Juremir Machado da Silva

Leonel Radde: “A esquerda vai vencer a eleição em Porto Alegre e Maria do Rosário é o melhor nome para isto”

Change Size Text
Leonel Radde: “A esquerda vai vencer a eleição em Porto Alegre e Maria do Rosário é o melhor nome para isto” Maria do Rosário é pré-candidata ao Paço Municipal pelo PT | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em resposta a uma coluna de Juremir Machado da Silva, o deputado estadual pelo PT Leonel Radde enviou à redação o texto a seguir

Durante o final de semana o professor Juremir compartilhou uma impressão sobre o cenário político na cidade de Porto Alegre, tomando em conta a perspectiva eleitoral no campo da oposição ao Governo Melo (leia aqui a coluna).
Assim como o Juremir, eu também sou admirador da Maria do Rosário. Sendo assim, vou ponderar alguns pontos em relação às impressões do professor. Primeiramente é importante considerar que Maria do Rosário possui uma trajetória política ininterrupta de mais de 30 anos, sendo uma figura testada e aprovada nas urnas, inclusive indo para o segundo turno quando concorreu à prefeitura da capital. Sua experiência e histórico podem ser fatores determinantes para a escolha dos eleitores. Deste modo, não acredito que esta eleição sirva a opções de construção para o futuro, devemos dispor do que de melhor temos agora!
É importante frisar que as pesquisas de opinião sobre as candidaturas de esquerda em Porto Alegre demonstram que os nomes conhecidos possuem praticamente o mesmo índice de rejeição, é o caso de Maria do Rosário, Manuela d’Ávila, Luciana Genro. As candidaturas de esquerda com baixa rejeição ou não aparecem como preferências dos porto-alegrenses ou possuem uma intenção de voto muito baixa. Por outro lado, isso nos coloca um desafio ainda maior de angariar forças em outros blocos e furar a bolha dos grupos mais conservadores e do centro democrático.
Quanto à preocupação com a rejeição, é válido lembrar que argumentos semelhantes foram utilizados no passado contra figuras como Lula, ou no tempo presente, em relação ao companheiro Guilherme Boulos. A história mostrou que, em meio à polarização, Lula foi capaz de vencer a extrema-direita. Portanto, a rejeição nem sempre é um indicador preciso do resultado eleitoral final, embora seja um elemento desafiante.
A unidade e a ampliação são prioridades para a candidatura de Maria do Rosário. A decisão do Diretório Municipal do PT foi tomada por consenso, e há esforços contínuos para dialogar com todo o campo progressista, incluindo ex-adversários locais, como Fortunati. Essa abertura para o diálogo fortalece a proposta de uma frente ampla e inclusiva.
É válido mencionar ainda que, muitas vezes, a imagem de Maria do Rosário é associada a um perfil mais radicalizado. No entanto, é importante observar que ela representa o Governo Lula na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, colaborando com todos os partidos e atuando de forma firme para defender as pautas do governo federal, impedindo iniciativas prejudiciais de setores mais extremistas.
Eu saúdo o Juremir e eu também espero que a reflexão dele enseje um amplo debate sobre como construir a mudança no Governo de Porto Alegre, pois a cidade merece.

Leonel Radde, deputado estadual (PT-RS)

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.