Matinal News

MPT quer multa milionária a empresa suspeita de assédio eleitoral

Change Size Text
MPT quer multa milionária a empresa suspeita de assédio eleitoral

O Ministério Público do Trabalho no RS ingressou na Justiça contra a empresa Stara, de Não-Me-Toque, no âmbito da investigação sobre possível assédio eleitoral contra os funcionários da empresa. O MPT pede o fim da veiculação de propaganda político-partidária em bens móveis e demais instrumentos laborais dos empregados, além do pagamento de 10 milhões de reais em indenização por danos morais coletivos.

Na semana passada, uma circular do grupo informava a redução de 30% o orçamento do próximo ano em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A veracidade da nota foi reconhecida pelo diretor Átila Sta­pelbroek Trennepohl. Ele, porém, afirmou que o comunicado era dedicado a fornecedores. Átila é o representante da quarta geração da família no comando da Stara, que tem um de seus sócios como um dos dez maiores doadores à campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o MPT, a Stara já havia sido denunciada por assédio eleitoral em 2018. Naquela oportunidade, foi realizada audiência com a empresa e expedida recomendação para a preservação da liberdade de consciência e de orientação política de seus empregados. A ação atual ainda será analisada pelo judiciário.

Bolsonaro vence, mas PT cresce mais em Não-Me-Toque – Em meio à repercussão do caso, o presidente Jair Bolsonaro venceu Lula nas urnas de Não-Me-Toque, com 61,3% dos votos, ante 32%, respectivamente, no primeiro turno. A vantagem é um pouco maior do que o primeiro turno em 2018, quando Bolsonaro fez 59% na cidade. Os eleitores que votaram pelo PT, que na ocasião concorreu com Fernando Haddad, saltaram dez pontos percentuais na comparação entre os dois pleitos.

Leite decide por postura neutra na eleição presidencial; PT debate caminho no cenário do RS  – Candidato ao governo do Estado no segundo turno, Eduardo Leite (PSDB) ficará neutro em relação à disputa nacional. O anúncio foi feito em um evento com apoiadores e lideranças de partidos aliados no comitê central da campanha, sexta passada. Embora tenha optado pela neutralidade no tocante ao cenário nacional, o tucano evidenciou em sua fala que deverá ir com força contra seu adversário no segundo turno, o deputado Onyz Lorenzoni (PL). Segundo Leite, Onyx “não conhece o RS, não tem propostas e não tem soluções”. Os ataques foram respondidos pelo bolsonarista, que vê o adversário “em desespero”. No fronte petista, lideranças ainda discutem qual rumo tomar. Tanto Edegar Pretto quanto Tarso Genro receberam ligações de Leite. Em live no Instagram, Pretto afirmou que o oponente “calçou as sandálias da humildade”, e que os dois voltarão a conversar nesta semana. Já o ex-governador Tarso Genro relatou o contato ao Twitter e confirmou que seu voto será em Leite.  

Mais eleições:


O que mais você precisa saber

Projeto de entrega do Parque da Redenção à iniciativa privada será apresentado amanhã – Está marcada para amanhã a apresentação oficial do projeto que envolve a administração e concessão de um dos cartões postais de Porto Alegre – o Parque da Redenção. A intenção da Prefeitura de Porto Alegre tinha a intenção de repassar à iniciativa privada a gestão não só da Redenção, como também do Marinha do Brasil, do trecho 3 da Orla do Guaíba e de uma área da Praia do Lami, tornou-se pública em setembro. Em maio, durante fala aos vereadores, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que, diante dos sucessivos casos de roubos e furtos de iluminação pública dos parques, era necessário discutir a concessão de parques e praças da cidade. “Não vejo nenhum problema em conceder alguns parques para a iniciativa privada”, argumentou. O processo de concessão do parque deve envolver consulta e uma série de audiências públicas, com edital previsto para o primeiro semestre de 2023. 

Após repercussão, MEC desbloqueia verba para universidades – O ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou que o contingenciamento de verbas do ensino superior será revertido. Um decreto presidencial publicado no último dia 30 havia determinado o bloqueio de 5,8% da verba do ensino superior – cerca de 328,5 milhões de reais. Enquanto universidades e diretórios estudantis, inclusive no Rio Grande do Sul, fizeram pressão contra a medida, alegando a possibilidade de um colapso das instituições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, “nas universidades, a militância é enorme”. No vídeo publicado nesta sexta-feira, o ministro da Educação relatou que o desbloqueio foi fruto do diálogo com Paulo Guedes: “Esse movimento está sendo feito pelo Ministério da Economia, mantendo-se a responsabilidade fiscal, que é um pilar do nosso governo, mas também mostrando essa sensibilidade, de a gente facilitar a vida do gestor, facilitar a vida do reitor”. Em nota publicada ainda na sexta-feira, a UFRGS tranquilizou sua comunidade em relação ao acontecido. Segundo a instituição, estariam garantidos “os valores para o pagamento de salários, bolsas, assistência estudantil, contas compulsórias, contratos de terceirizados e orçamento das Unidades Acadêmicas”.

Outros links:


Juremir Machado da Silva

Bruno Latour, adeus ao algoz dos modernos

Considerado pelo prestigioso New York Times como o mais influente filósofo francês do século XXI, Bruno Latour morreu neste domingo, aos 75 anos de idade. Em 2017, em Paris, eu o entrevistei sobre os principais temas das suas pesquisas e sua visão de mundo singular: “O objetivo da ciência não é produzir verdades indiscutíveis, mas discutíveis”. 

Leia neste link a coluna completa


Cultura

“Transe” mescla elementos orgânicos e tecnologia na 13ª Bienal do Mercosul

“Gravitas”, de Bruno Borne. Foto: Ricardo Romanoff

Na série que apresenta os destaques da 13ª Bienal do Mercosul, o repórter Ricardo Romanoff percorre a exposição Transe, exibida no Instituto Caldeira. A mostra reúne trabalhos de caráter experimental e interativo e resulta de uma chamada aberta que recebeu mais de 900 inscrições, avaliadas pelo curador-geral Marcello Dantas e pelos curadores-adjuntos Carollina LaurianoLaura CattaniMunir Klamt Tarsila RisoLeia a matéria.

Agenda (🔒)

Biblioteca Pública do RS recebe o bate-papo Os Quadrinhos e a Internet, às 19h, reunindo o professor Alexandre Linck, a cartunista Bruna Maia e o publicitário Christian Gonzatti.

Nesta quarta-feira (12/10), o podcast A História do Disco, da jornalista Bruna Paulin, comemora dois anos no ar em episódio com a participação de Biba MeiraCastor DaudtEdu K e Flu, integrantes da banda DeFalla.

A multiartista Valéria Barcellos é uma das estrelas do musicalBarnum – O Rei do Show, versão brasileira assinada por Claudio Botelho com direção de Gustavo Barchilon, que já tem ingressos à venda para as noites dos dias 5 e 6 de novembro no Teatro do Sesi.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O escritor, ambientalista e líder indigena Ailton Krenak participou na última quarta-feira da abertura do Encontro de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura (Arquisur). Ailton, que desde 1987 coordena a Aliança dos Povos da Floresta, enfatizou o “devir da floresta na cidade”, um movimento contrário à colonização de um outro planeta e também ao êxodo rural. O ambientalista questionou o motivo pelos quais as faculdades de arquitetura e engenharia ensinam tanto a reproduzir paisagens europeias e propõe uma reflexão a respeito de como devemos pensar as cidades levando em consideração as mudanças climáticas. É possível assistir à íntegra da palestra.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.