Conteúdo de Parceiro | Virada Sustentável 2022

Feira Vilarejo celebra abertura da Virada Sustentável no Vila Flores

Change Size Text
Feira Vilarejo celebra abertura da Virada Sustentável no Vila Flores Livelyyy', mural interativo de Guillaumit no Vila Flores, integra a Virada Sustentável 2022. Foto: Divulgação


Parceiro de longa data do evento de sustentabilidade, espaço cultural abrigará também atividades e exposição com realidade aumentada

Em sua 7a edição na cidade de Porto Alegre, a Virada Sustentável traz uma agenda repleta de eventos para os próximos finais de semana de novembro, a começar pela abertura, nos dias 11, 12 e 13. Com atividades descentralizadas pelos bairros da cidade, no quarto distrito o Vila Flores celebra o começo do festival com a Feira Vilarejo, uma feira de arte e utilitários, e uma agenda repleta de oficinas, shows e encontros.

“A Virada acontece no Vila há muitos anos, e é uma parceria super importante e especial para a gente, já que o Vila Flores é um espaço que se propõe a pensar a sustentabilidade e nutrir um olhar crítico sobre a forma com que a gente ocupa o mundo enquanto sociedade”, afirma Roberta Dias, gestora de projetos do Vila. “Olhar para a economia local, para a economia circular, para o cuidado socioambiental, para a gestão de resíduos e também para a programação artística e cultural da cidade, promovendo e acolhendo essas discussões e sendo espaço para que elas aconteçam é fundamental e é parte da essência do Vila Flores”, completa. Segundo Dias, para os vileiros é muito especial estar mais uma vez junto à Virada Sustentável, poder contribuir para que as conversas e conexões em prol da sustentabilidade tenham espaço e, mais do que isso, colocar o Vila Flores como agente integrante desse importante debate.

A Feira Vilarejo é um evento recorrente do calendário do espaço cultural, na qual os expositores são os empreendedores que têm lá seus ateliês. Para esse final de semana de celebração da Virada Sustentável, a Feira contará com a parceria da ODABÁ Afroempreendedorismo, uma associação que visa promover a ascensão econômica do povo negro através do empreendedorismo.

“O público pode esperar encontrar as artesanias e as artes de vileiras e vileiros, como cerâmica, gravura, peças de moda autoral e sustentável, cutelaria, obras em vidro e até alugar jogos de tabuleiro! Além disso, as iniciativas da Odabá estarão expondo roupas, acessórios, bolsas, vasos e plantinhas. Com certeza, os visitantes encontrarão uma infinidade de produtos diversos e encantadores!”, garante Fernanda Soares, idealizadora da feira.

Além de desfrutar dos produtos artísticos e utilitários que estarão à venda, um dos destaques da programação é a obra interativa Livelyyy’, do artista francês Guillaumit, fruto de uma parceria entre a Virada Sustentável e a Aliança Francesa. A peça, que mistura arte e tecnologia, consiste em um mural, instalado na entrada do Vila Flores, que busca estabelecer relações entre a vida e as experiências pessoais ao relacionar artes gráficas com realidade aumentada e vídeo-games. “A animação em realidade aumentada oferece uma passagem da superfície plana do mural em direção a um universo 3D, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes: animais, insetos, organismos vivos e micróbios que formam um ecossistema frágil”, explica Maiara Dallagnol, gestora de comunicação do Vila Flores.

O público infantil poderá participar, no domingo, 13, de uma oficina com Guillaumit para criar máscaras de realidade aumentada. A atividade possibilitará que, além da confecção, os participantes baixem um aplicativo em seus celulares para que possam interagir com as máscaras produzidas. A atividade é voltada para crianças a partir de quatro anos, e é preciso realizar a inscrição em tinyurl.com/oficinamascaras.

No final de semana, o Vila Flores recebe ainda uma pequena Feira do Livro, organizada pela Editora Coralina e Pepe Livros, além de diversas oficinas para adultos e crianças. No sábado, 12, serão realizadas uma vivência que envolve arteterapia e teatro, uma oficina de confecção de bonecas de pano Atinukè, e uma contação de histórias que permite a exploração de tintas naturais. No domingo, 13, terá oficina de zines e de customização de peças de vestuário trazidas pelos participantes.

Ambos os dias da Virada Sustentável no Vila Flores encerram com apresentações musicais. O sábado conta com os shows de Júlia Pezzi & Rafa Lopes e do KIAI grupo; e o domingo com os espetáculos de Cleômenes Junior e da banda de câmara Tum Toin Foin.

A programação completa pode ser conferida no site da Virada Sustentável POA 2022.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?