Matinal News

Matinal News: BM já notificou acampamento golpista 7 vezes, e bloqueio do trânsito completa 3 semanas

Change Size Text
Matinal News: BM já notificou acampamento golpista 7 vezes, e bloqueio do trânsito completa 3 semanas

A Brigada Militar já foi sete vezes no acampamento à frente do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico, para tentar cumprir uma determinação do STF pela liberação das vias ocupadas por manifestantes contrários ao resultado da eleição presidencial. Nas três semanas do ato, não foi previsto o uso da força para desbloquear a rua Padre Tomé. Até aqui, apenas veículos foram retirados, enquanto barracas e gazebos seguem impedindo o trânsito. O comandante 9º BPM, tenente-coronel Fábio Schmitt, refutou a possibilidade de que a BM esteja sendo complacente ou omissa: “Aguardo ordens para fazer o próximo passo, seja ele qual for”. Entrevistada pelo Sul21, a advogada Jucemara Beltrami mostrou surpresa com a reação da polícia e lembrou da maneira violenta como a BM agiu nos atos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff: “Eram simples caminhadas, com gritos de palavras de ordem pedindo que se mantivesse o Estado Democrático de Direito. Ou seja, eram atos em defesa da democracia, e pessoas foram presas, levadas para o presídio feminino e masculino pelo simples fato de estarem pedindo que se mantivesse a democracia”, destacou.


Hospitais de Porto Alegre improvisam Caderneta da Criança após Ministério da Saúde deixar de enviar documento

Hospitais de Porto Alegre estão há mais de um ano improvisando alternativas à Caderneta de Saúde da Criança, que o Ministério da Saúde deixou de distribuir em 2020. O problema afeta as redes de saúde pública e privada em todo o País, deixando as famílias sem um documento ao qual todo cidadão tem direito ao nascer: ali são registradas não apenas as vacinas que protegem o bebê, mas também um histórico de saúde que auxilia no acompanhamento do desenvolvimento infantil. 

As últimas cotas de Cadernetas da Criança chegaram aos hospitais da capital gaúcha em março de 2020. Com o estoque zerado há mais de um ano, a maternidade da Santa Casa de Misericórdia passou a entregar fotocópias da caderneta. O Hospital Moinhos de Vento está imprimindo a caderneta por conta própria, e o Hospital de Clínicas tem utilizado um arquivo pdf que, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, garante uma versão simplificada, para evitar que as famílias voltem para casa de mãos vazias.

A escassez deu margem para a compra pela internet, e uma caderneta de vacinação já conta como o item mais vendido na categoria “álbuns e diários de bebê”, no Mercado Livre, com custo de cerca de 40 reais. Entrevistados pelo Matinal, pediatras alertam que as cadernetas simplificadas são insuficientes para o cuidado com a saúde infantil. Sem previsão do governo federal para o restabelecimento do fornecimento, as secretarias de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul anunciaram a produção de cadernetas próprias, projetadas para 2023.

Entenda o caso na reportagem do Matinal

Em inauguração de parque, Melo celebra e incentiva novas PPPs

O prefeito Sebastião Melo (MDB) fez uma forte defesa de Parcerias Público-Privadas durante a inauguração do Parque Pontal, no último sábado. Em momento de intensa discussão sobre a concessão de áreas verdes importantes da cidade, ele usou o novo parque como exemplo, afirmando que sem o investimento privado o espaço não existiria “porque não tem dinheiro frente a tantas prioridades”. O parque Pontal foi construído com recursos privados dos empreendedores do Complexo Pontal – SVB Par, Melnick e Leroy Merlin, empresas que serão responsáveis pela manutenção da área – e doado ao Município. Defensor de novas concessões, o prefeito destacou ainda que o espaço é para uso de todos e que é “falsa” a discussão sobre quem vai ter acesso a essa ou outras áreas públicas cujas gestões venham a ser entregues à iniciativa privada.

Lar de NH será investigado por possível crime eleitoral

A Promotoria Cível de Novo Hamburgo encaminhou pedido à Polícia Federal para investigar eventual crime eleitoral do Lar Bem Viver, de Novo Hamburgo. A gerente do lar levou um dos residentes às urnas à revelia da família e teria orientado voto em Bolsonaro, segundo relato do idoso e dos familiares. Se comprovado, o caso pode ser enquadrado como crime de coação eleitoral. O caso foi relatado pelo Matinal na última quarta-feira. A proprietária do lar, Josiane Ludvig, negou o ocorrido, mas admitiu, em comunicado nas redes sociais, que o idoso, que sofre de doença neurodegenerativa, não é interditado e que ele teria solicitado ser levado à sessão eleitoral.


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Não devemos torcer por Neymar?

Nos tempos de Nelson Rodrigues jogador bom, especialmente zagueiro, não precisava ser bom para genro do torcedor, do comentarista ou do treinador. A questão parecia resolvida. Uma coisa era o jogador em campo; outra, o homem na vida com suas ideias e de(feitos). Tem muita gente que rejeita Pelé por não ter assumido uma filha. É uma falha ética grave. Tira dele a condição de melhor do mundo de todos os tempos no futebol? Certamente não. Pode, contudo, tirar o desejo de alguém de considerá-lo seu ídolo. Quem aceitaria ter o goleiro Bruno, aquele que foi condenado por ter mandado matar a mãe do seu filho, no seu time? Eu não aceitaria. Não posso, contudo, dizer que tecnicamente ele foi um mau goleiro. E Neymar, o bolsonarista, deve ser repudiado? Ou se deve separar sua posição política do seu desempenho como jogador? Houve quem comemorasse a lesão que ele sofreu.

Leia neste link a coluna completa


Cultura

Gaby Amarantos encarna uma assassina em “Serial Kelly”

Foto: Vitrine Filmes

Depois de participações especiais em filmes e na televisão, a cantora estreia como protagonista de cinema na comédia policial Serial Kelly (2022). Gaby Amarantos interpreta uma cantora de forró eletrônico que viaja pelo interior do Nordeste deixando mortes por onde passa. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Fundação Vera Chaves Barcellos inaugurou uma nova exposição no final de semana. Haverá consequências, com curadoria de Bruna Fetter, pode ser visitada mediante agendamento, até 1 de julho de 2023. 

Uma das bandas instrumentais mais requisitadas do mundo, a Snarky Puppy, anunciou que fará show em Porto Alegre em 24 de maio de 2023. Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Estampado na parede lateral do prédio do Ipê Saúde e Ipê Prev (avenida Borges de Medeiros, 1945), o Mural Lutz foi inaugurado na manhã de sexta-feira, como parte das atividades da Virada Sustentável 2022. Como se vê na foto de Alex Rocha, da Prefeitura, o mural é colorido em tons verde, azul e terrosos e tem 50 metros de altura, mostrando o ambientalista gaúcho José Lutzenberger interagindo com um cardeal, pássaro tradicional do Sul. Assinado pelo artista porto-alegrense Kelvin Koubik, o grafite homenageia uma referência nacional na luta pela preservação ambiental, morto há 20 anos. Além do Mural Lutz, o Festival Arte Salva inaugurou outras cinco intervenções artísticas na Capital, com trabalhos assinados por Apolo Torres, Criola, Gabi Stragliotto, Tio Trampo e Carla Barth.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.