, afetos e lembranças perambulando pelas cidades enquanto tentam traçar caminhos próprios para a vida.

Seus Ossos e Seus Olhos: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Seus Ossos e Seus Olhos:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?