Matinal News

Melo apresenta projeto de concessão para Redenção

Change Size Text
Melo apresenta projeto de concessão para Redenção

Foi divulgada na terça-feira a proposta do Município para a concessão à iniciativa privada do Parque da Redenção (a apresentação pode ser conferida aqui). O prefeito Sebastião Melo (MDB) confirmou a intenção de construir um estacionamento subterrâneo com 577 vagas próximo ao Auditório Araújo Viana, cujo lucro ficaria com a empresa que assumirá o parque. Segundo o governo, não entram na negociação a Feira Ecológica do Bom Fim, o Brique da Redenção e o Auditório Araújo Viana. A concessão, também prevista para o Parque Marinha do Brasil, valeria por 30 anos. Desde que o Sul21 revelou o objetivo da Prefeitura em conceder o parque, críticos se colocam contrários à mudança. É o caso do Coletivo Preserva Redenção, que publicou uma carta – veiculada na coluna de Juremir Machado de hoje – na qual chama de “perversa” a maneira como o governo municipal tem utilizado o modelo de Parceria Público-Privada. A Prefeitura vai realizar audiência pública sobre as concessões em 7 e 11 de novembro e planeja lançar o edital em abril de 2023. Uma consulta pública também foi aberta e vai receber sugestões até 24 de novembro.

Com avanço do desmatamento no RS, área preservada da Mata Atlântica diminui para 7%

 O Ministério Público estadual (MP-RS) em colaboração com o MapBiomas identificou 1.172 mil hectares de Mata Atlântica retirados, deixando menos de 7% da vegetação original preservada. Devido ao rápido avanço do desmatamento, o órgão iniciou a operação Mata Atlântica em Pé e, junto à Fundação Estadual de Proteção Animal, emitiu 45 autos de infração em setembro. A principal causa de desmatamento apontada é a agricultura irregular. Ainda na pauta ambiental, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), sob recomendação do MP-RS, incluiu a cidade de Nova Santa Rita no rol de municípios nos quais é proibida a pulverização aérea de agrotóxicos. Segundo o MP-RS, a utilização de agrotóxicos pode contaminar as lavouras orgânicas, além de prejudicar a saúde das pessoas, animais e flora da região.

Escola pública de Novo Hamburgo está entre as melhores do mundo

A Escola Municipal de Educação Básica Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo, está entre as 15 finalistas do prêmio World’s Best School, cuja comissão julgadora é formada por especialistas em educação mundialmente conhecidos. Uma iniciativa realizada desde 2013 levou a escola a esse patamar. São as assembleias gerais, nas quais os estudantes apresentam suas demandas à comunidade escolar. Professores, alunos, pais e direção debatem as propostas e definem o que será investido para o ano seguinte. As crianças de mais de 8 anos já fazem as assembleias sozinhas, sem a presença dos professores. Há ainda outra instituição brasileira entre as finalistas, a Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó (PE). 


Colégio Farroupilha proíbe símbolos partidários e famílias vão ao Ministério Público

O Colégio Farroupilha está sendo denunciado por proibir estudantes e professores de utilizarem símbolos com conotações partidárias – exceção feita à bandeira nacional, apreciada pela escola como “ícone da nossa nação”. Observando a “polarização do contexto político” brasileiro, o colégio emitiu comunicado às famílias no dia 3 de outubro, e encontrou resistência. Na última sexta-feira, a Associação de Mães e Pais pela Democracia denunciou a instituição junto ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS). No comunicado, o Farroupilha alega cumprir as diretrizes do seu Código de Conduta e Convivência, que veta aos professores praticarem “apologia político-partidária”, não sendo esse o caso da bandeira verde-e-amarela, que se anexaria com neutralidade ao uniforme escolar. Mães e especialistas ouvidas pelo Matinal destacam que, nas atuais eleições, o símbolo foi “sequestrado” por eleitores de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o sindicato dos professores, cresceram as queixas de professores sobre práticas intimidatórias por parte de estudantes e instituições. Leia a reportagem completa.

RS é o estado com mais denúncias de assédio eleitoral no País 

O Rio Grande do Sul já registrou 30 denúncias de assédio eleitoral desde o início do período eleitoral, informa o Ministério Público do Trabalho (MPT). Assim, o RS totaliza 17% do total do país e é o estado com mais denúncias. A região Sul acumula 48% dos casos do país. O assédio eleitoral acontece quando o empregador constrange o trabalhador na tentativa “de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”. Nesta semana, o órgão ingressou na Justiça com uma ação civil pública por danos morais coletivos contra o vereador Aldo Meneghetti (MDB), de Balneário Pinhal, no Litoral Norte. Durante um discurso na Câmara Municipal em 3 de outubro, o político declarou que seria um mau patrão para os funcionários de sua empresa que votassem em Lula (PT). A ação pede 100 mil reais de indenização e que a empresa não veicule propaganda político-partidária. 

Mais sobre eleições


Cultura

“M.A.S.H.” 50 anos depois

Foto: M.A.S.H.

É com estranhamento que se pensa que M.A.S.H. completou 50 anos desde o seu lançamento, em setembro de 1972. Para quem vive no Brasil, a série não tem o impacto e significado que teve para os americanos, e dá pra entender. Lá, quando M.A.S.H. estreou, eles estavam trancados no Vietnã, tentando entender o que tinham ido fazer no outro lado do mundo. Leia o comentário de Marcelo Carneiro da Cunha.

Agenda (🔒)

OSPA Jovem, formada por alunos da Escola da OSPA, realiza dois concertos voltados ao público infantil, hoje, às 15h15, e amanhã, às 15h30, na Casa da OSPA.

O projeto Mistura Fina apresenta a cantora Nina Fola – relembre a entrevista – acompanhada de Isaías Luz (violão) e Thayan Martins (percussão), às 18h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Às 20h, o Instituto Ling recebe um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray, para interpretar o compositor Egberto Gismonti.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Mayra Aguiar venceu o tricampeonato mundial de judô, que ocorreu em Tashkent, no Uzbequistão. A gaúcha, que treina na Sogipa, tornou-se a única atleta do País a vencer três vezes a competição, conforme informações da Federação Gaúcha de Judô. Mayra venceu outras cinco judocas para conseguir o título, incluindo as atuais campeãs olímpica e europeia. A luta final foi com a chinesa Zhenzhao Ma, que a gaúcha superou por waza-ri.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.