Matinal News

Matinal News: Com nove registros de ameaças contra mulheres por dia, Porto Alegre abre nova casa de acolhimento

Change Size Text
Matinal News: Com nove registros de ameaças contra mulheres por dia, Porto Alegre abre nova casa de acolhimento

Porto Alegre recebeu ontem uma nova casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, que funcionará em tempo integral, a Casa Betânia. O local conta com 20 suítes com capacidade para até cinco mulheres cada, além de um espaço voltado a crianças. Só no mês passado, houve 282 registros de ameaça contra mulheres na Capital, o equivalente a nove por dia. 

De acordo com Sebastião Melo (MDB), o atendimento será feito por triagem e disponibilizará serviços psicológico, social e jurídico. Ainda segundo o prefeito, a depender do caso, as vítimas podem ser encaminhadas a outras casas de proteção, a Casa Lilás ou a Casa Viva Maria. O atendimento na Betânia visará a autonomia e o resgate da autoestima das mulheres, destaca a Prefeitura.

O novo espaço, que será gerido pela Organização Social Civil Centro Social Gianelli, vem para reforçar uma estrutura insuficiente e com falhas, conforme mostrou reportagem publicada pelo Matinal em março, em que contávamos também sobre o litígio entre o poder municipal e a Casa Mulheres Mirabal, ainda sem desfecho. A Prefeitura tem uma ação para a reintegração de posse do terreno onde hoje a Mirabal funciona. O Executivo diz reconhecer a importância do serviço, mas vê a necessidade de regularizá-lo e, talvez, retirá-lo do local atual

Combate à violência de gênero – A ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realiza uma série de atividades pela campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Amanhã, a entidade irá entregar a Agenda de Direitos das Promotoras Legais Populares ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT). O documento propõe ações e políticas para transformar o quadro atual de crise e perda de direitos e violências que atingem principalmente mulheres negras, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras informais.


O que mais você precisa saber

Piratini agenda leilão da Corsan para dezembro – O leilão da Corsan foi marcado para 20 de dezembro, na B3, em São Paulo. O lance mínimo pela companhia de água e esgoto do RS será de 4,1 bilhões de reais. As propostas devem ser entregues até o dia 15 de dezembro. Criada em 1966, a estatal atua em 317 municípios gaúchos por meio da realização de estudos, projetos, construções, operações, exploração e ampliação dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário. A iniciativa de privatizar a Corsan partiu do então (e futuro) governador Eduardo Leite (PSDB), que, para isso, quebrou uma promessa de campanha sua em 2018 – justificada pela aprovação do novo marco legal do saneamento básico.  A proposta inicial era fazer a desestatização por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas, diante de resistências do Tribunal de Contas do Estado, a modelagem foi alterada para a venda completa. Caso concretizada, será a primeira privatização total de uma empresa de água e esgoto no País. 

População economicamente ativa da Capital cresce menos que a média estadual – A população economicamente ativa de Porto Alegre, que considera as pessoas com 14 anos ou mais, cresceu 3,3% nos últimos dez anos. O índice é inferior à expansão registrada pelo RS no mesmo período, de 4,4%. E ambos índices são menores do que a média nacional, de 7,7%, conforme o IBGE. Conforme estudos, a população gaúcha deve continuar crescendo pelos próximos 20 anos e, em seguida, deverá começar a registrar queda. Tal situação, conforme professor Roberto Uebel, da ESPM Porto Alegre, especialista em migração, torna necessária a criação de políticas públicas que considerem o envelhecimento da população. Segundo o IBGE, entre 2012 e 2022, a Serra e o Litoral Norte foram as regiões que mais cresceram em termos populacionais no Estado entre 2012 e 2022, enquanto as regiões da Campanha, na fronteira com o Uruguai, e Sul do Estado registraram as maiores perdas de moradores. 

Concessão do trecho 2 da Orla fica para 2023 – A definição do projeto de revitalização do trecho 2 da Orla do Guaíba, cuja extensão é de 850 metros entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, ficará para 2023, segundo informou a secretária de Parcerias, Ana Pellini, a GZH. A Prefeitura recebeu duas propostas para o trecho em julho, mas pedirá complementações em reuniões a serem agendadas para esta semana. “As duas propostas estão muito bem-apresentadas em termos arquitetônicos. Vamos pedir ajustes de viabilidade econômica”, comentou ela. O Município trabalha na tentativa de conceder a área há mais de dois anos. Na primeira oportunidade, a obrigação de instalação de uma roda-gigante no ponto afastou interessados. Da atual empreitada, participam dois consórcios, que receberam autorização para estudar a área em dezembro do ano passado.

Outros links:

  • A Câmara de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que reajusta o salário de agentes de saúde e agentes de combate a endemias ao piso nacional.
  • A Prefeitura abriu nova consulta pública sobre a privatização da Carris. O governo disponibiliza novamente a minuta do edital após alterações coletadas na consulta anterior.
  • Ao tomar o reforço da vacina contra o coronavírus, a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) descobriu que seu cadastro no SUS foi irregularmente alterado mais uma vez, fazendo ela constar como morta.
  • Manuela fará um boletim de ocorrência e escreveu um relato sobre a situação em suas redes sociais, falando em exaustão e cobrando justiça.
  • Parte da avenida Padre Tomé foi desobstruída por manifestantes após pedido da Brigada Militar. Com a via desbloqueada, voltou a ser possível o fluxo de pedestres e carros em frente ao TCE-RS.
  • A Prefeitura publicou um edital para licitação de novas lojas para o Mercado Público. O pregão está marcado para o dia 19 de dezembro, e o edital prevê quatro lojas no primeiro andar e seis no segundo.
  • Juremir Machado é enfático no pedido a Sebastião Melo em sua coluna de hoje: “Não toquem na Redenção”. Com mais conteúdo, a íntegra da coluna é enviada à tarde em uma newsletter para assinantes do Matinal.
  • A Farmácia de Medicamentos Especiais começa a atender em novo endereço na avenida Azenha, 295, a partir de 12 de dezembro. A gestão, que antes era estadual, passou para a Secretaria Municipal de Saúde.
  • As propostas para a educação dos partidos que integrarão a base do governo Eduardo Leite preencheram 60 páginas, com ideias que partem da reestruturação da Seduc a parcerias com universidades. O conteúdo será discutido em um seminário amanhã.

Empresa de arquitetura da Restinga leva reformas de qualidade a casas de periferia

Em algumas casas, banheiros mofados e sem ventilação são responsáveis por adoecer as famílias. Em outras, sequer há sanitários. Nesta reportagem, Luís Felipe dos Santos mostra como projetos de arquitetura social ajudam famílias a conquistarem necessidades básicas em suas residências. 

Ao ver a hashtag “arquitetura social” no Instagram, a arquiteta Karol Almeida percebeu que mais pessoas pelo país faziam o que ela aprendeu a realizar por necessidade: ajudar os moradores da Restinga em pequenas reformas. Decidiu abrir uma empresa com o foco em resolver o que chama de déficit habitacional qualitativo, que diz respeito à condição das casas de famílias mais pobres. Assim nasceu a Kopa Coletiva. “O déficit quantitativo se refere àquelas pessoas que não têm onde morar. Já o qualitativo, àqueles cuja moradia não é adequada para viver. É quando a casa não tem uma ventilação boa, por exemplo, tem mofo nas paredes, falta forro, piso – o que provoca doenças respiratórias. Essas pessoas vão para o SUS e, lá, descobrem que as residências estão adoecendo os moradores”, explica Almeida.

Leia a reportagem completa aqui.


Cultura

Futebol aproxima pai e filho em “Meu Filho É um Craque”

Na última quinta, chegou aos cinemas brasileiros a comédia dramática francesa Meu Filho É um Craque (2019), dirigida por Julien Rappeneau. O filme tem como protagonista Théo (Maleaume Paquin), um garoto de 12 anos cujo sucesso como jogador de futebol em um time amador leva todo mundo a acreditar que um dia ele poderá ser um esportista profissional. Leia a resenha de Roger Lerina. 

Agenda (🔒)

A última edição do ano do projeto Solo Piano tem o pianista e compositor Jean Presser como convidado. O evento ocorre no Centro Cultural da UFRGS, às 12h30. 

Biblioteca Pública do Estado recebe o grupoInquilinas, com Thays PradoMel SouzaPaola Kirst e Viridiana, no projeto Chapéu Acústico, às 19h.

Sarau Elétrico dessa terça recebe a escritora e colaboradora da ParênteseAna Marson e o cantor Jimi Joe, no bar Ocidente, às 21h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O Palácio Piratini se juntou à Fundação Iberê Camargo e é mais uma das instituições do RS presentes na plataforma Google Arts and Culture, um site especial do Google onde é possível visitar de maneira virtual mais de 2 mil museus e entidades ao redor do mundo. O material exposto sobre a sede do governo gaúcho no portal é o mesmo utilizado na comemoração de 100 anos do prédio, de 2021. Para acessar, basta clicar neste link.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.