Matinal News

Emergências de Porto Alegre ficam superlotadas no domingo

Change Size Text
Emergências de Porto Alegre ficam superlotadas no domingo

Com o aumento da transmissão de doenças respiratórias, a pressão no sistema de saúde da capital gaúcha se intensifica. Das instituições que atendem pelo SUS, ficaram superlotadas ontem as emergências dos hospitais Conceição e Clínicas, Santa Casa de Misericórdia e das UPAs Moacyr Scliar, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul. Os hospitais Restinga, Santo Antônio, São Lucas e Presidente Vargas operaram abaixo da lotação. Em entrevista ao Matinal em maio, a biomédica Mellanie Fontes-Dutra ressaltou que o uso de máscaras em locais fechados ajuda a diminuir a transmissão não apenas da covid-19, mas também de gripe e outros vírus.

Argentina perde a noção do tamanho da inflação e alerta o RS e o Brasil

A crise na Argentina causa uma situação insólita no varejo: lojistas abriram seus comércios sem saber o quanto cobrar dos clientes. “Ninguém sabia se o dólar ia aumentar ou se ia faltar mercadoria. Na semana passada, muitos comércios nem funcionaram porque não tinham mais um preço de referência para as vendas”, relatou Salvador Femenía, porta-voz da Confederação Argentina da Média Empresa, ao Estadão. A inflação acumulada chegou a 60% em 12 meses. O professor da ESPM de Porto Alegre Roberto Uebel disse à Marta Sfredo (🔒) que a crise é um alerta para o Brasil e o RS não só pelas restrições às importações como pela similaridade no endividamento público. “A crise atual na Argentina foi herdada da má gestão econômica do governo Macri, que deixou alto endividamento. É muito semelhante ao que se vê no Brasil, com o presidente Bolsonaro com novas agendas e propostas de vouchers e auxílios. Essa conta poderá chegar no próximo governo”, afirma.

Em 25 anos, ferrovias do RS perderam metade da extensão

Cerca de 1,5 mil quilômetros de trilhos de trens foram perdidos no Rio Grande do Sul entre 1997, ano em que as ferrovias foram privatizadas no Estado, e 2022, segundo levantamento do consultor logístico Daniel Lena Souto para GZH. Isso quer dizer que quase metade do traçado foi suspenso nos últimos 25 anos. Segundo a Rumo S.A, atual concessionária das rodovias no RS, a migração da carga e a inviabilidade econômica das linhas motivaram as desativações. A perspectiva de investimentos no setor é pequena: atualmente, apenas um pedido de autorização relativo ao RS foi colocado no Ministério da Infraestrutura. Esse trecho seria uma ferrovia que ligaria Arroio do Sal, onde seria construído um porto meridional, até a cidade de Terra Roxa, no Paraná.

Pré-candidatos repudiam violência após assassinato de petista no Paraná

 Na noite de sábado (9), Marcelo Arruda, dirigente do PT de Foz do Iguaçu, foi morto a tiros pelo bolsonarista Jorge José Guaranho, que invadiu a festa de aniversário do petista. O episódio provocou manifestações de repúdio à violência política por parte de pré-candidatos ao governo do RS como Beto Albuquerque (PSB), Edegar Pretto (PT), Gabriel Souza (MDB), Ricardo Jobim (Novo) e Vieira da Cunha (PDT). Pré-candidatos ao Palácio do Planalto, Lula e Bolsonaro – que em 2018 chegou a convocar os seus apoiadores a “fuzilar a petralhada do Acre” – também repudiaram o crime.

Outros links:

  • União Brasil confirmou apoio a Eduardo Leite (PSDB) na corrida pelo Governo do Estado e deve indicar o vice na chapa com o tucano. Já o pré-candidato do PSB Beto Albuquerque abriu a possibilidade de ter Vieira da Cunha (PDT) como vice e Ana Amélia Lemos (PSD) como candidata ao Senado. As informações são da coluna de Rosane de Oliveira (🔒).
     
  • Quem tem mais de 30 anos, começou o esquema vacinal contra a covid-19 com o imunizante da Janssen e tomou a segunda dose até o dia 11 de março pode receber a aplicação de reforço a partir de hoje.
     
  • Sucesso de público e de crítica, a Cinemateca Capitólio enfrenta outro tipo de problema – sem repor equipe e com a necessidade de redistribuir atividades com o retorno dos frequentadores após a pandemia, funcionários queixam-se de sobrecarga.
     
  • A venda de veículos no Rio Grande do Sul caiu 10,55% em relação ao mesmo período no ano passado. A baixa foi o triplo da média nacional – entre os motivos apontados para a queda estão a falta de insumos, o preço dos veículos e o valor dos combustíveis.
     
  • O clima é de otimismo na Serra: hotéis da região têm projetado ocupação superior a 90% nas férias de inverno. De acordo com o setor hoteleiro, turistas do Nordeste e do Sudeste são os maiores fãs desses destinos turísticos.
     
  • O Acampamento Farroupilha de 2022 será no novo “parque da Orla”, segundo a GAM3 Parks, concessionária do local. A concessionária pretende entregar melhorias na Casa do Gaúcho, no terreno e no abastecimento de água. Em outubro, começam as obras do empreendimento, que terá de roda gigante a parque de dinossauros.
     
  • Atenção, concurseiro! A semana começa com 620 vagas abertas em concursos públicos no Estado. As vagas são para todos os níveis de escolaridade e estão distribuídas em 14 prefeituras. 

Juremir Machado da Silva

Enquanto isso no QG de campanha de JB…

O capitão reúne a sua tropa para acertar o passo. Faltando menos de três meses para a grande batalha, o comandante quer preparar os seus generais para o último assalto ao trem da história. É ordem unida.

– Como estamos nas pesquisas, general H.?

– Atrás, chefe.

– Vire o resultado de cabeça pra baixo.

– Certo, chefe.

– A Operação Globo como foi?

Leia neste link a coluna completa


Cultura

Bel Medula mescla beats e canção em “Abala Ladaia”

Foto: Lau Baldo

A cantora Isabel Nogueira lançou Abala Ladaia, quarto álbum do projeto Bel Medula. Ao longo de 12 faixas, a artista dá sequência às suas experimentações em torno da canção e da música eletrônica. “Abala Ladaia alcança uma linguagem de canção que é muito mais vinculada à dança, ao movimento e aos meios de produção característicos da música eletrônica do que os álbuns anteriores”, conta a compositora em entrevista ao repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Sala Redenção, no Campus Central da UFRGS, apresenta a mostra Aspectos do Real, de hoje a 29 de julho, começando pela exibição de As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, às 15h.

O artista Filipe Reis é o convidado do Atelier Livre Xico Stockinger, às 19h, para uma conversa com o tema “Afro-futurismos na Arte Pública”.

Às 20h30, o projeto Ensemble de Guitarras do Brasil faz apresentação no La Faíska Café, reunindo os músicos Horácio Sairafi (Chile), Marcela Crusat, Hugo Fernández e Tomas Lavorato (Argentina), Victor Cumplido e Gabriel Vidal (Rio de Janeiro), Carlo Pianta e Raquel Pianta (Brasil).

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Você provavelmente não conhece a escadaria que liga a Avenida Padre Cacique à Avenida Pinheiro Borda. Pois fique sabendo que a antes cinzenta sequência de mais de cem degraus, próxima à Fundação Iberê Camargo, foi modificada pela arte: 13 artistas se juntaram para pintá-la com ondas, bicicletas, pássaros e peixes. A artista Márcia Spies, idealizadora do projeto, afirmou que a intenção é chamar a atenção de quem passa pelo local: “Espero que as pessoas possam olhar para essa escada como eu olhei, que possam ver que esse é um lugar especial, onde é possível ver o pôr do sol de uma maneira incrível”.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.