Matinal News

Câmara Municipal debaterá a concessão de parques em outubro

Change Size Text
Câmara Municipal debaterá a concessão de parques em outubro

A audiência pública sobre a concessão de parques para a iniciativa privada será realizada pelos vereadores de Porto Alegre no final de outubro, informa a colunista Bruna Suptitz. A Prefeitura quer repassar as gestões da Redenção, do Marinha do Brasil, do recém-inaugurado trecho 3 da Orla do Guaíba e de uma área da Praia do Lami. O plano para a Redenção prevê a construção de um estacionamento subterrâneo próximo ao Auditório Araújo Vianna, a ser explorado por até 30 anos pela empresa interessada. A Secretaria Municipal de Parcerias considera o Parque da Redenção “altamente deficitário”, como mostrou o Sul21. A intenção é lançar os editais de concessão dos parques em 2023.

Governo do RS adia leilão do Cais Mauá após pedido de auditoria

Poucos dias após o Ministério Público de Contas pedir uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado no edital de concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre, o governo do Rio Grande do Sul anunciou o adiamento do leilão que estava marcado para a próxima segunda, 26 de setembro. Agora, o vencedor será conhecido no dia 16 de novembro. A proposta prevê investimentos de 355 milhões de reais em restauro, urbanização e revitalização da área. Segundo a Secretaria de Parcerias do RS, o adiamento não tem relação com o pedido de auditoria, mas com uma solicitação dos participantes do certame para aprofundar os estudos. O MPC alertou que o montante a ser arrecadado pelo Estado com a entrega do terreno pode estar abaixo do patamar de mercado, o que significaria menos investimentos em reformas dos armazéns por parte de quem vencer a licitação.

Número de armas registradas por CACs no RS mais do que dobrou na gestão Bolsonaro

Acompanhando a alta no País, o total de armas nas mãos de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) mais do que dobrou nos últimos quatro anos no Rio Grande do Sul. De dezembro de 2018 para julho de 2022, o salto foi de 65.578 para 148.526. Em todo o País, os registros ultrapassaram a marca de um milhão, o que representou um aumento de 187% no mesmo período.


Matinal lança ferramenta com trajetórias e propostas dos candidatos ao governo do RS

Para mostrar quem são e o que pensam os postulantes ao governo do Rio Grande do Sul, o Matinal lança nesta quarta a plataforma Eu Voto Porque. A ferramenta interativa permite ao leitor escolher um nome de candidato e os assuntos que considera mais relevantes para definir o voto. Como resultado, o site oferece conteúdos apurados por uma equipe de jornalistas em seis áreas: saúde, educação, segurança pública, economia, meio ambiente e cultura.

As reportagens incluem o perfil dos candidatos Carlos Messala (PCB), Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Além de dizer o que cada um deles pensa sobre os seis assuntos, o espaço oferece ao usuário a possibilidade de selecionar questões específicas, como “Banrisul” ou “violência contra mulher”, por exemplo.

Também fazem parte da plataforma reportagens que traçam um panorama dessas mesmas seis áreas no Rio Grande do Sul, apresentando grandes desafios que o próximo governador terá pela frente. Ao longo dos próximos dias, destacaremos alguns desses conteúdos aqui na Matinal News. O projeto Eu Voto Porque reúne ainda todos os conteúdos sobre eleições de 2022 publicados até o momento – lista de notícias que será atualizada durante todo o período eleitoral.

“Em meio a um cenário de grande desinformação, o Matinal investiu em reportagem para reunir em um só lugar as trajetórias dos candidatos, desde declarações públicas em entrevistas ou eventos até ações concretas realizadas por aqueles que já ocuparam cargos públicos, além de propostas de campanha”, destaca a editora-chefe do Matinal, Marcela Donini. 

Com conteúdos apurados e produzidos pela equipe do Matinal e do Estúdio de Jornalismo Fronteira, a plataforma foi financiada pelo International Center for Journalists (ICFJ) e pela Meta.

Conheça a plataforma Eu Voto Porque


Outros links:


Cultura

“Amantes” encena triângulo movido por desejo e dinheiro

Foto: Pandora Filmes

Atriz, realizadora e roteirista francesa conhecida por dramas elegantes e complexos, Nicole Garcia volta à direção com o suspense Amantes (2020), que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza. A história gira em torno de um triângulo amoroso formado por Lisa (Stacy Martin), seu marido, o rico presidente de uma seguradora Léo (Benoît Magiel) e a antiga paixão da jovem, Simon (Pierre Niney), que a abandonou no passado. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O Museu do Trabalho inaugura, às 18h30, a exposição Você Trabalha ou Só Pinta?, do artista Paulo Ita

Às 19h30, o Teatro Unisinos exibe os curtas-metragens Nós que Fazemos GirarDrapo A – A Bandeira, Apenas para Registro e A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides, exibidos no 50° Festival de Cinema de Gramado, em sessão seguida de debate com os realizadores.

A compositora Clarissa Ferreira – relembre a entrevista sobre o livro Gauchismo Líquido – lançou o single Gauche, primeiro do álbum LaVaca.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia lançou uma carta para que todos os candidatos da eleição de 2022 no Brasil assumam compromissos com as políticas públicas voltadas para a área. O documento explica que a “nova mobilidade” consiste na incorporação de tecnologias para tornar o transporte urbano e rodoviário no País mais eficiente, multimodal, democrático, inclusivo e sustentável. Uma das defesas é a abertura do mercado de transportes de passageiros para estimular a competição e reduzir as passagens. A íntegra da carta-compromisso está aqui.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.