Artes Visuais | Notas

Últimos dias da exposição “Decupagem”, de Iole de Freitas

Change Size Text
Últimos dias da exposição “Decupagem”, de Iole de Freitas Foto: Carlos Stein/ Viva Foto/Divulgação

A exposição Decupagem, de Iole de Freitas, está em cartaz pelos últimos dias, podendo ser visitada gratuitamente até este sábado (29/5), no Instituto Ling, na rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) ou online, pelo site. Com curadoria de João Bandeira, a mostra cronológica reúne 29 obras e 90 documentos que refazem o percurso da artista plástica mineira em mais de 40 anos de atuação.

Para garantir a segurança de todos durante a pandemia, a visitação está sendo feita somente com agendamentos pelo site da instituição, permitindo o acesso de grupos de até cinco pessoas por vez. Há horários sem mediação de segunda a quinta-feira, das 14h às 19h, e com mediação na sexta-feira, às 16h30 e 18h30, e no sábado, às 15h, 16h30 e 18h30.

A mostra contempla desde os primeiros trabalhos da artista mineira, criados na década de 1970 em Super 8; passando pelas investigações do espaço real, que buscavam a integração das obras com o ambiente arquitetônico na década de 1980; e pelas produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado. Há ainda esculturas em diversos outros materiais, como fio de cobre e latão, além de fotografias, maquetes e desenhos.

A exposição itinerante estreou em 2018 no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, o IAC, e ocupou também a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 2019. Em Porto Alegre, a mostra cronológica chega com três novas obras, sendo uma delas inédita, criada no início de 2020, em aço inox com pintura artesanal, especialmente para ocupar a galeria do Instituto Ling.

Para receber o público, o Instituto Ling segue rígidos protocolos sanitários definidos a partir dos regulamentos e orientações emitidos até o momento pela Organização Mundial da Saúde, autoridades nacionais, estaduais e locais, bem como recomendações de profissionais da área da saúde do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, que prestou consultoria para o Instituto Ling. O guia completo que detalha os cuidados da instituição para prevenir e reduzir a disseminação do coronavírus pode ser conferido aqui.

A exposição é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?