Artes Visuais | Notas

Projeto de restauração das telas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes conclui primeira fase

Change Size Text
Projeto de restauração das telas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes conclui primeira fase Foto: Lucas Pedruzzi/Divulgação

O projeto de restauração das telas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes conclui sua primeira fase. Entre os meses de novembro de 2020 e maio de 2021, a equipe trabalhou na restauração da tela A Aparição da Virgem, de Aldo Locatelli

A tela, tombada pelo município de Porto Alegre, foi retirada do altar, após tratamento prévio para assegurar sua remoção, e, junto à nave da igreja, deitada na posição horizontal, foram executados os serviços de estiramento, substituição do novo bastidor, limpeza, fixação da policromia, preenchimento das lacunas e reintegração da policromia nas áreas com perdas. Na semana passada a tela foi recolocada no altar.

Agora, terá início a segunda fase que prevê a recuperação das duas telas laterais: Sagrado Coração de Jesus, de Aldo Locatelli e São José, do artista espanhol José Riera Sicart. Para tanto, conta com a Dufrio, que se integra à lista de patrocinadores junto com a Sulgás e a Medlive, por meio do financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Tela no altar. Foto: Lucas Pedruzzi/Divulgação

Esta iniciativa de preservação da memória, da arte e da cultura é da Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, sob a coordenação geral da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e acompanhamento da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. A Cult Assessoria e Projetos Culturais responde pela gestão do projeto.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?