Matinal News

Diretor pede demissão e critica política de Leite para educação

Change Size Text
Diretor pede demissão e critica política de Leite para educação Foto: Aline Dalmolin (UFSM/ divulgação)

Ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o professor Paulo Burmann pediu demissão da diretoria geral da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), cargo para o qual havia sido indicado pelo PDT. Em carta enviada na última semana, ele elencou 12 motivos para a decisão, entre eles a falta de um modelo de contratação de serviço de merenda, os problemas com o transporte escolar e a ausência de valorização na carreira dos profissionais. No texto (leia a íntegra aqui), ele destacou o esvaziamento de sua diretoria e a incompatibilidade com as políticas do governo Leite para a área, como a discordância do projeto de escolas cívico-militares – que foi mantido pela gestão tucana, apesar da decisão do governo federal de desativar a proposta federal. Em nota a GZH, a Seduc lamentou a saída do professor e informou que não há definição de substituto por ora. 

Grupos discutem ações contra privatizações na capital – Na esteira de privatizações recentes na cidade, o Movimento Salve os Parques e o Rede Preserva POA realizaram uma reunião no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre para debater estratégias contra novas concessões de espaços públicos. O objetivo do encontro, na última quarta, foi articular ideias a partir da perspectiva ambiental. “Queremos debater o impacto das mudanças climáticas, alertar a população. Estamos em um momento de estabelecer estratégias de atuação em territórios que estão ameaçados com a privatização, como a própria orla ficou ameaçada pelo Guaíba nas chuvas. Não adianta fazer uma obra que vai prejudicar a cidade em tempos de chuvas. Quem vai sofrer com isso é a população”, afirmou Felisberto Luisi, do Rede Preserva POA. Com representantes no evento, a Secretaria Municipal de Parcerias destacou que projetos de grande porte contam com audiências públicas para proporcionar a discussão com a população.

RS reporta gripe aviária em mamíferos em Rio Grande – A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação confirmou um segundo foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul, agora afetando mamíferos pela primeira vez no país. O diagnóstico positivo veio de um grupo de oito lesões-marinhos e dois lobos-marinhos em Rio Grande. Cinco dos animais já estavam mortos quando as equipes técnicas foram realizar os exames, em 30 de setembro. A contaminação pode ter ocorrido a partir de consumo de material infectante – no caso, aves contaminadas –, mas não se descarta a transmissão entre os animais. O primeiro foco da doença no estado ocorreu em maio, no Taim. Conforme o governo do estado, ele já foi encerrado após evidências epidemiológicas e coletas negativas. A nova notificação não altera a condição sanitária do RS, que não registrou a doença na avicultura comercial.


Reportagem Matinal

“Foi ruim para nós”, diz secretária sobre leilão da Carris

Em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu frustração com o baixo número de interessados na compra da Carris, cujo leilão ocorreu na última segunda-feira e contou com apenas dois concorrentes – no final, apenas uma proposta, da empresa Viamão, foi considerada válida.

Pellini explicou como a prefeitura chegou ao lance mínimo de 109 milhões de reais, descontando as dívidas a serem pagas pela Viamão. A concessão das linhas da Carris por 20 anos não entrou na conta e foi oferecida por um valor simbólico de 1 real, ainda que os coletivos da companhia pública transportem 230 mil passageiros por dia.

A secretária também comentou sobre a possibilidade de a empresa compradora abater quase 70% do valor da licitação, ao devolver as garagens da Carris. “É muito atípico ter uma empresa (de transporte) em que os terrenos representam quase 70% do patrimônio porque não são de utilidade. Não rende nada para uma empresa de transporte coletivo”, afirmou. Segundo ela, se a Carris não quiser ficar com as garagens, a prefeitura pode oferecer o terreno para a construção civil para “fazer um belo condomínio”.

Leia a entrevista


Outras notícias:


Carta da Editora

Sem ônibus, sem escola

No mesmo dia do leilão da Carris, publicamos uma reportagem que mostrou quão prejudicial tem sido a nova política de isenções para estudantes, especialmente os do ensino médio. O fim da meia passagem para todos se soma ao empobrecimento das famílias pós-pandemia e a problemas crônicos apontados na matéria de Gregório Mascarenhas e Sílvia Lisboa, como a concentração de escolas públicas de ensino médio na região central da capital. O resultado é a evasão escolar – ou um calvário diário para não perder aula.

Leia a coluna completa da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

Ianaê Régia acolhe a vulnerabilidade para brilhar

Foto: Josemar Afrovulto

O repórter Ricardo Romanoff conversou com a cantora Ianaê Régia, que lança o álbum AFROGLOW, hoje, às 22h, no Agulha. Contemplado pela plataforma Natura Musical, o álbum explora sonoridades do R&B, abordando processos de transformação pessoal a partir de um olhar para as vulnerabilidades e o autocuidado. Leia a matéria.

Agenda

Hoje
O espetáculo Bailei na Curva celebra 40 anos com apresentações no Theatro São Pedro, hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 18h.

Seattle Supersonics, grupo de tributo à banda Nirvana, apresenta-se com a Orquestra Villa-Lobos, às 21h, no Auditório Araújo Vianna.

Hoje e amanhã, às 21h, o baixista norte-americano Martin Pizzarelli sobe ao palco do Espaço 373

Espaço 512 recebe Flor Et.Trem Imperial e Matheu Corrêa, a partir das 21h, celebrando o aniversário do bar.

38ª Feira do Livro de Canoas começa hoje e promove atividades até 21 de outubro.

Sábado (6/10)
Às 11h, a série Concertos Capitólio retoma suas sessões com apresentação do Porto Alegre Consort, na Cinemateca Capitólio, com curadoria da Casa da Música POA

Sérgio Rojas faz o show Milonga, sábado e domingo, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel.

Sábado e domingo, às 21h, o Teatro CIEE recebe as últimas apresentações do espetáculo Terapia de Casal, Uma Comédia em Crise

Às 21h, a banda IRA! celebra os 35 anos do álbum Psicoacústica no Teatro do Bourbon Country

Espaço 512 segue as comemorações de aniversário, às 21h, com shows de Volto Pra Te VerFrescoboys e Bate e Sopra. ]

Veja a agenda completa


Você viu?

Ailton Krenak, um dos principais ativistas das causas dos povos originários, venceu a eleição para assumir a quinta cadeira da Academia Brasileira de Letras, tornando-se o primeiro indígena entre os imortais da casa de Machado de Assis. Krenak é reconhecido por desempenhar um papel significativo na luta pelos direitos da sua comunidade, além de abordar questões da crise climática, muito manifestadas em suas obras. O líder também é ambientalista, professor, poeta, filósofo e escritor.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.