Música | Reportagens | Teatro

24º Porto Verão Alegre movimenta a cidade com proposta multicultural

Change Size Text
24º Porto Verão Alegre movimenta a cidade com proposta multicultural "Teatro para Pássaros". Foto: Fernanda Chemale

A 24ª edição do Porto Verão Alegre começou em 10 de janeiro e segue até 12 de fevereiro reunindo mais de 120 atrações, entre peças teatrais, shows, stand-ups e sessões de cinema com música ao vivo, entre outras atividades espalhadas por 14 espaços na Capital e um em Canoas. Ao todo, 26 espetáculos serão apresentados pela primeira vez. O festival também acolhe montagens clássicas da programação e dezenas de peças que ainda não tinham participado do evento. Confira as atrações do fim de semana na nossa agenda.

Idealizador do evento ao lado de Rogério Beretta, o ator Zé Victor Castiel explica que a pluralidade deste ano antecipa as “bodas de prata” do festival, que completará 25 anos em 2024 e já está sendo planejado para acolher diversas linguagens além do teatro. “Chegamos a um consenso de que precisávamos tornar o festival multicultural, atraindo também públicos que se interessam mais por outras manifestações artísticas”, explica Castiel.

Para tornar a música mais presente no Porto Verão Alegre, a organização do festival convidou o curador musical Guilherme Thiesen Netto, responsável pela programação do bar Agulha. As atrações musicais incluem artistas atuando em parcerias, como Amaro Freitas e Xênia França, André Abujamra e Illegal Jo, Duda Brack e Ney Matogrosso e Jonathan Ferr e KIAI, além das apresentações solo de Céu e Jards Macalé.

“Participo desde as primeiras edições do Porto Verão Alegre como espectador. Em 2023, faço 90% da curadoria musical. Está sendo um presente. A tônica são os encontros, não só pós-pandêmicos, mas aqueles onde residem as grandes potências da criação, do ressignificar, do transformar e do resistir que advêm dos encontros”, destaca Thiesen.

O curador musical conta que Gal Costa (1945-2022) seria uma das artistas convidadas do Porto Verão Alegre. Para celebrar o legado da cantora, o festival promove uma homenagem liderada por Mel Souza, Paola Kirst, Thays Prado e Viridiana, que formam o grupo Inquilinas, nesta quinta-feira (12/1), às 20h, em show no Átrio do Farol Santander. “Essas artistas vão apresentar releituras e o olhar delas sobre a obra da Gal, que é uma fundação da nossa cultura”, conta Thiesen.

Na sexta-feira (13/1), às 20h, no Teatro do SESC, o espetáculo musical O Fino da Fossa, de Iandra Cattani e Rodrigo Fernandez, apresenta com humor situações da turbulenta separação de um casal. No mesmo horário, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, O Anexo Secreto – Adaptação do Diário de Anne Frank, com direção de Fernanda Moreno, reflete sobre o Holocausto e a intolerância.

No sábado (14/1), às 20h, na Casa de Cultura Mario Quintana, a multiartista Valéria Barcellos canta o musical Maremoto, com direção de Renato Del Campão a partir do texto O Marinheiro, de Fernando Pessoa. Também às 20h, no Teatro do SESC, Diego Verardi e Thom Verardi satirizam a sociedade porto-alegrense na comédia Nugget People,com direção de Bruno Fernandes.Às 20h30, o suspense de Milhões Contra Um sobe ao palco do Teatro Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mario Quintana, com direção de Ricardo Zigomático.

No domingo (15/1), às 20h, um dos destaques do Porto Verão Alegre é Humor à Milanesa – Uma Comédia que Dá Samba, de Néstor Monasterio, que vai transformar o Bar do Nito em uma arena de comédia e clássicos de Adoniran Barbosa tocados ao vivo.

A programação do festival segue na terça-feira (17/1), às 20h, no Instituto Ling, com mais uma sessão experimental de cinema e música do Cine Soar, parceria do evento com a Lora.Movie, e apresentação de Teatro para Pássaros, às 20h30, na Casa de Cultura Mario Quintana, com direção de Bruno Ketzer Saul – relembre a entrevista com o diretor sobre o espetáculo.

Confira a programação completa do Porto Verão Alegre e mais informações sobre datas, horários e ingressos no site do festival.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?