Reportagens | Teatro

“A Invenção do Nordeste” reflete sobre identidades culturais e estereótipos

Change Size Text
“A Invenção do Nordeste” reflete sobre identidades culturais e estereótipos Foto: Carlos Gomes

Embora seja a região mais extensa do país, formada por nove estados, o Nordeste costuma ser vinculado a uma série de noções redutoras de sua diversidade. Da mesma forma, o gentílico nordestino – muito mais usual do que sulista ou sudestino, por exemplo – carrega consigo um conjunto de imagens que frequentemente se sobrepõem à diversidade das populações e culturas da região.

Esses e outros aspectos relacionados à identidade cultural nordestina e suas disputas compõem as reflexões do Grupo Carmin, de Natal (RN), em A Invenção do Nordeste, que integra a programação do 17º Festival Palco Giratório Sesc. O espetáculo será apresentado no Teatro Sesc Alberto Bins, na sexta-feira (19/5), às 19h, e no sábado (20/5), às 18h.

A peça estreou em 2017 e nasce de inquietações da diretora da montagem, Quitéria Kelly, no contexto da eleição presidencial de 2014, quando ataques xenofóbicos aos eleitores do Nordeste se intensificaram após a reeleição de Dilma Rousseff , que venceu em todos os estados da região no segundo turno do pleito.

Foto: Carlos Gomes

Em 2016, outra experiência impulsionou o interesse do Grupo Carmin em abordar o tema. A trupe circulava pelo país no festival Palco Giratório com o espetáculo Jacy. “Em uma das apresentações, alguém da plateia comentou: essa peça é tão boa, nem parece nordestina”, recorda o ator e dramaturgo Henrique Fontes, que assina a dramaturgia de A Invenção do Nordeste com Pablo Capistrano e divide o palco com Rafael Guedes e Igor Fortunato.

“Talvez numa tentativa de elogiar, mas muito mais como ofensa, a pessoa queria dizer que não tinha traços de uma peça do Nordeste, com recortes regionalistas em que a direção de arte carrega em tons ocres, chão rachado e figurino de algodão cru”, completa Fontes, citando alguns dos clichês de representação cênica da região.

Foto: Carlos Gomes

As reflexões foram aprofundadas a partir de trocas com o historiador paraibano Durval Muniz de Albuquerque Júnior, autor do livro A Invenção do Nordeste e Outras Artes – versão resumida da tese de doutorado O Engenho Antimoderno: A Invenção do Nordeste e Outras Artes, defendida por Albuquerque Júnior em 1994, na Unicamp.

“Em vez de buscar uma continuidade histórica para a identidade de nordestino e para o recorte espacial Nordeste, este livro busca suspeitar destas continuidades, pondo em questão as identidades e fronteiras fixas, introduzindo a dúvida sobre estes objetos históricos canonizados”, ressalta o historiador na introdução do livro.

A peça A Invenção do Nordeste resulta de três anos de leituras e conversas do Grupo Carmin. Na trama, os debates em torno das identidades culturais se dão no contexto do fazer teatral, quando um diretor é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que corresponda a certas expectativas de interpretação de um personagem nascido na região.

Foto: Carlos Gomes

Após testes e entrevistas, dois atores são selecionados para uma oficina de sete semanas com o diretor. Durante a preparação, os atores refletem sobre identidades, culturas e histórias pessoais e a idealização da figura do nordestino. “A partir da narrativa historiográfica de Durval, a peça mostra como o estereótipo do nordestino foi introjetado através das artes. Essas reduções, em suma, têm a ver com a ideia de que nascer em um lugar confere à pessoa uma determinada identidade – um atributo que já é plural há muito tempo”, afirma Fontes.

“O Nordeste acaba sendo palco de certo reducionismo geralmente pejorativo, mostrando o nordestino de tipo físico frágil, resiliente, pouco inteligente, muito disposto ao trabalho físico, ou então o cabra-macho. O espetáculo não é didático, mas a forma como as personagens vão descobrindo esses fatos ecoa na plateia”, completa o ator.

Em 2019, A Invenção do Nordeste recebeu o Prêmio Shell na categoria Melhor Dramaturgia e o Prêmio Cesgranrio de Teatro de Melhor Espetáculo, entre outros reconhecimentos.

“A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin
Horários: 19h (19/5) e 18h (20/5)
Local: Teatro Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)
Classificação: 12 anos
Gênero: Teatro 
Duração: 60 minutos
Ingressos: Em qualquer Unidade Sesc/RS e online neste link, pelo valor de R$20 para os usuários dos cartões Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários, meia-entrada e convênio com a Santa Casa e R$40 para o público em geral. Havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?