Matinal News

Bolsa Família beneficiará cerca de 1,5 milhão de gaúchos

Change Size Text
Bolsa Família beneficiará cerca de 1,5 milhão de gaúchos Beneficiárias mostram cartão do Bolsa Família em Bagé. Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini

Cerca de 633 mil famílias no Rio Grande do Sul, o que corresponde a aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, serão beneficiadas pelo novo Bolsa Família, que começará a ser pago a partir da próxima segunda-feira. Por outro lado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) calcula que 66.205 beneficiários terão o programa cancelado. Tratam-se de pessoas que recebiam o Auxílio Brasil, mas que não se enquadram no critério de renda do Bolsa Família. Relançado pelo governo Lula, o programa prevê contrapartidas, como frequência escolar mínima, acompanhamento pré-natal e carteiras de vacinação em dia. No ano passado, o Departamento Estadual de Estatística calculou que o RS tinha quase 1,3 milhão de pessoas vivendo em situação de pobreza, com menos de 178 reais per capita por domicílio.

Para onde foi o Orçamento Participativo 2022 – Ações culturais concentraram 73% dos 2 milhões de reais destinados pela Prefeitura de Porto Alegre ao Orçamento Participativo do ano passado. Foram aprovados 1,5 milhão de reais para ações que vão desde festas de Natal e Dia das Crianças até sessões de cinema nas 17 regiões do OP. Propostas relacionadas a cinema, teatro, além da construção da Casa Hip Hop também terão recursos aportados. Contudo, de toda a verba para o OP 2022, apenas 160,5 mil já saíram de fato dos cofres públicos, conforme apurou o Matinal nesta reportagem. Alterando o conceito original do OP, o Município deve destinar cerca de 23 milhões para as iniciativas votadas neste ano. A lógica aplicada pela gestão atual é motivo de crítica para o ex-prefeito Olívio Dutra, que falou ao Matinal na semana passada.

Resgate de trabalhadores explorados em Uruguaiana só não foi maior que o de Bento no RS – O MPT atualizou para 82 o número de resgatados de fazendas de arroz em Uruguaiana. Ao menos três dos resgatados relataram à RBS TV que um avião pulverizou uma lavoura com os trabalhadores no campo – após o episódio, um dos trabalhadores afirmou ter passado mal, tendo sintomas como febre, dor de garganta e dor de cabeça. Com os relatos, o auditor fiscal do Trabalho Vitor Ferreira considerou as condições descritas pelos trabalhadores degradantes e configuram trabalho análogo à escravidão. O caso em Uruguaiana é o segundo maior resgate de trabalhadores explorados no Estado, atrás apenas do recente episódio ocorrido em Bento Gonçalves. A propósito, sobre o caso da Serra, a Brigada Militar afastou o policial suspeito de acobertar trabalho análogo à escravidão. Ele foi identificado por safristas como chefe da segurança na pousada de onde foram resgatados. Já o vereador de Caxias Sandro Fantinel foi indiciado por racismo por conta de suas declarações na Câmara contra os trabalhadores baianos.


Compra de câmeras corporais emperra e Piratini evita prazo para uso

O processo de licitação das câmeras corporais destinadas à Polícia Civil e à Brigada Militar começou no dia seguinte ao Natal de 2022. Os equipamentos destinados às forças de segurança emperrou em fevereiro, após a desclassificação das duas empresas envolvidas no certame.

Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública evita estipular um prazo para o início da utilização das câmeras, o que chegou a ser previsto para ser rotina ainda em 2022. A tecnologia é considerada por especialistas como uma das medidas mais eficientes para reduzir a violência policial, como o Matinal mostrou em reportagem de ontem. A implementação também é defendida pela Defensoria Pública do Estado.

Apesar do apoio, por ora, o Piratini está analisando os recursos das empresas. “Somente após a homologação, caso haja vencedor, será possível informar o fornecedor”, afirmou a  SSP, por meio de nota.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Mãos de princeso

Tem gente que só com deboche mesmo… E nesse campo, Ana Marson é craque. Na crônica do último sábado, a escritora explica por que tarefas domésticas são coisa de homem.

Então é assim, bem assim como vou explanar: quem tem que lavar a louça é o homem sim, e eu posso provar: não há unha bem-feita que dure com esses detergentes; mais ainda, se tu lava a louça direito, igual na minha casa, com sabão raiz, e não com esses detergentes aguados que só espalham a banha, a mão fica totalmente ressecada. Aí pensa como vai ficar o macho se eu usar minhas mãos ressecadas e com unha descascada nele. Não dá. Isso é coisa de mulher relaxada, e não é isso que um homem de verdade quer perto dele.

Leia a crônica completa aqui.


Cultura

Documentário revela o coração selvagem de Belchior

Clariô Filmes/Divulgação

Um dos mais notáveis documentários musicais brasileiros recentes, Belchior – Apenas um Coração Selvagem (2022) está em cartaz na Sala Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana. O filme estreou no Festival É Tudo Verdade de 2022, circulou por várias outras mostras especiais e foi lançado diretamente no Canal Curta! em fevereiro. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

O projeto Farol.live apresenta a performancePresságio, de Àiyé e Diego Poloni, às 17h, no Farol Santander.

Espaço Força e Luz inaugura, às 18h, a exposiçãoSer Trans: Des/identidades e Impermanência, do artista Gabz 404 – relembre a entrevista.

Às 19h, o projeto Chapéu Acústico, da Biblioteca Pública do RS, apresenta o show Profusão, de Stephanie Soeiro, acompanhada de Geyson William (violão e piano).

Fantaspoa volta aos cinemas entre os dias 13 e 30 de abril, com sessões em quatro espaços: Cinemateca CapitólioCasa de Cultura Mario QuintanaInstituto Ling e Sala Redenção.


Você viu?

Hoje faz 5 anos que a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados no Rio de Janeiro, um crime pelo qual ninguém até hoje foi responsabilizado. Ao longo desse tempo, Marielle tornou-se um símbolo cada vez mais forte da luta pelos direitos humanos e inspiração para as mulheres, em especial as mulheres negras. Esta reportagem do Nexo apresenta o legado da parlamentar, que inspirou diversas iniciativas país afora. Uma delas é a Abayomi – Grupo de Juristas Negras, de Pernambuco, que atua para ampliar a participação de mulheres negras no sistema nacional de Justiça.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.