Matinal News

Fim de semana de convenções encaminha, mas ainda não define chapas no RS

Change Size Text
Fim de semana de convenções encaminha, mas ainda não define chapas no RS

O primeiro fim de semana de convenções confirmou os primeiros nomes que estarão nas chapas majoritárias do Rio Grande do Sul, mas não encerrou algumas das especulações presentes há semanas. Cinco dos 11 postulantes já tiveram suas candidaturas avalizadas e passaram à condição de candidatos: Beto Albuquerque (PSB), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC) e Pedro Ruas (PSOL).

Dentre os candidatos, Beto e Onyx são os únicos a ainda não terem um nome definido para a vice, o que abre margem às conversas entre os partidos. O MDB de Gabriel Souza, cuja pré-candidatura parece estar prestes a naufragar, é sondado para compor a chapa de Onyx e de Eduardo Leite (PSDB). O tucano já tem o apoio do União Brasil, que deverá indicar o vice no caso de desacerto com os emedebistas.

Ainda à espera do apoio Beto Albuquerque – o que parece improvável –, o PT fará sua convenção no próximo fim de semana, momento em que PDT, PP, PSTU, MDB, PSDB e PTB também farão suas escolhas para a campanha. O período de convenções termina em 5 de agosto, mas o prazo final para a inscrição das candidaturas é 15 de agosto.

O fim de semana também marcou a confirmação de três nomes ao Senado: Hamilton Mourão (Republicanos), Lasier Martins (Solidariedade) e Roberto Robaina (PSOL). A concorrência pelas outras casas do Legislativo também já vai tomando forma, com 251 candidaturas à Câmara e 403 à Assembleia definidas. O União Brasil é o partido que tem mais candidatos às duas casas até o momento.

Ato contra fechamento de cursos de pós-graduação da Unisinos

Um ato contra o fechamento dos cursos de pós-graduação e a demissão de docentes da Unisinos está marcado para amanhã, às 16h, em frente ao acesso do Campus São Leopoldo. No fim da semana passada, a comunidade acadêmica foi surpreendida pelo encerramento em massa de programas de pós-graduação por parte da Unisinos. Doze dos 26 PPGs, alguns de excelência em avaliações oficiais, foram suspensos pela universidade. Em nota oficial, a Unisinos confirmou a informação, justificando o encerramento pela necessidade de “promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos”. Na nota, também garantiu que manterá os cursos em andamento até que todos os alunos concluam sua formação. Para Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS, o fato é “resultado direto do desmonte que está se operando no país na área da educação, da ciência e da tecnologia”. 

RS vive onda de desligamentos voluntários

O total de pedidos de demissão no Rio Grande do Sul atingiu o maior número em três anos: em maio, foram 460,5 mil desligamentos a pedido do funcionário no acumulado de 12 meses no emprego formal. É o maior número para o período desde 2020, segundo o levantamento feito pela LCA Consultores com base em dados do Caged. Busca por realização pessoal e cultura corporativa tóxica foram algumas das razões listadas para demissão voluntária. Mas a pandemia, segundo estudo da Amcham Brasil, também dividiu sentimentos: o home office incentivou os profissionais a equilibrar vida pessoal e profissional, mas também distanciou colaboradores de suas lideranças. Entre os entrevistados, 47% dos líderes sentiram que a pandemia gerou distanciamento, desconfiança e desconexão. 

Novas propostas ambientais para o pampa

Depois do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil ter relatado aumento de 92,1% no desmatamento florestal do pampa em 2021 em relação ao ano anterior, ambientalistas têm criticado os políticos gaúchos pelo descaso com que tratam o tema. Alexandre Krob, diretor do Instituto Curicaca, diz que candidatos ao pleito estadual se preocupam mais em atender às agendas de seus grupos de apoio e deixam o meio ambiente para trás: “Não sei se somos nós que não estamos conseguindo demonstrar claramente a necessidade de haver compromisso com o meio ambiente ou se, eventualmente, os compromissos com o meio ambiente são conflitantes para candidatos que estão fazendo uma construção de ampla composição com setores”. Segundo o relatório de desmatamento, a área total mapeada do pampa pelo IBGE em 2019 foi de 19,3 milhões de hectares. Deste total, os remanescentes de vegetação nativa campestre ocupavam, em 2018, 6,5 milhões de hectares, representando 33,6% do território do bioma. No início de julho, a Coalizão pelo Pampa, grupo de ambientalistas, apresentou 10 diretrizes e ações estratégicas para “salvar” o bioma.

Outros links:

  • Pesquisa da Unisinos mostra que menos de 4% da população gaúcha demonstra desconfiança com a vacina da covid-19. A propósito, todas as pessoas com quatro anos ou mais podem se vacinar hoje na Capital. Consulte.
  • Após averiguação, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre decidiu reprovar o pagamento de aditivos ao convênio entre a SMS e a Associação Hospitalar Vila Nova.
  • A linha 375/Agronomia é a que mais recebeu reclamações proporcionalmente dos usuários, segundo levantamento da EPTC a pedido do Diário Gaúcho, que fez uma lista com as 10 que mais foram criticadas.
  • Três linhas de lotação, que passam pelos campi da UFRGS e da PUCRS, voltarão a operar a partir desta segunda-feira.
  • A partir desta terça-feira já vai ser possível fazer o novo modelo de carteira de identidade em Porto Alegre.
  • Segundo o climatologista do Centro Polar e Climático da UFRGS, Francisco Eliseu Aquino, pesquisas apontam que a temperatura média dos invernos do RS subiu. E a tendência de invernos mais mornos deve se manter, além de mais ondas de calor no verão.
  • Agora o RS é parceiro da Escola de Economia Criativa, co.liga. Trata-se de uma escola virtual e sem custos que proporciona uma interação com jovens, profissionais e diferentes empresas da indústria criativa.
  • Há 14 concursos públicos e processos seletivos com inscrições abertas no Rio Grande do Sul.

Juremir Machado da Silva

Pedro Ruas: “PSB é outro campo”

Fiz um Terra Mátria com Pedro Ruas, candidato do PSOL ao governo do Rio Grande do Sul. Insisti sobre a questão da falta de unidade das esquerdas para fazer frente aos adversários e garantir um lugar no segundo turno. As pesquisas dão Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite na frente. Ruas contou que muitas foram as reuniões com o PT e com o PCdoB em busca da união. Mas que o PT não abriu mão da cabeça de chapa, embora o PSOL esteja apoiando Lula para presidente. Disse que se chegou a oferecer ao PT os lugares de vice-governador e senador na chapa. Não adiantou. Havia, lembrou, argumentos para cada interesse: o PT é o maior partido; o PSOL estaria melhor nas pesquisas. Não rolou. 

Leia neste link a coluna completa


Cultura

“Casa de Antiguidades” conjura nossos fantasmas

Foto: Pandora Filmes

rotagonizado pelo ator Antonio Pitanga, um dos rostos mais característicos do cinema novo, Casa de Antiguidades (2020) está em cartaz nos cinemas. O longa foi o único latino a receber o selo da seleção oficial do Festival de Cannes de 2020. João Paulo Miranda Maria  estreia na direção de longas abordando temas fundamentais no país como o racismo sistêmico, o colonialismo, a exploração econômica e a crise de identidade nacional. Leia a resenha de Roger Lerina.


Agenda (🔒)

Às 12h30, Liliana Michelsen apresenta recital no Centro Cultural da UFRGS.

O projeto Confraria da Ilustração recebe o artista Nik Neves, às 19h, em bate-papo com a professora Laura Castilhos, no Centro Cultural da UFRGS.

O duo Folclore Lírico, formado pela cantora lírica Andiara Mumbach e pelo violonista Marcel Estivalet, lançou financiamento coletivo para o projeto Poesia Brasileira.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A agência Aos Fatos, especializada em checagem, lançou um banco de discursos com as declarações dadas pelos principais presidenciáveis na campanha de 2022. Com transcrições automáticas das declarações, é possível checar os discursos de André Janones (Levante), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Pablo Marcal (Pros), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU). 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.