Conteúdo de Parceiro | Virada Sustentável 2022

Festival de Arte e Sustentabilidade Vila Flores traz atrações culturais e socioambientais a Porto Alegre

Change Size Text
Festival de Arte e Sustentabilidade Vila Flores traz atrações culturais e socioambientais a Porto Alegre Artista francês Guillaumit oferecerá Oficina de Máscaras de Realidade Aumentada para Crianças na Virada Sustentável 2022. Foto: Divulgação


Atividades do evento, que tem financiamento do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, são totalmente gratuitas

Com uma programação extensa e gratuita, que inclui oficinas, arte, feira de expositores, espetáculo acrobático e shows de jazz, a Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753, bairro Floresta) recebe, neste sábado (12) e no domingo (13), o Festival de Arte e Sustentabilidade Vila Flores.

O financiamento é do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação começa às 10h e se encerra às 20h30min, no sábado, e 20h, no domingo. O evento conta com duas atrações internacionais (leia mais abaixo), que são realizadas em parceria com Aliança Francesa, Consulado Geral da França e Consulado da Holanda.

Além disso, seis artistas e bandas que hoje representam o melhor do jazz em solo gaúcho apresentam-se, ao final da tarde.: Júlia Pezzi & Rafa Lopes, Guitarras da Cidade e KIAI grupo, no sábado, Amanda Carpenedo, Cleômenes Junior e Tum Toin Foin banda de câmara, no domingo.

Já a Feira Vilarejo terá a presença de pelo menos 19 expositores de diferentes produtos, presentes nos dois dias, das 10h às 20h.

Atrações internacionais

Performance do grupo Holandês Corpus Acrobatics, “A Bolha da Liberdade” simula um ambiente fechado e sem interação com o mundo exterior, em que a contorcionista Dominique Martins faz uma coreografia acrobática dentro da bolha, simulando situações do cotidiano. A apresentação ocorre no sábado (12), às 17h.

Também é destaque a obra interativa “Livellyyy”, do francês Guillaumit. A interatividade com os diversos públicos se dá por um pequeno jogo em realidade aumentada, que oferece uma passagem da superfície plana do mural em direção a um universo 3D, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes: animais, insetos, organismos vivos e micróbios que formam um ecossistema frágil.

O artista também oferecerá, no domingo, a Oficina de Máscaras de Realidade Aumentada para Crianças. Podem participar aquelas a partir de quatro anos. É preciso se inscrever em tinyurl.com/oficinamascaras

Graffiti na Redenção

O Festival ainda inclui uma atração com grafiteiros na Redenção, nos dias 26 e 27 de novembro. Nove artistas, entre os dois dias, participam de Graffiti ao Vivo – Arte e Mudanças Climáticas, quando farão uma leitura livre sobre o tema. As pessoas poderão ver os detalhes da criação de uma obra e interagir com os grafiteiros.

O Festival Arte e Sustentabilidade Vila Flores tem patrocínio de Banco DLL, Sulgás, CMPC, Ventos do Sul e Zaffari. As atividades são todas gratuitas. Veja, abaixo, a grade de programação, que pode sofrer alterações.

VILA FLORES

Sábado, 12/11

  • Obra “Livelyyy”, do artista francês Guillaumit
  • Das 10h às 20h Feira Vilarejo
  • 11h Oficina de teatro Maa, Lugar de encontro – Rituais cotidianos
  • 14h Oficina de criação de uma Atinukè
  • 15h Oficina “Ancestralidade, memória e cores”
  • 16h Verdade em 10 – Climate Reality Project Brasil
  • 17h Apresentação “A Bolha da Liberdade”
  • A partir das 17h30min, apresentações musicais de Júlia Pezzi & Rafa Lopes, Guitarras da Cidade (18h30min) e KIAI grupo (19h30min)

Domingo, 13/11 – Vila Flores (Rua São Carlos, 753, bairro Floresta)

  • Obra Livelyyy, do artista francês Guillaumit
  • Das 10h às 20h Feira Vilarejo
  • 11h Oficina de Zines Transforma POA
  • 14h Oficina de Máscaras de Realidade Aumentada para Crianças, com Guillaumit. É preciso se inscrever em tinyurl.com/oficinamascaras
  • 15h Oficina Audiovisual como instrumento de conscientização das mudanças climáticas
  • 16h Chique e sustentável: oficina de moda sustentável
  • Apresentações musicais a partir das 17h, com O violão percussivo de Amanda Carpenedo, Cleômenes Junior (18h) e Tum Toin Foin banda de câmara (19h)

REDENÇÃO

Sábado, 26, e domingo, 26

Das 10h às 17h: Graffiti ao vivo – Arte e Mudanças Climáticas. Quatro grafiteiros, no sábado, e cinco, no domingo, fazem uma leitura livre sobre o tema, interagindo com a população

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?