Matinal News

Ciclone extratropical causa uma morte e gera prejuízos na Capital e no interior

Change Size Text
Ciclone extratropical causa uma morte e gera prejuízos na Capital e no interior Foto: Pedro Piegas/ PMPA

Novo evento climático extremo provocou uma morte, deixou pelo menos 23 feridos e ainda causou múltiplos prejuízos no Rio Grande do Sul, de quarta para quinta-feira, em Porto Alegre e em diversas regiões do estado. A vítima fatal residia em Rio Grande – tratava-se de um idoso que faleceu após uma árvore cair sobre sua residência. De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 140 km/h na cidade. Rodovias interrompidas, destelhamento de construções, alagamentos e interrupção do fornecimento de água e luz foram algumas das consequências do ciclone extratropical que atingiu os estados situados mais ao Sul do Brasil. No RS, mais de 50 municípios tiveram danos. Em Porto Alegre foram registradas quedas de vegetação, bloqueio de vias e falhas no abastecimento de água e luz, por conta da chuva volumosa sucedida por fortes ventos. Além disso, 12 Unidades de Saúde estiveram sem energia elétrica na quinta-feira. Ao fim da tarde, 15 operavam com restrições e duas ainda seguiam sem eletricidade. Equipes do poder público estão de plantão no ginásio do Demhab, ainda que ao longo da madrugada de quarta para quinta-feira não tenham sido registradas ocorrências para acolhimento de famílias desalojadas em áreas de risco.

Pelotas tem a primeira condenação por violência obstétrica do RS – Apesar de não haver tipificação penal para práticas abusivas e violação de direitos na hora do parto, a violência obstétrica tem sido citada em decisões judiciais. Em consulta à base de dados do TJRS, realizada em junho, constavam doze decisões, em segunda instância, com a expressão. O levantamento foi feito por estudantes de jornalismo da Unisinos, sob a supervisão da professora Luciana Kraemer. Publicada no Extraclasse, a reportagem conta a história de Caroline, que foi vítima de uma série de falhas graves e condutas inadequadas no atendimento prestado em julho de 2015, na Santa Casa de Misericórdia em Pelotas, onde ingressou com 40 semanas de gestação. Além da condenação cível – a primeira a reconhecer a violência obstétrica no Estado e segunda do Brasil –, a defesa de Caroline fez uma representação administrativa contra a médica ao Cremers, mas o conselho entendeu que não houve erro por parte da profissional.

Taim reabre parcialmente – A Estação Ecológica do Taim reabriu parcialmente as suas entradas na última quarta-feira, cerca de 40 dias depois da interdição em razão do surto de gripe aviária. A unidade de conservação, localizada no Sul do Estado, está agora com visitação e área de pesquisa científica funcionando. A suspensão de visitas segue na área do Taim que abrange a lagoa Mangueira. Desde a confirmação do foco, 107 aves silvestres, todas espécies de cisnes, foram encontradas mortas na área que continua fechada ao público. O Brasil soma ao todo 63 focos da doença – o RS tem apenas este, no Taim. O vírus, ao menos até aqui, não alcançou as granjas comerciais de produção avícola.


Reportagem Matinal

Presidente da Câmara recebe dados do Censo “com muita dúvida”

O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB), revelou estranhamento com os dados do Censo 2022, que indicaram que a Capital perdeu pouco mais de 76 mil habitantes desde 2010. Os dados, coletados pelo IBGE e divulgados em junho, são utilizados para a definição de políticas públicas. “Sei que o Censo vale em nível federal, mas tenho muita dúvida com relação aos números”, disse o vereador ao Matinal, nesta quinta-feira, sem apresentar evidências. “Pela prática de andar dos bairros e nas vilas, a gente vê que Porto Alegre cresceu.” 

Ao apresentar o balanço legislativo do primeiro semestre a jornalistas, ele projetou o restante do ano e avaliou que, atualmente, a proposta de concessão do DMAE, defendida pela Prefeitura, não tem votos suficientes para ser aprovada na Câmara. Neste caso, vale lembrar, há correntes, inclusive com apoio de vereadores, que defendem que a medida não passe pela Casa. Ele ainda criticou a criação de duas CPIs para tratar de irregularidades na Smed, mas contou que acatou o parecer da procuradoria da Casa. 

Após a coletiva, o presidente da Câmara convocou uma sessão extraordinária para hoje, quando deve ser votado, entre outros projetos, o que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, e extingue o de Apoio à Implantação do Sistema Cicloviário, Incentivo à Reciclagem, de Inovação e Tecnologia e do Patrimônio Histórico e Cultural. Depois do retorno do recesso, a proposta que coloca fim à licença-prêmio será uma das prioridades.


Outros links:

  • Vereadores e entidades ambientais entregaram um documento ao MPC com mais denúncias a respeito das obras no Harmonia. Dentre os pontos, o alvará estaria em desacordo com o projeto original, além do excesso da promoção de shows realizados no local.
  • A partir de aprovação na Câmara, na quarta-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre irá criar núcleos comunitários de proteção. O trabalho terá como base as 17 regiões do Orçamento Participativo.
  • Uma unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará neste sábado, das 10h às 16h, vacinação contra a gripe próximo à pista de skate da Orla do Guaíba.
  • Em ação contra o roubo e furto de cabos, o prefeito Sebastião Melo sancionou lei que endurece as penalidades para receptadores de material furtado.
  • Entidades sindicais orientaram aos trabalhadores em licença-saúde demitidos pelo Estado que não assinem qualquer pedido de exoneração. O Cpers solicitou audiência com o Piratini para tratar do assunto.
  • O resultado da eleição para a reitoria da Uergs parou na Justiça. E o TJ decidiu que a chapa composta pelo atual reitor Leonardo Beroldt e a vice, Rochele Santaiana, foi a vencedora do pleito.
  • Nova proprietária da Corsan, a Aegea confirmou que irá isentar de cobrança da tarifa básica clientes de baixa renda afetados pelo ciclone extratropical de junho.
  • Juremir Machado comenta a chegada ao Brasil do Bard, inteligência artificial do Google, o Threads, aplicativo que Mark Zuckerberg criou para enfrentar o Twitter de Elon Musk, e o fim das escolas cívico-militares.

Carta da Editora

Boas novas

Depois de uma semana com aumento para o Executivo e Legislativo, réu por fraude em licitação vencendo edital da coleta do lixo, PEC que dificulta mudanças no hino e mais um ciclone, decidi trazer boas notícias para esta sexta-feira. 

Leia aqui a coluna completa da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

“Tetein”: Ian Ramil canta as sutilezas de estar presente

Foto: Tuane Eggers

A voz da pequena Nina abre Tetein, novo álbum de seu pai, Ian Ramil. É dela também a invenção da palavra que nomeia o disco, despertando curiosidade nos ouvintes que deparam com o título. “Quando a Nina queria um pouquinho de alguma coisa, ela dizia ‘um tetein’. É uma palavra que representa bem a concepção do disco, buscando o que é pouquinho, o silêncio, a minúcia dos arranjos”, conta o músico em entrevista ao repórter Ricardo Romanoff.

Agenda 

Hoje
A nova montagem da Escola Casa de TeatroAuto da Compadecida, baseada na obra-prima de Ariano Suassuna, será apresentada no Teatro Oficina Olga Reverbel, de hoje a domingo, às 19h.

Às 21h, a banda Cachorro Grande faz show no Auditório Araújo Vianna

A cantora Fernanda CopatticelebraGal Costa em apresentação, às 21h, no Espaço 373.

Sábado (15/7)
Às 15h, a Livraria Paralelo 30 promove os lançamentos dos livros Derrotados e Triunfantes, de Juremir Machado da Silva, e Sapateiro de Bruxelas, de Alcides Stumpf

O músico Lipsen – o Gaiteiro do Brique – faz show acompanhado de Gabriela LeryRhuan de Moura e Viridiana, às 20h, no Teatro de Arena.

espetáculoO Inverno do Nosso Descontentamento – Nosso Ricardo III, com direção de Luciano Alabarse, volta ao Theatro São Pedro, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.

Lulu Santoscanta sábado, às 21h, e domingo, às 20h, no Auditório Araújo Vianna

Às 21h, no Espaço 373Nina Nicolaiewsky Thiago Ramil apresentam o espetáculo Gravidade.

Domingo (16/7)
A ONG Misturaí promove mais uma edição do Planetário Cultural, a partir das 13h, com almoço e atrações musicais

Às 18h, a Orquestra de Câmara da Ulbra dedica concerto ao barroco italiano no Farol Santander

Veja a agenda completa


Você viu?

Um guia de vizinhança com valiosas dicas sobre o que fazer em Porto Alegre – vale para quem recém chegou, mas também para quem mora aqui e pretende conhecer melhor a cidade, através de relatos de experiências, das tendências urbanas da Capital e de indicações de moradores relevantes em suas áreas de atuação. O trabalho é iniciativa da imobiliária digital Quinto Andar. Na seleção de locais para diversas atividades, temos de confecção de roupas sob medida a venda de frutas e legumes orgânicos, de blocos de carnaval fora de época a antiquários, brechós e sebos. Vale, por exemplo, para quem busca cafés para passar a tarde trabalhando. Eventos culturais, passeios que atentam à arquitetura porto-alegrense, turismo literário e excursões pelo Guaíba estão contemplados. Em uma das seções, notáveis porto-alegrenses – por nascimento ou adoção – dão seus relatos acerca de diversos assuntos urbanos: noite LGBTQIA+, karaokês, trilha cultural afro, festas de rua e dicas para pedalar – entre muitos outros temas.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.