Conteúdo de Parceiro | Rock RS na Praia - A História Não Acabou

Shows no litoral irão relembrar a história do rock gaúcho

Change Size Text
Shows no litoral irão relembrar a história do rock gaúcho Os Replicantes. Foto: Marcelo Nunes, Divulgação


Projeto financiado pelo Pró-cultura RS e patrocínio da Claro vai levar ao litoral seis shows com bandas e rockeiros que marcaram a história do rock’n roll no Estado.

Programado para colocar no palco seis espetáculos históricos, o projeto Rock RS na Praia – A História Não Acabou ocorrerá nos dias 14, 21 e 28 de janeiro (sempre aos sábados à tardinha), em Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa. O saxofonista King Jim, um dos integrantes da histórica banda Garotos da Rua, será o apresentador dos três palcos, intercalando a apresentação das bandas e artistas com um pouco de história.

No primeiro sábado (14/01), em Tramandaí, as atrações serão o grupo Clássicos do Rock, formado por figuras que marcaram época no gênero musical em Porto Alegre, entre eles Márcio Petracco, Luciano Albo (dos Cascavelletes), Felipe Rotta e Fábio Ly (do TNT), seguido dos Replicantes, que foram os primeiros a editar um videoclipe no Estado (“Nicotina”, em 1985). O grupo teve um momento em que foi formado por Wander Wildner (vocal), Cláudio Heinz (guitarra) e Carlos Gerbase (bateria) e se apresentou pela primeira vez em maio de 1984, no Bar Ocidente. A formação atual tem Júlia Barth no vocal e os irmãos Eron e Claudio Heinz

Em Imbé, no sábado seguinte (21/01), será a vez do encontro da Pata de Elefante com o rockeiro Frank Jorge, autor de Amigo Punk. A Pata de Elefante surgiu em 2004 sendo projetada nos festivais de música independente em nível nacional, lançando um álbum homônimo da banda. Em 2007 vieram com Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha, CD de grande sucesso. A banda instrumental mais famosa do rock gaúcho no Brasil se apresentará com Reinaldo Megliavachia, Daniel Mosmann e Gabriel Guedes.

Já o músico e professor Frank Jorge – autor de Amigo punk – tocou nos Cascavelletes, estreando em 1986 no Bar Ocidente, e depois seguindo outras parcerias como multi-instrumentista, entre elas com Júlio Renny, no Os Cowboys Espirituais. O grande sucesso nacional veio com o videoclipe Você foi embora, exibido na MTV, e com música Eu.

Em Capão da Canoa, a Bandaliera, de Campo minado e Nosso lado animal, nascida no IAPI no início dos anos 1980, encontra a primeira formação rockeira que alcançou grande sucesso nos anos 1980 em Porto Alegre, Garotos da Rua. A Bandaliera teve no Alemão Ronaldo um de seus expoentes, com a interpretação das composições de Foghetti Luz. As duas bandas são as mais antigas do rock no Rio Grande do Sul.

A Garotos da Rua, criado em julho de 1983, por sua vez, teve o nome inspirado numa música de Carlos Caramez e Sérgio Mello, com Bebeco Garcia, o baterista Edinho Galhardi, o saxofonista King Jim e o baixista Mitch Marini. A formação da banda que vai se apresentar no tributo preparado para a Garotos da Rua no projeto Rock RS na Praia, além de King Jim, terá Cláudio Mattos (bateria), Fabrício Mendonça (baixo), Evandro Demari (guitarra) e Justin Vasconcelos, da formação original.

As arenas onde serão realizados os espetáculos serão abertas ao público, sem cobranças de ingresso, graças ao patrocínio da Claro e o financiamento do Pró-cultura RS.

PROGRAMAÇÃO:

Tramandaí – 14/01

  • Clássicos do rock
  • Replicantes

Imbé – 21/01

  • Pata de elefante
  • Frank Jorge

Capão da Canoa – 28/01

  • Bandaliera
  • Just & King Jim (Garotos da Rua)
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?