Matinal News

Novo prédio no Centro Histórico deve ter quase 100 metros de altura

Change Size Text
Novo prédio no Centro Histórico deve ter quase 100 metros de altura Foto: Reprodução

Um novo empreendimento imobiliário na Rua Duque de Caxias, de tão alto, pode fazer sombra no Palácio Piratini. Com salas comerciais e uma torre residencial de 41 andares e 98 metros de altura, a construção deve se estender até a Fernando Machado, agregando o supermercado Zaffari ali situado como parte do complexo. O espaço terá ainda outras 38 lojas – ao todo, serão 593 unidades, 363 delas com 24 metros quadrados, além de 696 vagas para estacionamento. O projeto está em fase de análise na Prefeitura, segundo o Sul21.

Pela proximidade ao Museu Julio de Castilhos, instituição de acervo regional que desde de 2002 é patrimônio público do Estado, a construção seria limitada a 15 pavimentos ou 45 metros de altura. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado deu parecer favorável a um projeto de até 45 metros de fachada a contar da Duque de Caxias e afirmou não ter sido notificado de modificações. A Melnick, por sua vez, tenta argumentar que o “vazio urbano” no lote pode justificar exceção à portaria de zoneamento. 

A propósito, vale a pena ler a crônica do editor Tiago Medina publicada na ParênteseA cidade com eme no céu.Imóveis vazios – A notícia do empreendimento chega em um momento em que Porto Alegre apresenta redução na sua população e alta no número de imóveis vazios, segundo dados do Censo 2022.


O que mais você precisa saber

Depois de se omitir, Melo sanciona lei que revoga o Dia do Patriota – No dia seguinte à revogação da lei instituindo o Dia do Patriota, aprovada ontem na Câmara de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) se posicionou. Desta vez, sancionou a decisão. A data entrou para o calendário da cidade em junho, mas ganhou visibilidade após reportagem da Matinal, publicada na sexta-feira passada. De autoria do ex-vereador bolsonarista Alexandre Bobadra, cassado neste mês, a proposta passou por comissões permanentes da casa antes de chegar para sanção do prefeito, que poderia tê-la vetado naquele momento. Melo preferiu se omitir – e, diante do seu silêncio, o texto voltou ao Legislativo, onde foi promulgado pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB) em 10 de julho, tornando-se a Lei 13.530. Leia mais na notícia da Matinal e relembre a cobertura do caso aqui.

Julgamento sobre venda da Corsan é novamente suspenso no TCE – Está suspenso o processo que julga o leilão da Corsan na 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Depois que o conselheiro Renato Azeredo votou contra a apreciação da relatora-substituta Ana Cristina Moraes, que pediu a anulação do certame de venda da estatal, o conselheiro Estilac Xavier voltou a suspender o julgamento. No acumulado dos votos, a 1ª Câmara formou maioria por 2 a 1 para anular o processo. Xavier, que é também presidente do colegiado, atendeu a um pedido da relatora, Ana Moraes, que pretende fazer novas ponderações sobre seu voto. Assim, o julgamento deve ser retomado na sessão de 12 de setembro. De acordo com a relatora, as empresas de consultoria erraram nas projeções de EBITDA, que é o indicador usado para avaliar a saúde financeira de empresas, e de lucro líquido da Corsan. A Corsan foi vendida para o Consórcio Aegea por 4,151 bilhões, 1,15% acima do lance mínimo fixado pelo governo, em dezembro de 2022.  

Justiça volta a atribuir execução de obras do entorno da Arena à Prefeitura – O Executivo municipal e o Ministério Público sofreram mais uma derrota em sua tentativa de responsabilizar as empresas OAS e Karagounis pela realização das obras no entorno da Arena do Grêmio. Em junho, havia sido determinado o cumprimento de um pacto de 2014, em que caberia à OAS a execução de 70% das obras originalmente previstas. Entretanto, em decisão publicada na segunda-feira, o Tribunal de Justiça voltou a atribuir a responsabilidade à prefeitura – além de recalcular o valor das intervenções, estimando um total de 44 milhões de reais. A cifra é consideravelmente menor que os 193,1 milhões estipulados no fim de 2022. A prefeitura já anunciou que vai recorrer do julgamento, enquanto o MP agenda encontro com representantes do município para discutir “a execução das medidas que são devidas pelo projeto urbano Arena do Grêmio”. 


Outros links:


Cultura

“O Acidente” atropela as vidas de duas mulheres

Glauco Firpo/Divulgação

Estreia na direção em longas de Bruno Carboni, o filme O Acidente(2022) levou três prêmios na competição de longas gaúchos no recente Festival de Cinema de Gramado: melhor atriz (Carol Martins), roteiro e direção de arte. O longa acompanha os desdobramentos psicológicos e emocionais de um atropelamento envolvendo uma motorista e uma ciclista. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

Às 12h30, o Musical Évora promove recital do Quarteto de Cordas Ibirapitanga no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

O projeto Vozes do Ópera Estúdio 2023 apresenta, às 19h, o recitalViver de Arte, Viver de Amor – Uma Ode à Formação do Cantor.

Às 19h30, a artista Marion Velasco apresentará sua pesquisa sobre ativismos feministas latino-americanos e performances sônicas no encontro virtual The Coop: A HEN Hangout _Agosto.

Às 20h, o cravista e diretor artístico da Bach Society BrasilFernando Cordella, recebe o oboísta Alex Klein em concerto no Theatro São Pedro.

A cantora e compositora Carminho apresenta o álbum Portuguesa, às 21h, no Teatro Bourbon Country.

Veja a agenda completa


Você viu?

Para sensibilizar a população acerca da doação de órgãos, o governo do Estado lançou a campanha “O Amor Vive”. O lançamento ocorreu com um espetáculo no picadeiro do Mirage Circus, com a participação do ator e artista circense Marcos Frota, proprietário da casa, e embaixador da campanha. A pauta tem movimentado as redes sociais nos últimos dias, quando uma notícia revelou que o apresentador Faustão entraria na fila por um novo coração. A rapidez do transplante gerou desconfiança entre internautas – mas é explicada pela gravidade do quadro. O caso, inclusive, já elevou o número de doadores no Brasil.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.