Matinal News

Caminho ligará Parque Marinha ao trecho 3 da Orla

Change Size Text
Caminho ligará Parque Marinha ao trecho 3 da Orla Trajeto usado como caminho para chegar à orla receberá pavimentação | Foto: SMAMUS/Divulgação PMPA

A prefeitura anunciou a construção de um caminho por dentro do parque Marinha do Brasil para conectar a avenida Borges de Medeiros até o trecho 3 da Orla, localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, e onde estão as quadras poliesportivas e a pista de skate. A iniciativa é parte de uma obrigação legal do Shopping Praia de Belas, e será executada pelo Grupo Iguatemi, seu dono. O caminho terá oito metros de largura, sendo metade para a construção de uma ciclovia; e a outra, para o trânsito de pedestres. O trajeto contará também com três áreas para descanso e lazer com um playground, bicicletários e um cachorródromo. A prefeitura não divulgou os prazos para início e conclusão das obras nem o valor do projeto. 

Projeto de lei de combate à violência sexual em bares avança no RS – De autoria da deputada Stela Farias (PT), o PL 43/2023 quer criar no RS um protocolo semelhante ao “No Callem” (Não calem, em português), adotado em Barcelona e acionado no caso do jogador Daniel Alves, acusado de estupro em uma casa noturna. O projeto foi para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia e aguarda parecer da deputada Nadine Tagliari (PSDB) desde 28 de março. “Em Barcelona, todas as ferramentas do estado foram colocadas à disposição para proteger a mulher. É importante ter isso também aqui”, disse Stela. Reportagem do Austral, uma iniciativa do Matinal com o Headline, detalha este e outros dois projetos em tramitação que buscam reduzir a violência sexual contra mulheres e são de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT) e da vereadora de Porto Alegre Abigail Pereira (PCdoB). Em janeiro, logo após a revelação do caso de Barcelona, o Matinal publicou uma reportagem sobre ações já adotadas em casas noturnas da capital.

Antigo terreno da Ford abrigará complexo aeronáutico – A Aeromot, empresa de tecnologias aeronáuticas de Porto Alegre, apresentou o projeto do complexo de desenvolvimento e produção de aviões que planeja erguer em Guaíba, onde ficaria a fábrica da Ford. A ideia é produzir inicialmente 50 aviões do modelo DA62 por ano, em parceria com a empresa austríaca Diamond. O AeroCiti, nome dado ao complexo, receberá investimento de 3 bilhões de reais e será construído por partes entre 2024 a 2028. Além da fabricação de aeronaves, o projeto prevê um condomínio aeronáutico, uma área destinada para pesquisa & inovação, um centro de treinamento e um parque logístico. Próximo passo é solicitar o licenciamento ambiental junto à Fepam. Apenas uma parte do terreno estava sendo usado desde o imbróglio da Ford com o governo Olívio – a montadora decidiu ir para a Bahia em busca de incentivos fiscais generosos.

Arcebispo de Porto Alegre assume a CNBB – Famoso por ser sério e firme, porém bem-humorado e afeito ao diálogo, Dom Jaime Spengler foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo de Porto Alegre ocupava o cargo de vice-presidente – agora, vai liderar a instituição que reúne os bispos da Igreja Católica no país até 2027. Nascido em 1960 na cidade de Gaspar (SC), Dom Jaime foi ordenado sacerdote em 1990. Desde 2010, atua na capital gaúcha, tendo passado a integrar comissões da CNBB em 2011. Quando perguntado pelo atual presidente da Conferência, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceitaria a eleição pelo episcopado, Dom Jaime respondeu: “Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”


Outros links:


Água-Guaíba

Ensaio fotográfico de Heloiza Averbuck e texto de Ângelo Chemello Pereira

Algumas paisagens a gente não precisaria explicar. Na verdade, eu não pretendo dar qualquer tipo de explicação a respeito deste ensaio de fotos. Mas o texto que vou apresentar a seguir é o resultado que as cenas retratadas fizeram acontecer.  [Continua] 

Clique aqui e acesse o ensaio fotográfico completo.


Cultura

“Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan” é fiel ao espírito da clássica aventura

Paris Filmes/Divulgação

Uma das histórias mais conhecidas da literatura universal está de volta aos cinemas em versão caprichada e fiel ao espírito romanesco original. Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan (2023) leva novamente para as telas o clássico do escritor Alexandre Dumas (1802 – 1870) com um elenco formado por carismáticos nomes do cinema francês contemporâneo como Vincent CasselEva GreenRoman Duris, Louis Garrel e Pio MarmaïLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Nos últimos dias da exposição Múltiplo Leminski (leia a matéria sobre a mostra), o Centro Cultural da UFRGS promove leitura de obras de Paulo Leminski, às 18h, com o ator Marco Frochetti – amanhã, no mesmo horário, o compositor José Miguel Wisnik é o convidado de uma aula-show.

Sopapo Poético traz para o centro do círculo da poesia a Banda Kalunga, destacando as composições do mestre Telmo Flores, no Afrosul Odomodê, às 19h30.

No projeto Farol.live, às 20h, o Farol Santander recebe a performance Atrito, com as cantoras Rita Zart e Viridiana.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Você viu?

Em 1906, estourou em Porto Alegre a primeira greve geral, que durou 21 dias. O primeiro movimento grevista generalizado da capital é detalhado pelo mestre e doutor em História Frederico Bartz na Parêntese #171. Escreve Bartz: “Em agosto de 1906, os marmoristas que trabalhavam na oficina de Aloys Friedrichs (um dos maiores estabelecimentos da capital) entregaram um memorando para o seu patrão com o intuito de pedir o estabelecimento das oito horas de trabalho. A resposta negativa de Friedrichs deu início a um movimento grevista da categoria e à fundação do Sindicato dos Marmoristas e Classes Anexas. Nas semanas seguintes outras categorias profissionais como pedreiros, chapeleiros, tecelões, alfaiates e metalúrgicos seguiram o mesmo caminho dos marmoristas na busca pelas oito horas de trabalho. Durante o mês de setembro, lideranças socialistas como Francisco Xavier da Costa, Carlos Cavaco, Wilhelm Koch e Josef Zeller-Rethaller organizaram grandes comícios na praça da Alfândega”. Continue lendo aqui e saiba o resultado da primeira grande mobilização de trabalhadores na capital. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.