Matinal News

Empresas gaúchas anunciam corte no orçamento caso Lula seja eleito e são suspeitas de coação eleitoral

Change Size Text
Empresas gaúchas anunciam corte no orçamento caso Lula seja eleito e são suspeitas de coação eleitoral

A fabricante de máquinas e implementos agrícolas Stara, de Não-Me-Toque, e a companhia do setor de plásticos Extrusor, de Novo Hamburgo, são suspeitas de ameaçar fornecedores e empregados com cortes de investimentos e fechamento de postos de trabalho caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito presidente.

Na segunda-feira, com o cenário de 2º turno entre Lula e Jair Bolsonaro (PL) já definido, a Stara divulgou um comunicado informando que reduzirá em 30% o orçamento do próximo ano se o candidato petista for o vitorioso. Em vídeo nas redes sociais, o diretor-presidente da empresa, Átila Trennepohl, afirmou que o documento foi enviado a fornecedores como “prática comum” e negou ameaças contra funcionários. A Stara tem como sócio Gilson Lari Trennepohl, um dos 10 maiores doadores de Bolsonaro. O empresário também financiou a candidatura de Onyx Lorenzoni (PL) ao governo do Estado.

A Extrusor enviou uma carta na terça a fornecedores informando que passará a funcionar apenas de forma virtual, cortando contratos no comércio local, caso Lula seja eleito. Assinado pelo administrador Vilson Mossmann, o documento fala ainda sobre “confiança de um futuro melhor, que possa ser exemplo para nossos filhos e netos, baseado nas nossas decisões de hoje”. Procurada por diferentes veículos de imprensa, a empresa não se manifestou sobre o episódio.

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul e o Tribunal Regional do Trabalho divulgaram nota sobre as possíveis tentativas de coação eleitoral no ambiente do trabalho, afirmando que tais atitudes podem configurar prática de assedio eleitoral e abuso do poder econômico do empregador. A Defensoria Pública da União avalia medidas cabíveis. A federação formada por PT, PCdoB e PV denunciou as empresas ao Ministério Público Eleitoral por chantagem de votos.

Onyx aposta em versão “paz e amor”; Leite vive encruzilhada – Uma reportagem da Folha de S.Paulo mostra que o candidato Onyx Lorenzoni (PL) começa o segundo turno contra Eduardo Leite (PSDB) em posição bem confortável. Além de ter somado 679 mil votos a mais no domingo, o bolsonarista, que teve um terço do tempo de TV de Leite, agora terá mais espaço para apresentar propostas e já sinalizou que adotará um tom “paz e amor”. A seu favor conta ainda um histórico de 24 anos no RS sem uma virada de um turno para o outro. Enquanto isso, Leite precisará calibrar sua posição em relação à corrida presidencial para atrair eleitores da esquerda sem afastar a fatia mais conservadora da sua base. Ontem, ainda sem anunciar o voto para presidente, Leite afirmou que não está procurando apoio formal do PT no Estado. O PSDB liberou os diretórios estaduais a apoiar quem quiserem.


O que mais você precisa saber

Rematrícula para 2023 na rede municipal de ensino abre amanhã – O processo de rematrícula gratuita dos estudantes da rede municipal de ensino de Porto Alegre começa na quinta-feira. Pais ou responsáveis estão obrigados a demonstrar interesse nas atuais escolas, pois a vaga para o próximo ano não é automática. Estudantes da Educação Infantil têm até 31 de outubro para fazer a rematrícula. Alunos dos outros níveis de ensino podem realizar o procedimento até 30 de novembro. A Capital conta com 314 escolas na rede municipal, com o total de 79.415 estudantes. 

Governo lançará edital de concurso para 1,5 mil professores no RS – A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul informou a GZH que deve lançar em novembro edital para concurso de professores da rede estadual de ensino. O processo seletivo vai permitir a contratação de 1,5 mil professores para educação básica, educação profissional e educação indígena. O último concurso para a rede estadual ocorreu em 2013  com a nomeação de 9.469 profissionais até 2017.


Outros links:

  • Primeiro turno teve a maior abstenção dos últimos 32 anos no RS. O índice deste ano ficou em 19,79%, contra os 18,14% de 2018, e representa 1,6 milhão de eleitores.
  • Foi publicado ontem o edital para a concessão do Jardim Botânico de Porto Alegre. O leilão do espaço está marcado para o dia 8 de dezembro.
  • A Prefeitura recebe até dia 14 de outubro contribuições para o estudo de mobilidade do Centro Histórico. No e-mail [email protected].
  • Na madrugada de terça, uma aeronave de pequeno porte caiu no Guaíba. Bombeiros ainda tentam achar o piloto Luiz Cláudio Petry, de 43 anos.
  • Reportagem especial do UOL mostra como o Estádio Olímpico se tornou um problema para Porto Alegre. O Prefeito Sebastião Melo (MDB) busca na Câmara Municipal a demolição do local em 2023.
  • O Rio Grande do Sul enfrenta atraso no Censo por falta de recenseadores. Até agora, 46% da população do Estado foi recenseada – a meta era 70%.
  • A PUCRS está com vagas abertas para cinco bolsas integrais no curso de Ciência da Computação. As vagas são destinadas a mulheres e fazem parte da quinta edição do Programa Mulheres na Computação.
  • O Instituto Federal do Rio Grande do Sul está com mais de 5 mil vagas abertas para cursos de nível Médio, Técnico e Superior. As inscrições devem ser feitas pelo site até 24 de outubro.
  • Em setembro, o RS registrou o menor número de mortes por covid-19 desde maio de 2020. Foram registrados 223 óbitos pela doença, segundo dados analisados por GZH.
  • Juremir Machado analisa os rescaldos do primeiro turno: “Ciro Gomes afundou e talvez tenha de mudar de sonho. As pesquisas naufragaram em vários Estados. Jair Bolsonaro está deitando e rolando contra o Datafolha, seu inimigo de estimação”.

Cultura

“Kompromat” acusa a máquina russa de difamação

Foto: Mares Filmes

Sucesso de bilheteria atualmente na França, o suspense Kompromat: O Dossiê Russo (2022) aborda a mentira, a calúnia e a difamação por meio da difusão na mídia e nas redes sociais. Inspirado livremente em um caso verídico, o filme do cineasta francês Jérôme Salle acompanha a luta de um diretor da Aliança Francesa na Sibéria para escapar de uma grave acusação forjada pela FSB – serviço secreto russo, sucedâneo da soviética KGB. Leia resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Fundação Ecarta dá continuidade ao 3º Festival Internacional de Videodança – relembre a matéria – exibindo obras convidadas, das 10h às 18h, até quinta-feira.

Musical Évora recebe recital da pianista Eudóxia de Barros, às 12h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Às 21h, a Bach Society Brasil apresenta o Concerto de Brandemburgo, no Theatro São Pedro, com participação do flautista Ricardo Kanji.


Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Um artigo dos pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria publicado no Journal of South American Earth Sciences identifica uma nova espécie do grupo dos silessauros. Os fósseis foram encontrados em 2003 em Dilermando de Aguiar, município localizado a oeste de Santa Maria, mas só agora os cientistas conseguiram identificar que o material pertencia ao grupo dos silessauros. Esses bichos viveram na Terra há 237 milhões de anos e foram fundamentais para a evolução dos dinossauros. A nova espécie achada no Estado foi batizada com o nome Gamatavus antiquus.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.