Conteúdo de Parceiro | Virada Sustentável 2022

Virada Sustentável POA 2022 apresenta programação cultural e socioambiental ao longo do mês de novembro

Change Size Text
Virada Sustentável POA 2022 apresenta programação cultural e socioambiental ao longo do mês de novembro Especialistas Glaucia Terreo (à esq.), Carmynie Xavier (ao centro) e Lisiane Lemos oarticipam do fórum ESG da Virada Sustentável 2022. Fotos: Divulgação


O festival traz shows, debates e instalações artísticas para a cidade de Porto Alegre a partir deste sábado

O maior festival de sustentabilidade do Brasil está de volta à capital gaúcha. Serão mais de 50 atividades distribuídas ao longo dos finais de semana de novembro, em diferentes locais da cidade. A programação, que é gratuita e voltada para todos os tipos de público, inclui eventos como debates, shows, oficinas e criação de instalações artísticas.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas e que visam abordar os principais desafios de desenvolvimento de forma global, pautam a composição da programação. Mais especificamente, a Virada Sustentável atenta-se aos objetivos Redução das Desigualdades (10), Consumo e Produção Responsáveis (12) e Ação Climática (13).

Após a pandemia, a organização do evento comemora estar de volta às ruas. “Estamos muito felizes de estarmos 100% na rua de novo, depois da pandemia. Especialmente neste ano, celebro os debates, a forma como estamos trazendo para as pessoas a possibilidade de pensar a pauta das mudanças climáticas, que é um dos desafios principais da nossa geração”, observa Julia Caon Froeder, curadora e organizadora da programação.

A aposta da Virada Sustentável é colocar em discussão e sensibilizar os participantes sobre temas tão importantes partindo de atividades lúdicas e criativas. Conforme Froeder, o papel da arte como disparador de reflexões é importante e central: “É bom ver que a arte consegue começar essas conversas sobre os nossos desafios e trazer soluções que podemos ter”, aponta.

Criado em 2011, o projeto foi reconhecido pela ONU, em 2019, como um dos três eventos mais importantes na promoção dos ODSs e é o maior festival sobre o tema da sustentabilidade na América Latina. Campinas, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são as cidades onde a Virada Sustentável está presente.

Na capital gaúcha, o evento chega a sua sétima edição sempre tendo como objetivo central contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar as pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva e propositiva, que não apenas aponte problemas, mas que traga caminhos e soluções possíveis para a sociedade.

Programação 2022

Na composição da programação deste ano, a curadora destaca a importância da equidade de gênero e racial, além do cuidado tido para que a Virada trouxesse uma diversidade de proponentes. Algumas das atividades que serão realizadas nos próximos dias foram selecionadas a partir de uma chamada aberta. “A Virada Sustentável é construída com a população de Porto Alegre, o nosso edital reflete isso. Temos atividades diversas, em vários pontos da cidade, que conseguem sair do Centro e ir para outros bairros, porque sabemos que o debate da sustentabilidade é de todos”, destaca Froeder.

No primeiro final de semana, entre 11 e 13 de novembro, as atividades incluem a abertura oficial e um fórum ESG, que trata de governança ambiental, social e corporativa, com palestras seguidas de debate com as especialistas Carmynie Xavier, Lisiane Lemos e Glaucia Terreo.

Haverá também uma oficina de teatro como arte terapia para pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas, além de uma contação de história – que culmina com a exploração de materiais que transformam elementos da natureza em cores que eram utilizadas por povos indígenas e povos africanos.

Para a abertura da Virada, que ocorre na sexta (11), na Cinemateca Capitólio, e no sábado (12), no Vila Flores, está programada a apresentação circense A Bolha da Liberdade, desenvolvida pelo grupo holandês Corpus Acrobatics. As atrações internacionais do Festival incluem também a obra Livelyyy, do artista francês Guillaumit, que mescla arte e realidade aumentada num painel exposto no Vila Flores.

A agenda de atividades segue com oficinas e projetos audiovisuais. “É um festival com muita diversidade, música, arte urbana e atividades socioambientais, e que valoriza os espaços públicos, aproxima as pessoas da cidade e amplia a consciência social sobre a importância da sustentabilidade, de forma lúdica, criativa e humanizadora”, salienta Vitor Ortiz, coordenador da Virada Sustentável POA.

No dia 17, quinta-feira, está prevista a inauguração do Mural Lutz, uma obra de 50 metros que destaca a trajetória do ambientalista José Lutzenberger e será pintada na fachada lateral do prédio do IPE PREV e IPE SAÚDE, localizado na Avenida Borges de Medeiros. O fim de semana dos dias 17 e 18 prevê apresentações musicais e a 2a Caminhada pelo bairro Belém Novo, a última fronteira entre o urbano e o rural às margens do Guaíba. No dia 20, ocorre a segunda edição da Taça Integração.

Dia 22 é dia de oficina para incentivar a conscientização a respeito da separação de resíduos na Cooperativa de Recicladores Padre Cacique. Entre os dias 25 e 26, estão previstas uma roda de conversa sobre alimentação e sustentabilidade e um encontro de lideranças comunitárias para a promoção de cozinhas populares sustentáveis.

Ainda no dia 26, haverá um passeio pela Redenção com participantes usando biquíni ou sunga para chamar a atenção sobre as mudanças climáticas, com a participação especial do Cara da Sunga. O fim da programação, no dia 27, é um convite a uma experiência de meditação, além de uma Pedalada da Virada e a realização da Feira Open, que reúne designers independentes.

A Virada Sustentável 2022 tem Patrocínio Master de Sulgás e CEEE Equatorial; Neutralização das emissões de carbono do Festival pela CMPC; patrocínio de DLL, Ventos do Sul, Zaffari e Randon; hospedagem oficial da rede Master de Hotéis; apoio de TVE / FM Cultura, Aliança Francesa, Consulado da Holanda no Brasil, IPE Prev, IPE Saúde e Tintas Renner; financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Sistema Pró Cultura LIC RS; e correalização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Destaques da programação da Virada Sustentável POA 2022:

Sexta-feira, 11/11 – Capitólio

  • 9h30min “A Bolha da Liberdade” + Abertura da VSPOA 10h Fórum ESG: E, Carmynie Xavier
  • 10h30min Fórum ESG: S, Lisiane Lemos
  • 11h Fórum ESG: G, Glaucia Terreo
  • 11h30min Fórum ESG: debate

Sábado, 12/11 – Vila Flores

Obra Livelyyy, do artista francês Guillaumit

Das 10h às 20h Feira Vilarejo

  • 11h Oficina de teatro Maa, Lugar de encontro – Rituais cotidianos
  • 14h Oficina de criação de uma Atinukè
  • 15h Oficina “Ancestralidade, memória e cores”
  • 16h Verdade em 10 – Climate Reality Project Brasil
  • 17h Apresentação “A Bolha da Liberdade”

A partir das 17h30min, apresentações musicais de Júlia Pezzi & Rafa Lopes, Guitarras da Cidade (18h30min) e KIAI grupo (19h30min)

Domingo, 13/11 – Vila Flores

Obra Livelyyy, do artista francês Guillaumit

Das 10h às 20h Feira Vilarejo

  • 11h Oficina de Zines Transforma POA
  • 15h Oficina Audiovisual como instrumento de conscientização das mudanças climáticas
  • 16h Chique e sustentável: oficina de moda sustentável
  • Apresentações musicais a partir das 17h, com O violão percussivo de Amanda Carpenedo, Cleômenes Junior (18h) e Tum Toin Foin banda de câmara (19h)

Quinta-feira, 17/11 – Prédio do IPE PREV e IPE SAÚDE

  • 10h Mural Lutz – Encontro com artista e passeio à obra

Sábado, 19/11 – Largo dos Açorianos

Obra “Guri do Arroio”

  • 17h Choros de Balcão – Uma Linha Histórica Musical
  • 18h Elias Barboza Quinteto
  • 19h30min Caindo no choro
  • 19h30min Projeção Lutz na ponte de pedra

Domingo, 20/11 – Orla Trecho 3

9h Taça Integração

Domingo, 20/11 – Parcão

  • Das 15h às 17h Mostra 360o Artistas do Futuro Quebrada Conserta
  • 18h Orquestra Villa-Lobos apresenta “Bituca”

Sábado, 26/11 – Redenção

Obra Áspero Árido, de Fernando Limberger

  • 9h Aula de yoga com coleta de resíduos orgânicos domiciliares
  • 9h Grafitti ao vivo – Arte e Mudanças Climáticas – 4 artistas
  • 10h30min Oficina de pigmentos naturais: cores de Porto Alegre
  • 14h Cuidando dos nossos resíduos: como a compostagem ajuda o planeta
  • 15h Criação de bordados em folhas secas
  • 16h Circo Galátick
  • 18h Passeio do Biquíni e da Sunga

Domingo, 27/11 – Redenção

Obra “Áspero Árido”, de Fernando Limberger

  • 9h Grafitti ao vivo – Arte e Mudanças Climáticas – 5 artistas
  • 9h Meditação – A experiência da Presença
  • 10h30min Feira Open Design Independente
  • 11h Contação de Histórias Africanas e Afro brasileiras
  • 14h Oficina de Percussão e Ritmo
  • 15h30min Pedalada da Virada
  • 17h Império da Lã convida: Andréia Cavalheiro e Adriana Deffenti

*A programação pode sofrer alterações


A programação completa pode ser conferida no site da Virada Sustentável POA 2022.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?