Artes Visuais | Notas

Exposição de José Resende marca reativação de “Olhos Atentos”, mirante da orla do Guaíba

Change Size Text
Exposição de José Resende marca reativação de “Olhos Atentos”, mirante da orla do Guaíba Foto: Nilton Santolin/Divulgação

Um recorte de esculturas que marcam a trajetória do artista José Resende serão vistas pela primeira vez em Porto Alegre no dia 13 de novembro, na Fundação Iberê. O idealizador da intervenção Olhos Atentos, mirante localizado na Orla do Guaíba, estará presente na solenidade de entrega da obra revitalizada, junto ao curador Paulo Duarte. 

Em 2005, José Resende foi um dos artistas convidados pela 5ª Bienal do Mercosul para produzir obras permanentes para a cidade. Segundo o curador-geral na época, Paulo Duarte, “as intervenções foram pensadas como obras de arte para serem usadas pelo público, para que ele passeasse sobre elas, olhasse a paisagem a partir delas ou simplesmente descansasse sobre elas.”

Após a solenidade, a Fundação Iberê abre a nona e última exposição de 2021, Na Membrana do Mundo. Com curadoria de Luisa Duarte, Porto Alegre recebe, pela primeira vez, um conjunto significativo de obras produzidas entre 1974 e 2018 que marcam a trajetória do artista. 

Foto: Edouard Fraipont/Divulgação

Em mais de 50 anos dedicados às artes plásticas, uma das principais características de Resende é a apropriação de materiais comuns e a sua ressignificação em instalações com uma forte densidade poética e grande potência visual. Ao todo, serão apresentadas 18 esculturas de grandes dimensões, misturando, por exemplo, parafina, feltro, aço, ferro, chumbo, latão, cobre, madeira, pedra e borracha, que têm ao mesmo tempo o desafio de fazer um trabalho com humor, tensão, oposições de sentido e movimento latente.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?