Conteúdo de Parceiro

30° Porto Alegre em Cena movimenta palcos e ruas da Capital durante setembro

Change Size Text
30° Porto Alegre em Cena movimenta palcos e ruas da Capital durante setembro "Vala". Foto: Guilherme Assano

O Porto Alegre em Cena completa três décadas movimentando a Capital com dança, música, circo e espetáculos de rua. A 30ª edição do festival irá acontecer entre os dias 7 e 19 de setembro, retomando seu calendário tradicional. A programação contempla apresentações de rua, teatro de sala, dança, circo, espetáculos para crianças, e ainda eixo educativo com oficinas e pontos de encontro para trocas de saberes e muito mais. 

A venda de ingressos do Festival terá início no dia 15 de agosto na plataforma Guichê Web ou no Campus da PUCRS – Prédio 5, no térreo, de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 19h. 

O Festival segue oportunizando para a cidade a programação dos grupos mais relevantes da cena local e nacional, e também abrindo caminho para o novo, em sua 30ª edição, o Porto Alegre em Cena receberá, além das atrações regionais, espetáculos de outros cinco diferentes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pernambuco

Na grade nacional estão espetáculos que se caracterizam por abrir novos caminhos e possibilidades para as artes cênicas. “Nossa preocupação foi ampliar o olhar curatorial para todo o país, atentos aos espetáculos que se relacionam com questões emergentes no Brasil atual”, destaca em nota a equipe curadora, que escolhe os espetáculos da programação, formada por artistas, jornalistas, professores e estudiosos das artes cênicas. Integram a equipe Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira.

Do Rio de Janeiro virá o espetáculo Julius Caesar – Vidas Paralelas, da Companhia dos Atores, coletivo carioca que completa 35 anos em atividade; São Paulo estará representada por Vala: Corpos Negros e Sobrevidas, da Cia Sansacroma, dirigido por Gal Martins

De Pernambuco, será possível conferir Transiterrifluxório, de Cláudio Lacerda/Dança Amorfa; de Santa Catarina o público poderá conferir Frágil, Ou, Essa Dança É 30 Minutos Mais Longa do que Poderia Ser Para Competir, uma ‘pergunta dançada’ por Letícia Souza; e do Rio Grande do Norte vem a consagrada Cia Giradança, com o espetáculo de rua Muximba: O Coração Sempre Permanece Criança, no Parque da Redenção.

“Instinto”. foto: Vilmar Carvalho

Além do âmbito nacional, o festival terá 17 espetáculos locais em sua extensa programação. No segmento da dança, estão Cães, Trivial, um espetáculo de Bboys, Reminiscências – Memórias do Nosso Carnaval, e Cartas para uma Extraterrestre. O teatro de sala está representado por importantes produções, como Esperando Godot, Os Mamutes, Pigarra, Instinto, Cabaré da Mulher Braba e Em Chamas

O Em Ceninha terá a técnica mista de teatro de formas animadas da longeva Cia Gente Falante, com Maria Peçonha; e também as montagens Amazônia, um Olhar Sobre a Floresta e Chuá – Descobertas na Água. Já o teatro de rua terá Na Trilha das Andarilhas, Bolha Luminosa – o Marujo e a Tempestade, produção da Cia Teatro Lumbra, também de formas animadas e sombras, além de Lua – Encontrando Mares. O espetáculo circense Dali, para todas as idades, completa a programação. 

O Porto Alegre em Cena também terá espaços para encontros entre público e artistas, que poderão trocar ideias, celebrar e curtir as famosas festas do festival. Os pontos de encontros ocorrerão na Zona Cultural, na Travessa dos Venezianos e no Teatro Renascença.

As atividades educativas serão divulgadas em breve e devem incluir programações formativas na Casa de Cultura Mário Quintana e na PUCRS, com participação de atores, diretores, dramaturgos e técnicos dos espetáculos. Os interessados devem acompanhar mais informações no site ou pelas redes sociais do festival.

Confira a programação de espetáculos do festival:

7 de setembro
20h – Julius Caesar – Vidas Paralelas – Teatro da PUCRS

8 de setembro
16h – Muximba: O Coração Sempre permanece Criança – Parque da Redenção 
20h – Transiterrifluxório – Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa
20h – Julius César – Vidas Paralelas – Teatro da PUCRS
21h – Esperando Godot – Teatro Renascença

9 de setembro
16h – Muximba: O Coração Sempre Permanece Criança – Parque da Redenção 
19h30 – Cartas para uma extraterrestre – Sala Álvaro Moreyra
20h – Transiterrifluxório – Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa
21h – Reminiscências Memórias do nosso carnaval – Theatro São Pedro

10 de setembro
16h – Maria Peçonha – Teatro Renascença
18h – Amazônia – um olhar sobre a floresta – Theatro São Pedro
20h – Transiterrifluxório – Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa
20h – Cabaré da Mulher Braba – Zona Cultural

12 de setembro
20h – Dali – Teatro da PUCRS
21h – Em Chamas – Teatro Renascença

13 de setembro
19h30 – Cães – Sala Álvaro Moreyra

14 de setembro
19h30 – Pigarra – Sala Álvaro Moreyra

15 de setembro
18h – Lua – Encontrando mares – Mercado Público
19h30 – Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir – Sala Álvaro Moreyra
21h – Vala: Corpos Negros e Sobrevidas – Teatro Renascença

16 de setembro
17h – Na Trilha das Andarilhas – Parque da Redenção
19h30 – Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir – Sala Álvaro Moreyra
21h – Vala: Corpos Negros e Sobrevidas – Teatro Renascença

17 de setembro
16h – Chuá – Descobertas na água – Sala Álvaro Moreyra
18h – Trivial, um espetáculo de Bboys – Teatro Renascença
20h – Os Mamutes – Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

19 de setembro
19h30min – Bolha Luminosa – o marujo e a tempestade – em frente ao Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
21h – Instinto – Teatro Renascença

O Porto Alegre em Cena é financiado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura – União e Reconstrução, e da Prefeitura de Porto Alegre. A PUCRS assina a correalização do evento, que tem o patrocínio de Zaffari.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?