Fernanda Takai grava música para série “O dia em que fiquei mais forte”
Histórias de resiliência, superação e autoconfiança na infância estão na série O dia em que me tornei mais forte, que estreia no dia 7 de abril, às 20h, como parte da nova faixa de programação do Canal Futura. A coprodução internacional, que envolveu 17 países, ganhou uma versão inédita da música-tema composta e gravada pela cantora Fernanda Takai.
Iniciativa da instituição alemã Prix Jeunesse, a série traz histórias reais narradas por crianças do mundo todo. O Futura é parceiro exclusivo do projeto no Brasil e produziu dois episódios com participantes selecionados a partir de fóruns e grupos de pesquisa, realizados de forma remota durante a pandemia.
Em Meu primeiro arco e flecha, a menina indígena Tauana enfrenta barreiras impostas às mulheres em sua cultura, numa aldeia no Amazonas. Já o episódio Caixa de memórias acompanha o menino Ítalo, que perdeu o pai para a COVID-19, e sua amizade com seu papagaio de estimação, em São Paulo.
A cantora Fernanda Takai se emocionou com o projeto e compôs a versão brasileira para a música-tema da série, gravada no estúdio em sua casa, em Belo Horizonte. Inspirada pelo tema do programa, ela lembra o dia em que se sentiu mais forte na infância: “Foi o dia em que eu, timidamente, levei meu violão para a escola. Eu mal sabia tocar, mas o fato de levar foi como ter um superpoder, um escudo. Eu tinha 9 anos e foi muito importante para mim. Simbolizava uma aptidão que eu tinha e talvez tenha conquistado alguns amigos ali naquele dia.”
Fernanda também acredita que o público vai se reconhecer nos episódios. “O que eu acho cativante é que a série tem crianças como protagonistas, vivendo situações com que todos nos identificamos”, diz ela.
Entre os títulos estão a animação brasileira Aventuras de Amí, da Bahia – que conta com a dublagem da jornalista e influenciadora digital Tia Má -; o desenho nigeriano Bino & Fino e a série de ficção australiana Primeiro Dia, em que a protagonista é uma adolescente transgênero e sua experiência na nova escola.