Conteúdo de Parceiro | Virada Sustentável 2022

Fórum ESG e performance circense abrem a Virada Sustentável POA 2022 nesta sexta-feira (11), na Cinemateca Capitólio

Change Size Text
Fórum ESG e performance circense abrem a Virada Sustentável POA 2022 nesta sexta-feira (11), na Cinemateca Capitólio Foto: Virada Sustentável 2022, Divulgação / Tum Toin Foin banda de câmara

Inscrições para o evento, que terá a participação de três mulheres, são gratuitas e estão abertas

Um dos maiores festivais de sustentabilidade do Brasil, a Virada Sustentável retorna a Porto Alegre com programações culturais e socioambientais nos finais de semana de novembro. A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (11), com o Fórum ESG Virada Sustentável Porto Alegre, na Cinemateca Capitólio. Além de três falas sobre temas ESG, também poderá ser conferida “A Bolha da Liberdade”, uma apresentação artística que remete ao período vivido na pandemia e desenvolvida pelo grupo holandês Corpus Acrobatics.

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas até quinta–feira (10) pelo site tinyurl.com/forumESGvspoa

A programação completa da Virada Sustentável POA pode ser conferida no site https://www-viradasustentavel-org-br-4.rds.land/programacao.

Três mulheres compõem o time de palestrantes do evento, que tem como mote as temáticas ESG, decisivas para empresas que desejam atuar no mercado com sustentabilidade. Lisiane Lemos, Carmynie Xavier e Glaucia Terreo tratarão de fatores sociais, ambientais e de governança, os quais apresentam oportunidades e desafios para as empresas, além de um grande risco para as que não trilharem este caminho.

A Virada Sustentável 2022 tem Patrocínio Master de Sulgás e CEEE Equatorial; Neutralização das emissões de carbono do Festival pela CMPC; patrocínio de DLL, Ventos do Sul, Zaffari e Randon; hospedagem oficial da rede Master de Hotéis; apoio de TVE / FM Cultura, Aliança Francesa, Consulado da Holanda no Brasil, IPE Prev, IPE Saúde e Tintas Renner; financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Sistema Pró Cultura LIC RS; e correalização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

As palestrantes

Lisiane Lemos apresentará a fala “Como promover a igualdade racial dentro das empresas”. Advogada, Executiva de Tecnologia, especialista em Transformação Digital, é Forbes Under 30 e Conselheira na ONU. Sua trajetória como executiva das maiores empresas do mundo é marcada pelo desafio da transformação de pessoas e negócios pela tecnologia.

Carmynie Xavier apresentará a fala “Oportunidades para descarbonização da economia a partir de uma Governança Ambiental Integrada”. Consultora de Advocacy no Centro Brasil no Clima, foi Líder de Engajamento Subnacional para implantação do Acordo de Paris junto à Coalizão Governadores pelo Clima e hoje lidera projetos relacionados ao combate à crise climática em diversas regiões do Brasil.

Glaucia Terreo apresentará a fala “ESG do discurso à prática”. Sócia-diretora da Walk4Good, tem 21 anos de experiência na área e passou por organizações como GRI Brasil, Instituto Ethos e IBGC.

Apresentação “A Bolha da Liberdade”

O show “A Bolha da Liberdade”, do grupo Holandês Corpus Acrobatics, simula um ambiente fechado e sem interação com o mundo exterior, em que a contorcionista Dominique Martins faz uma coreografia acrobática dentro da bolha, simulando situações do cotidiano. A apresentação será a abertura do fórum.

Corpus Acrobatics foi fundada em 1991 por Vincent Michels (Holanda) e Marley Eltz (Brasil), ambos coreógrafos e diretores artísticos. A companhia cria várias produções de circo e teatro que são apresentadas internacionalmente.

PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA NO VILA FLORES

O primeiro final de semana da Virada Sustentável POA 2022 terá diversas atividades no Vila Flores: Feira Vilarejo, com a presença de pelo menos 19 expositores de diferentes produtos, oficinas e apresentações musicais, no sábado (12) e no domingo (13). 

Além disso, será destaque a obra interativa “Livellyyy”, do francês Guillaumit. A interatividade com os diversos públicos se dá por um pequeno jogo em realidade aumentada, que oferece uma passagem da superfície plana do mural em direção a um universo 3D, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes: animais, insetos, organismos vivos e micróbios que formam um ecossistema frágil. 

O artista também oferecerá, no domingo, a Oficina de Máscaras de Realidade Aumentada para Crianças. Podem participar aquelas a partir de quatro anos, e é preciso se inscrever em tinyurl.com/oficinamascaras

Sábado, 12/11 – Vila Flores (Rua São Carlos, 753, bairro Floresta)

  • Obra “Livelyyy”, do artista francês Guillaumit
  • Das 10h às 20h Feira Vilarejo
  • 11h Oficina de teatro Maa, Lugar de encontro – Rituais cotidianos
  • 14h Oficina de criação de uma Atinukè
  • 15h Oficina “Ancestralidade, memória e cores”
  • 16h Verdade em 10 – Climate Reality Project Brasil
  • 17h Apresentação “A Bolha da Liberdade”
  • A partir das 17h30min, apresentações musicais de Júlia Pezzi & Rafa Lopes, Guitarras da Cidade (18h30min) e KIAI grupo (19h30min)

Domingo, 13/11 – Vila Flores (Rua São Carlos, 753, bairro Floresta)

  • Obra Livelyyy, do artista francês Guillaumit
  • Das 10h às 20h Feira Vilarejo
  • 11h Oficina de Zines Transforma POA
  • 14h Oficina de Máscaras de Realidade Aumentada para Crianças, com Guillaumit. É preciso se inscrever em tinyurl.com/oficinamascaras
  • 15h Oficina Audiovisual como instrumento de conscientização das mudanças climáticas
  • 16h Chique e sustentável: oficina de moda sustentável
  • Apresentações musicais a partir das 17h, com O violão percussivo de Amanda Carpenedo, Cleômenes Junior (18h) e Tum Toin Foin banda de câmara (19h)

A programação completa e detalhada pode ser conferida no site https://www-viradasustentavel-org-br-4.rds.land/programacao.


Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua sétima edição, desta vez de volta ao formato completamente presencial. A Virada segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda adotada por 193 países.

O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. A cada ano são oferecidas dezenas de atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?