Juremir Machado da Silva

Vocabulário político das redes sociais

Change Size Text
Vocabulário político das redes sociais Cena do documentário O Dilema das Redes (Netflix)

Rasa – Análise que contraria a opinião de alguém, especialmente se ousar dizer que os Estados Unidos nem sempre estão errados.

Ficar raso – Decepcionar alguém que te admirava por razões erradas.

Profunda – Análise com a qual se concorda por motivos duvidosos.

Isenta – Opinião que coincide com a do destinatário.

Fascista – Filho da puta, canalha, troglodita.

Nazista – Todo ucraniano, a partir da sugestão feita pelo documentário chapa branca de Oliver Stone, que só ouviu Vladimir Putin e o presidente Yanukovich, aquele que fugiu da Ucrânia para Moscou depois de reprimir violentamente as manifestações da praça Maidan, as quais começaram espontaneamente em defesa de acordos com a União Europeia.

Narrativa – Historinha montada para dar coerência ao inverossímil na qual os contadores passam a acreditar como se fosse verdade revelada.

Geopolítica – Termo pomposo usado para justificar a divisão do mundo em áreas controladas pelos fortões de cada região. Tem viés negativo quando se refere a adversários. É positivo quando respalda ações de quem se defende por razões ideológicas. Pode servir para legitimar guerras e invasões. Senso comum pelo qual um país deve se conformar com o seu destino em função da sua posição no tabuleiro geográfico e na correlação de forças. Manda quem pode, obedece quem não tem armas.

Simplista – Aquele que incomoda simplórios.

Direitista epistemológico – Diz que esquerda e direita são categorias ultrapassadas. Faz isso por desejo de extinguir a esquerda e por vontade de transformar a direita, sem o uso desse termo, em categoria descritiva universal, sinônimo de única realidade possível. A esquerda desapareceria por falta de objeto. A direita, por saturação. Tudo sendo de direita não haveria, obviamente, mais direita. Distopia.

Ignorante – Aquele ser desprezível que adota posição diferente da opinião defendida por seu agressor supostamente esclarecido e com elevada autoestima injustificada.

Ideologia Cegueira do outro.

Esquerdista estratégico – Está sempre pronto a criticar ditaduras alheias, mas não se constrange em defender Kadafi, Bashar-Al-Assad e outros do mesmo quilate para atingir seus objetivos imediatos.

Direitista pragmático – Está sempre pronto a defender ditaduras amigas.

Vice-versa – Expressão usada para contemplar casos de inversão acima.

Antiamericanismo – Sentimento profundo, legitimado pelas muitas cagadas históricas dos Estados Unidos, que serve para justificar qualquer cagada histórica contrária aos Estados Unidos, especialmente russas.

Vai pesquisar, idiota – Recomendação feita por quem não segue o próprio conselho, mas tem a poderosa autoestima do anonimato e da provocação.

Isentão – Em certos casos termo pejorativo para independência.

Crítica ao binarismo – Retorno conveniente da neutralidade pela porta dos fundos, tipo não estar nem com os russos nem com a Ucrânia, característico de um isentismo falso, pró-russo, no caso.

Não binarismo impossível segundo binários prováveis e dogmáticos – Não ser nem de esquerda nem de direita.

Oponente – Termo que exijo quando sou o inimigo de alguém.

Inimigo – Qualquer um dos meus oponentes.

Esquerda e direita não fazem mais sentido – Frase que só cara de direita diz, com ar de quem descobriu a América. Pouco depois, acusa a esquerda, inexistente, disto e daquilo.

Bolha – A tribo virtual do outro.

Mídia burguesa – Aquela que tem jornalistas assalariados.

Imparcial – Opinião de alguém sobre sua própria opinião.

Democracia – Sistema liberal desprezível, imperfeito, hipócrita e enganador que permite aos seus críticos a liberdade que até hoje não concederam nos modelos que puseram em prática.

Tosco – Quem faz definições como essa sobre democracia liberal.

Pluralista – Imbecil que dá voz aos que pensam diferente dele.

Pergunta tosca Aquela que, quando feita, deve ser calada de pronto: por que Ucrânia, Finlândia e Suécia querem entrar na OTAN?

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.