Artes Visuais | Cultura | Notas

Cine Farol Santander abre temporada de videoarte

Change Size Text
Cine Farol Santander abre temporada de videoarte Foto: Genuínaobra/Divulgação

De outubro a novembro, o Cine Farol Santander Porto Alegre recebe o Projeto Extensões, uma programação aberta ao público com mostras de videoarte, documentário sobre artistas visuais e palestras sobre o vídeo e suas relações com a arte. O projeto tem repertório vasto e plural sobre arte brasileira, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre artistas e suas produções. 

A iniciativa é dos produtores Viviane Possa, a frente da agência de arte Genuinaobra, e Nelson Azevedo, que também assina o roteiro e direção do documentário – em fase de gravações – e uma das mostras com o artista multimídia e curador independente, Muriel Paraboni.

As mostras de videoarte dão início a programação que ocorre de terça a domingo, entre 9h30 e 14h, no Farol Santander. O documentário, que tem como viés principal o processo de fazer artes visuais e a reflexão de artistas sobre suas obras, tem previsão de lançamento para final de novembro. 

A primeira mostra de videoarte tem como tema central Cidades: Ecos e Perplexidades e acontece de 11 a 30 de outubro, a segunda trata de Paisagens: Ritos e Desterros, e acontece de 1° a 20 de novembro, ambas reunindo artistas do circuito nacional com obras dessa década. 

Uma terceira seleção de vídeos intitulada “Tecnologias do Sensível” entrará na programação de cada mostra. Será um dia de exibição de trabalhos de artistas que abordam diretamente o suporte eletrônico e seus gadgets tecnológicos, câmeras digitais, computadores, algoritmos de IA, escaneamento e modelagem 3D como produtores de formas, linguagens e realidades ainda por serem compreendidas.

Os artistas convidados até o momento são: André Severo, Carla Borba, Daniel Escobar, Élida Tessler, Lucas Dupin, Rommulo Vieira Conceição e Walmor Correa. Extensões é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Santander e Zurich.

Como contrapartida social, haverá palestras de artistas e pesquisadores sobre trabalhos que pensam a videoarte a partir de formatos e estratégias distintas, a fim de proporcionar uma base histórica e contemporânea a estudantes e professores da rede de ensino gaúcho. Serão apresentados e discutidos temas como: edição, vídeo ou cinema, vídeo e corpo, documentação de performance, estruturas narrativas, apropriação de imagens e panorama sobre a arte em vídeo.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?