Matinal News

Defesa Civil emite alerta devido às chuvas

Change Size Text
Defesa Civil emite alerta devido às chuvas Foto: Alex Rocha/PMPA

A última terça-feira do inverno começa com Porto Alegre em alerta por conta do risco de inundações provocadas pelas chuvas, que voltaram a atingir a cidade ontem à tarde. Na manhã desta segunda, o Guaíba já havia voltado a atingir a cota de inundação na região das ilhas, afetando famílias residentes no bairro Arquipélago e na zona sul. Diante desta situação, a Fundação de Assistência Social e Cidadania reativou o abrigo provisório na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros. O vento Sul, que prejudica o escoamento da água do Guaíba, também é motivo de atenção. O alerta da Defesa Civil vale até a sexta-feira e indica a possibilidade de chuva de até 60 milímetros por dia na Capital, com rajadas de vento na casa dos 50km/h. No sul do Estado, 61 pessoas amanheceram fora de suas casas devido à elevação do nível da Lagoa dos Patos. Na segunda-feira pela manhã, antes da precipitação, o calor atingiu marcas atípicas para o horário e para a época do ano na Grande Porto Alegre – a temperatura em Campo Bom, de 34,3ºC, foi uma das três mais altas para o horário desde o começo das medições na cidade.

Prefeitura rescinde contrato com consórcio de coleta automatizada – A Prefeitura de Porto Alegre anunciou na noite de ontem que rompeu definitivamente o contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa, que era responsável pela coleta mecanizada em 19 bairros da Capital. A companhia Conesul foi contratada em regime de urgência para realizar o serviço. A medida já foi publicada no Diário Oficial. A nova empresa será contratada por um valor máximo de 2,1 milhões de reais por mês por um período de até 180 dias. O excesso de lixo nos contêineres, além de defeitos nos equipamentos, se arrastavam havia meses. Após soluções pontuais, o problema voltou nos últimos dias, segundo moradores de diversas regiões da Capital. No meio do ano, a Prefeitura chegou a fazer uma licitação de contratação emergencial para uma nova operadora do sistema, mas as empresas vencedoras desistiram.

Leilão do Cais Mauá é marcado para 21 de dezembro – Três meses depois do previsto, o Governo do Estado publicou ontem o edital de concessão do Cais Mauá. As propostas serão recebidas até 14 de dezembro, e a data do leilão foi definida para 21 de dezembro. O vencedor será responsável pela gestão da área entre a Usina do Gasômetro e a rodoviária por 30 anos e terá de investir 353,3 milhões de reais em obras de revitalização e qualificação do local – os investimentos totais no período são de 556,6 milhões. Como contrapartida, o concessionário poderá construir torres comerciais e residenciais na área das docas, perto da rodoviária, que será entregue de forma progressiva aos concessionários conforme avançam as intervenções obrigatórias. O contrato veta a possibilidade de cobrança de ingressos na área do Cais Mauá. O edital ainda prevê a possibilidade de retirada parcial do muro da Mauá, mediante a aprovação de um projeto de instalação de barreiras para conter inundações. Dentre as novidades do edital na comparação ao que terminou deserto em 2022 está a possibilidade de obra de acesso ao cais, a ser aprovada pelo Estado.


Reportagem Matinal

Em processo criticado por ambientalistas, RS permite ampliação de “desertos verdes”

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), órgão que a julgar pelo nome deve zelar pelo meio ambiente do Estado, decidiu na última quinta-feira liberar para o plantio de espécies exóticas, como o pinus e o eucalipto, uma área extra de até 3 milhões de hectares. Isso equivale a mais de 10% do território gaúcho.

Como a silvicultura já ocupa 1 milhão de hectares no Rio Grande do Sul, a canetada do Consema permite que o espaço destinado ao chamado “deserto verde” quadruplique, ocupando uma área equivalente à do Estado do Rio de Janeiro.

Para assombro de ambientalistas, que dizem ter sido ignorados no processo, a decisão do conselho foi baseada em relatório financiado por um ente com interesse econômico na expansão da área de cultivo, a multinacional CMPC, uma das maiores produtoras de celulose e papel do mundo. As entidades ambientalistas apontam um conflito de interesses e afirmam que o novo regramento pode causar danos severos a um bioma que já está seriamente degradado, o pampa.

O processo que levou à aprovação das novas regras para cultivo de florestas voltadas à produção de matéria-prima – como celulose e madeira – foi controverso desde o início.

Leia a reportagem completa


Outras notícias:


Cultura

Poirot investiga o além em “A Noite das Bruxas”

Disney/Divulgação

Além do usual mistério, o terceiro filme dirigido e estrelado por Kenneth Branagh inspirado nos livros de Agatha Christie flerta também com o sobrenatural. Em A Noite das Bruxas (2023), o detetive Hercule Poirot – mais célebre criação da escritora inglesa – é confrontado com uma série de mortes em um palazzo em Veneza que podem estar ligados a assombrações ancestrais. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Hoje
Terça Lírica do Memorial do Judiciário Gaúcho apresenta, às 18h30, no Palácio da Justiça, a ópera Orfeu e Euridice, de C. W. Gluck, interpretada por Gaia ScheniniGonzalo Lamego Raquel Fortes, integrantes da Companhia de Ópera do RS.

Às 19h, o projeto Chapéu Acústico leva o show do Quarteto Bibi Jazz à Casa de Cultura Mario Quintana.

30º Porto Alegre em Cena se encerra com os espetáculosBolha Luminosa, às 19h30, em frente ao Centro Municipal de Cultura, e Instinto, às 21h, no Teatro Renascença.

Quarta-feira (20/9)
Às 15h, o cantor Kako Xavier apresenta O Baile da Tamborada, com 25 tambores homenageando os Lanceiros Negros, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana.

Auditório Araújo Vianna recebe a primeira edição do KTROCK, reunindo as bandasAcústicos & ValvuladosComunidade Nin-JitsuTenente CascavelUltramen Vera Loca

espetáculoTOC – Uma Comédia Compulsiva volta ao Theatro São Pedro, quarta e quinta-feira, às 20h.

Veja a agenda completa


Você viu?

Uma parceria firmada entre a unidade regional da Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCip) e uma aliança constituída por PUCRS, UFRGS e Unisinos promete explorar as potencialidades do hidrogênio verde no RS. O diferencial do projeto é que a água utilizada para a obtenção do elemento será recuperada do esgoto, tornando-o “duplamente verde”. As pesquisas funcionarão como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) instalado no Tecnopuc de Viamão, que já possui um reator capaz de limpar a água do esgoto. As produções devem ser testadas em ônibus, e o oxigênio, doado a hospitais. O RS é o primeiro Estado a sediar uma planta-piloto.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.