Reportagens | Teatro

Clássico da Broadway, “Barnum – O Rei do Show” mescla circo e musical com Valéria Barcellos no palco

Change Size Text
Clássico da Broadway, “Barnum – O Rei do Show” mescla circo e musical com Valéria Barcellos no palco Foto: Van Brigido

A turnê de Barnum – O Rei do Show desembarca em Porto Alegre neste fim de semana, com sessões no sábado (5/11), às 20h30, e domingo (6/11), às 19h, no Teatro do Sesi. O espetáculo musical com elementos circenses narra a atuação do showman e empresário do entretenimento P. T. Barnum (1810 – 1891), que ganhou notoriedade nos EUA com a itinerância do Grand Scientific and Musical Theater – uma mistura de museu, circo, zoológico e atrações rotuladas como freaks.

Barnum estreou na Broadway, em Nova York, em 1980, com Glenn Close e Jim Dale no elenco, e venceu dezenas de prêmios Tony nos anos seguintes. Em 2017, a trajetória de Barnum ganhou as telas em O Rei do Show, com o ator Hugh Jackman vivendo o protagonista da trama. A versão brasileira da montagem é assinada por Claudio Botelho e tem direção de Gustavo Barchilon. O diretor conta que se aproximou do espetáculo a partir da canção The Colors of My Life, do compositor norte-americano Cy Coleman, responsável pelas músicas da peça original.

“Atualizei o espetáculo para que ele pudesse comunicar nos dias atuais. As partituras ganharam uma sonoridade mais popular, e a coreografia não é réplica da Broadway”, conta Barchilon, que trabalhou ao ao lado de Alonso Barros (direção de movimento) e Thiago Gimenes (direção musical). O diretor destaca também o uso de elementos circenses de forma orgânica em Barnum: “Você não vê as coreografias como um show de circo”.

Foto: Caio Galuci

Baseado em personagens reais, o elenco da montagem brasileira de Barnum – O Rei do Show tem 18 integrantes, incluindo Guilherme Logullo (Barnum), Kiara Sasso (no papel de Charity Hallet, esposa do showman), Renata Ricci (interpretando Jenny Lind) e Valéria Barcellos (atuando como Joice Heth), além de artistas do Cirque du Soleil. A personagem interpretada por Barcellos era uma mulher escravizada que foi comprada por Barnum para ser apresentada como “a mulher mais velha do mundo”. Os cartazes de divulgação do circo afirmavam que Heth tinha 160 anos e havia sido babá do ex-presidente dos EUA George Washington – uma das tantas histórias que Barnum criava em torno de suas atrações e que lhe renderam a alcunha de “pai do marketing”.

“Barnum foi refém de sua época. Não mudei a persona dele, mas coloquei senso crítico na personagem de sua esposa [Charity] para debater o que ele não poderia fazer nos tempos atuais”, conta o diretor carioca, que tem passagens pela produtora de musicais Möeller & Botelho e pelo Cirque du Soleil. Desde 2018, Barchilon vive em Londres, onde atua na equipe artística do espetáculo Magic Mike, apresentado na região de West End, a “Broadway londrina”.

“A diversidade é o ponto central nesta versão contemporânea de Barnum. Se em sua época ele poderia gerar controvérsias, é sabido que, amado ou odiado, verdadeiro ou mentiroso, Barnum levantou discussões calorosas”, completa o diretor, que debateu as sutilezas da abordagem do freak show com pessoas trans, negras e de baixa estatura.

Valéria Barcellos no papel de Joice Heth. Foto: Valéria Barcellos

Barcellos aponta como principal desafio do espetáculo a adaptação de sua presença nos palcos como cantora solo à dinâmica de um musical. “É quase uma engrenagem de relógio, tudo tem que funcionar perfeitamente. O movimento que um faz, o outro responde, e assim sucessivamente”, conta a multiartista, que dizia a si mesma antes das primeiras apresentações: “Você vai ter que ser muito técnica e organizada para não atrapalhar os colegas que já estão nesse rolê há muito tempo”, diverte-se.

“As apresentações foram gradativamente se moldando – na primeira, foi pânico total. O espetáculo que vocês vão ver em Porto Alegre, sem falsa modéstia, tem a Valéria muito solta e plena em cena, já entendendo um pouco mais desse universo tão diferente e ao mesmo tempo tão próximo do meu”, completa Barcellos – relembre a entrevista dela à Parêntese.

Na visão da cantora e atriz, para além das trajetórias de personagens como Barnum e Heth, o espetáculo fala de sonhos: “Barnum foi um sonhador, apesar de suas muitas problemáticas. O que podemos ver no espetáculo é uma corrida atrás do sonho, nesse momento histórico em que sonhar tem sido tão difícil para nós brasileiros”.

Barnum – O Rei do Show
Quando:
5 e 6 de novembro de 2022
Horário: sábado, às 20h30, e domingo, às 19h
Onde: Teatro do Sesi (av. Assis Brasil, 8.787)
Ingressos: antecipados pelo Sympla ou na bilheteria do Teatro do Sesi, 3 horas antes de cada sessão

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?