Matinal News

Câmara Municipal suspende sessões por uma semana após briga entre vereadores

Change Size Text
Câmara Municipal suspende sessões por uma semana após briga entre vereadores

O Legislativo de Porto Alegre vai parar nesta semana. Após uma briga de rua envolvendo os vereadores Alexandre Bobadra (PL) e Leonel Radde (PT), a Câmara decidiu suspender as sessões marcadas para hoje e quarta. De acordo com o presidente da casa, Idenir Cecchin (MDB), a medida visa preservar a imagem da Câmara e dos parlamentares. “Não podemos deixar que ocorram maiores problemas. Vamos evitar conflito entre os vereadores”, disse Cecchin ao Correio do Povo. A decisão foi criticada por vereadores da oposição. 

O conflito entre os políticos também será analisado pela Comissão de Ética da Câmara. Na sexta-feira, Bobadra agrediu Radde no Centro de Porto Alegre, onde os dois estavam em seus respectivos atos de campanha. A briga teve início por conta do material de campanha do bolsonarista. No dia seguinte, decisão da Justiça Eleitoral mandou recolher os panfletos que eram entregues por apoiadores de Bobadra, porque as peças não tinham informações obrigatórias.

Após a briga, ambos prestaram depoimento na Polícia Civil. Radde convocou uma mobilização para o dia 31 para cobrar a cassação de Bobadra, que já foi cassado pelo TRE em junho. O petista, por sua vez, também pode vir a enfrentar processos na justiça após denunciar que corria risco de vida e havia conluio de outros vereadores – alguns reagiram e prometeram acioná-lo


O que mais você precisa saber

MPF abre procedimento contra Bibo Nunes após ofensas a estudantes – O Ministério Público Federal informou na sexta-feira que vai instaurar procedimento para investigar o ataque do deputado federal Bibo Nunes (PL) a estudantes de universidades federais gaúchas. Em um vídeo, o parlamentar, que não se reelegeu, afirma que alunos das universidades federais de Santa Maria e de Pelotas merecem ser “queimados vivos”. É desnecessário lembrar que Santa Maria foi local do incêndio na boate Kiss, que matou 242 pessoas em 2013. Segundo Bibo, os estudantes, que protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro e seus cortes financeiros na área da educação, seriam “inúteis, lixo, escória”. O parlamentar, depois de ter negado ter dito que os estudantes mereciam queimar vivos, pediu desculpas em sua conta no Twitter, onde escreveu que “perdeu o controle emocional”. A gestão da UFPel e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da boate Kiss condenaram a fala do comunicador em notas à comunidade. 

Lojistas e Prefeitura se aproximam acordo definitivo e desocupação do viaduto deve ocorrer nesta semana – A Associação Representativa Cultural dos Comerciantes do Viaduto (Arccov) confirmou nesta sexta-feira, após vistoria com a Prefeitura, o acordo para que quatro permissionários do viaduto Otávio Rocha se instalem no Mercado Público. A Secretaria de Administração e Patrimônio estima em até 10 dias a assinatura da ordem de início para as obras de restauração do viaduto, que estavam previstas para começar em outubro. Agora, o Executivo assegura que os lojistas terão prioridade de retornar para o viaduto após as obras, desde que cumpram exigências para a obtenção de um Termo de Permissão de Uso. “As coisas estão se encaminhando”, avaliou o presidente da Arccov, Adacir José Flores.


Mourão afirma que trabalhará por impeachment de Moraes – Eleito senador pelo Rio Grande do Sul, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou que trabalhará pela discussão do impeachment de ministros do STF na próxima legislatura. Em entrevista ao Estadão, Mourão criticou Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que segundo ele está prevaricando ao atuar como “investigador, denunciador e parte ofendida” nas ações. “Acho que ele ultrapassou o limite do poder dele”, disse Mourão. Procurado pelo Estadão, Alexandre de Moraes não respondeu às alegações do vice-presidente.


Outros links:

  • Hoje o Instituto Goethe recebe a palestra do professor e membro da Royal Geographical Society de Londres, Stefaan Missine. Em entrevista ao Matinal, ele explicou a importância do Globo da Vinci, o mais antigo globo representando o Novo Mundo.
  • O Coletivo Preserva Redenção e a seccional gaúcha do IAB realizaram uma roda de conversa sobre o projeto de concessão do parque no sábado de manhã. À noite, frequentadores fizeram uma vigília contra a proposta da Prefeitura.
  • O trecho 3 da Orla completou um ano, já consolidado como uma das opções de lazer favoritas do porto-alegrense.
  • A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a ampliação da oferta de transporte coletivo em 25 linhas em dias úteis, sábados e domingos.
  • Porto Alegre terá unidades móveis para vacinação nos bairros Lomba do Pinheiro, Floresta e Anchieta durante a semana.
  • A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) propôs conferir a Medalha do Mérito Farroupilha ao cantor Seu Jorge, vítima de racismo em show na Capital.
  • O cantor, aliás, concedeu entrevista ao Fantástico e falou sobre o caso, reiterando que não existe justificativa para o racismo, independente de posições políticas. 
  • O Governo do Estado divulgou o calendário do ensino para 2023. As aulas irão de 23 de fevereiro a 22 de dezembro.
  • O Grêmio voltou à elite do futebol brasileiro: com dois gols de Bitello e um de Lucas Leiva, o Tricolor passeou nos Aflitos e conquistou o acesso à Série A.
  • A semana começa com mais de 350 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos. Dê uma olhada em todas as oportunidades aqui.

Juremir Machado da Silva

Neymar e Bolsonaro

Sou fã do futebol de Neymar. Acho que ele ainda se joga muito no campo para simular faltas, o que revela uma tendência para a enganação. Mas também entendo que ele é bastante caçado pelos adversários. Na retina de pessoas como eu ficou marcada aquela cena, de Copa do Mundo, em que Neymar saiu rolando depois de uma falta como se fosse um eixo desgovernado. Imagem por excelência de algo fake. Não há, porém, como esquecer tampouco da agressão que tirou Neymar, em jogo contra a Colômbia, da Copa do Mundo de 2014. Uma coisa é Neymar jogador. Outra, bem outra, é o cidadão, o apoiador de Jair Bolsonaro.

Leia neste link a coluna completa


Cultura

“Peter von Kant” evoca as lágrimas amargas de Fassbinder

Foto: Bonfilm

Peter von Kant (2022), filme do diretor francês François Ozon que abriu o último Festival de Cinema de Berlim e foi indicado ao Urso de Ouro, está em cartaz nos cinemas. Baseado em As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972), obra-prima do alemão Rainer Werner Fassbinder (1945 – 1982), o longa troca a personagem Petra por Peter, um célebre cineasta que se envolve amorosamente pelo jovem aspirante a ator Amir – marcando assim a volta de Ozon à temática LGBTQIA+. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A partir das 9h, o projeto Grafite de Giz, do Centro Cultural da UFRGS, recebe um painel do artista Leandro Machado.

Sebrae RS e a Fundação Iberê realizam, às 14h30, a 10ª edição do Radar XLab, no auditório da Fundação, tendo o artista Estêvão da Fontoura como convidado em aula sobre arte e tecnologia.

68ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira (28/10) com mais de 500 sessões de autógrafos e convidados como a psicóloga Cida Bento, o ator Lázaro Ramos, o rapper MV Bill e a escritora portuguesa Patrícia Portela.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O sociólogo francês Michel Maffesoli, 77 anos, esteve em Porto Alegre para participar de uma série de atividades na PUCRS. Ele foi entrevistado pelo jornalista Juremir Machado da Silva durante sua passagem pela universidade. Em sua fala, Maffesoli diz que a educação é um elemento fundamental em nossas vidas, mas que passa por diferentes mutações. Na visão do sociólogo, o professor ainda detém um grande saber, mas não vai mais impor o conhecimento sobre o aluno. A conversa entre Maffesoli e Juremir, que foram orientador e orientando na Sorbonne, abordou também o futuro da política e do trabalho: “A criatividade será determinante”, assegura o francês.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.