Matinal News

Maior desastre natural em seis décadas, ciclone deixa 21 mortos no RS

Change Size Text
Maior desastre natural em seis décadas, ciclone deixa 21 mortos no RS Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais. Foto: Maurício Tonetto/Secom

O ciclone extratropical que se abateu sobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira ganhou contornos de grande tragédia na tarde de ontem, com a localização de 15 corpos em Muçum, município de 5 mil habitantes do Vale do Taquari. As vítimas, ainda não identificadas, foram encontradas durante vistoria dos Bombeiros em residências. Quase toda a área central da cidade ficou submersa e ainda há vários desaparecidos. Muitos moradores tiveram de subir no telhado das casas para se salvar. Segundo a Defesa Civil, 900 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, um quinto da população local.

No total, há 21 mortes confirmadas por causa do temporal no Estado. Conforme a MetSul, as cheias deste início de setembro já são o maior desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul desde 1959, em número de mortos.

Em balanço feito ontem pela Defesa Civil, havia 67 municípios afetados, com mais de 4,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, mas prefeitos de cidades atingidas afirmam que muitas vítimas não puderam ser contabilizadas ainda e que os números devem subir. Segundo a Rádio Guaíba, várias mortes já detectadas ainda não foram contabilizadas oficialmente. As buscas seguem nesta quarta, quando o RS deve receber a visita de ministros federais.

A região mais afetada, como já ocorreu em cheias anteriores, foi o Vale do Taquari, onde ficam Muçum, Lajeado e Estrela. Os centros urbanos dessas cidades e de outras da região ficam à beira do rio, que transbordou por causa do grande volume de chuva.

As autoridades pedem que a população contribua com doações para os atingidos. A Defesa Civil informa que são necessários kits de higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos, roupas de cama e colchões. Foram divulgados vários locais onde os donativos podem ser entregues.

Danos na Capital – Os temporais causaram transtornos também em Porto Alegre. Houve casas invadidas pela água, moradores ilhados, problemas no atendimento de postos de saúde, situação de alerta nas ilhas do Guaíba e desabamento no bairro Bela Vista. Na Avenida Ipiranga, mais um trecho da ciclovia, próximo à PUCRS, foi isolado por risco de desmoronamento. Na segunda-feira, outro segmento havia ruído.


O que mais você precisa saber

Confirmada anulação do julgamento da boate Kiss – Uma década depois do incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens em janeiro de 2013, em Santa Maria (RS), o caso segue sem resolução no Judiciário. Ontem à tarde, em Brasília, a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o júri realizado em 2021 não valeu. Por quatro votos contra um, os magistrados concluíram que houve irregularidades processuais e confirmaram a invalidação determinada em 2022 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Com a decisão do STJ, os quatro réus, condenados inicialmente a penas de 18 a 22 anos de prisão, continuarão em liberdade. O Ministério Público ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão. Em caso contrário, um novo júri terá de ser realizado, ainda sem data definida.

Sindicância vai apurar irregularidades em obra do Gasômetro – Passados quase dois anos desde que foram denunciadas possíveis irregularidades na reforma da Usina do Gasômetro, a prefeitura de Porto Alegre vai finalmente instaurar uma sindicância para apurar os atrasos na obra e o estouro no orçamento, que já é duas vezes maior do que o previsto inicialmente. Em 2021, reportagem da Matinal mostrou que, ainda em 2019, servidores do município alertaram o então prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB) sobre falhas no projeto, que poderiam implicar em aumento de custos. A matéria embasou um inquérito do Ministério Público, ainda em andamento. Em 28 de agosto, o órgão deu novo prazo para o município se manifestar sobre o caso. No dia 31, a prefeitura encerrou Investigação Preliminar Sumária, aberta em 2021, com a recomendação de abertura da sindicância, o que deve ocorrer até 13 de setembro. Leia mais na reportagem da Matinal.

Secretária da Saúde falta de novo à reunião sobre corte de recursos para hospitais – Em audiência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, prefeitos alertaram que pode haver caos no atendimento hospitalar da região metropolitana. Eles se reuniram com parlamentares na segunda-feira para discutir o programa Assistir na Saúde, do governo do Estado, que resultou em cortes de 17% nos repasses a 56 hospitais que atendem pelo SUS. A grande expectativa era pelas explicações da secretária estadual, Arita Bergmann. Ela já havia faltado à reunião do mês passado. Um novo encontro foi marcado para esta semana, mas ela voltou a não comparecer, segundo reportagem do Sul21. Na audiência, deputados de várias correntes políticas exigiram que o governo de Eduardo Leite mude sua política para os hospitais.

Leite promete contratar 17 novos médicos para o Samu – A justificativa da secretária Arita Bergmann para faltar à audiência sobre o corte de recursos para os hospitais foi seu envolvimento com outra crise, a dos médicos que não cumprem horário no atendimento do Samu, a chamada “farra das escalas”, revelada pela RBSTV. Na manhã de ontem, ela participou de uma entrevista coletiva em que o governador Eduardo Leite anunciou que 17 médicos serão contratados em caráter emergencial para reforçar a prestação do serviço. Para Leite, os médicos que matavam o serviço “causam indignação”, mas são “casos isolados”


Outros links:


Cultura

“Ithaka” acompanha a luta pela libertação de Julian Assange

“Ithaka – A Luta de Assange”. Foto: Divulgação

A luta pela libertação do preso político mais famoso da atualidade está no cerne deIthaka: A Luta de Assange (2021). Com direção do inglês Ben Lawrence, o documentário tem ao centro o ativista australiano Julian Assange, cuja condenação coloca em xeque a liberdade de imprensa no mundo todo. O filme acompanha a campanha empreendida por John Shipton, pai do fundador do site WikiLeaks – relembre a entrevista publicada na Parêntese –, para evitar que o filho seja extraditado do Reino Unido para os Estados Unidos. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Hoje
Às 12h30, o Musical Évora apresenta recital do Duo Alquarelli, formado pela pianista Cristina Capparelli e pelo violoncelista Rodrigo Alquati, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

A atriz Angela Dippe encenaAos 60: Uma Aventura Hormonal da Puberdade à Menopausa, às 19h30, no Teatro Sesc Alberto Bins.

Às 20h, os cantores cariocas Vinny Santa Fé e Allan Ylê fazem show no projeto É Samba que Fala.

Quinta-feira (7/9)
30º Porto Alegre em Cena promove apresentações teatrais e oficinas de 7 a 19 de setembro – confira a programação detalhada.

O violonista Paulinho Fagundes inaugura a programação musical do projetoQuintou, do Clube de Cultura, às 19h30, acompanhado de Miguel Tejera (baixo) e Rafa Marques (bateria). 

4ª edição do Piquete El Topador apresenta Jorge Guedes & Família, às 20h.

O projeto Ocidente Acústico recebe, às 21h, as bandas Ovo Frito e Quem É Você, Alice?

Veja a agenda completa


Você viu?

Iniciativa do Hospital Moinhos de Vento prevê o plantio de uma muda de árvore para cada bebê que nascer na instituição até 2027. O projeto Certidão da Vida já conta com 3,4 mil novas plantas na área de preservação ambiental da Quinta da Estância, em Viamão, espaço escolhido como parceiro. O objetivo do hospital é neutralizar emissões de CO2 e engajar a sociedade em causas ecológicas. A maior parte das mudas é de árvores frutíferas, com a finalidade de ampliar a oferta de alimentos para os animais que habitam a Quinta da Estância. A expectativa é que sejam plantadas 20 mil mudas até 2027.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.