Matinal News

Porto Alegre reduziu em quase 80% o número de feminicídios

Change Size Text
Porto Alegre reduziu em quase 80% o número de feminicídios Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Os casos de assassinatos em razão do gênero diminuíram em 77,7% na capital em 2023. Neste ano, duas mulheres foram mortas em março, desde então nenhuma morte foi registrada; já no mesmo período do ano passado, nove haviam sido assassinadas. A delegada Cristiane Ramos, que comanda a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Porto Alegre, atribuiu a marca a uma das principais medidas tomadas para a redução do número de feminicídios na cidade: o programa “Monitoramento do Agressor”, que prevê a fiscalização eletrônica de homens que agrediram mulheres e têm contra si medida protetiva de urgência. No projeto, além da polícia monitorar o agressor, a mulher também consegue acompanhar uma possível aproximação, por meio de um celular disponibilizado exclusivamente para esse fim. A GZH, a delegada ainda destacou a criação da Casa Betânia, local de acolhimento que abriga mulheres vítimas de violência doméstica. No estado, o número de feminicídios reduziu em 33,3% – em setembro deste ano, foram registradas quatro mortes, contra seis no mesmo mês de 2022, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Concessão do Dmae não deve acontecer neste ano – Ao contrário do que anunciou o prefeito Sebastião Melo (MDB) no início do ano, a concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não deve sair em 2023. Ainda que o processo venha sendo discutido desde a gestão Marchezan, a incerteza quanto ao modelo e a falta de apoio no legislativo reduzem as chances de uma eventual aprovação neste ano. Em maio, o Partido Novo defendeu que a concessão sequer passasse pela Câmara dos Vereadores, tese que foi fortemente refutada pela oposição. Mesmo que o executivo costume contar com uma base ampla na Câmara, a concessão parcial do Dmae encontra resistência no plenário: um levantamento do Correio do Povo realizado em abril demonstrou que dos 36 vereadores, 15 afirmaram ser contrários à proposta, nove estão de acordo e 12 ainda não tinham opinião formada. Por se tratar de uma lei orgânica, são necessários 24 votos, em dois turnos, para a sua aprovação.

RS confirma segundo foco de gripe aviária em mamíferos – Na semana seguinte à confirmação de gripe aviária em mamíferos em Rio Grande, o governo do estado anunciou um novo foco da doença, desta vez na praia do Hermenegildo, também no sul do RS. O vírus da influenza foi diagnosticado em um leão-marinho da patagônia e em um lobo-marinho sul-americano. Até o momento, foram encontrados 80 animais mortos ou doentes. A doença também foi verificada em um leão-marinho na Praia Real, em Torres; e cinco leões-marinhos em Quintão. A recomendação é que as pessoas evitem se aproximar ou mexer em animais marinhos nas praias gaúchas. “A influenza é uma doença viral altamente contagiosa que, no contato com o animal sintomático, pode haver a possibilidade de contágio de humanos”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares. Além dos dois focos em mamíferos, no primeiro semestre o RS teve um foco em aves, no Taim, que já foi encerrado. Desde o primeiro registro do vírus no Brasil, em maio, o país já reportou 120 focos de gripe aviária. Por não afetar a produção comercial, a condição sanitária não foi alterada.


Reportagem Matinal

Prefeitura age com “coerência no erro” na área do transporte público, diz especialista

Coordenador de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o geógrafo Rafael Calabria teceu diversas críticas ao modelo de privatização da Carris, em entrevista à Matinal. Ele alerta que a intenção de se desfazer da garagem da Carris irá facilitar o oligopólio e a cartelização na área do transporte público.

Calabria citou que as garagens públicas constam nas discussões da elaboração do Marco Legal do Transporte Coletivo, com a qual o Idec colabora. “São Paulo tem três garagens públicas, e jamais pensou em vender. É difícil imaginar um prefeito com uma visão tão ruim quanto a que o Melo está tendo em Porto Alegre”, comparou. O texto está em vias de ser concluído pelo Ministério das Cidades para ser enviado ao Congresso.

Para o especialista, a gestão de Sebastião Melo tem agido com “coerência no erro” na área do transporte público, retirando isenções. Mas reconhece que, em nível nacional, “faltam iniciativas disruptivas” para o setor.

Leia a entrevista


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Machado de Assis, cronista das classes ociosas (3)

Lucia Miguel Pereira não tinha dúvidas: Machado de Assis procurava fugir do seu passado. A prova disso estaria em ter abandonado a madrasta, Maria Inês, a “mulata” que o criara com todo o carinho e atenção: “A madrasta, tão boa e tão humilde, era um testemunho vivo, insofismável, desse passado à que Joaquim Maria queria fugir… Era a prisão á condição modesta… E na alma do jovem escritor um conflito se há de ter travado, um doloroso drama íntimo, entre a gratidão e a ambição… Deixou-se afinal levar pela segunda, mas não sem lutas”.

Leia a coluna completa.


Cultura

O passado se esconde nas ruas de Nápoles em “Nostalgia”

Pandora Filmes/Divulgação

Exibido no Festival de Cannes de 2022, Nostalgia (2022) é estrelado por Pierfrancesco Favino, o mais celebrado ator do cinema italiano contemporâneo. O novo filme do diretor Mario Martone faz um retrato cru e emotivo das transformações e mudanças pelas quais passaram tanto Nápoles quanto o protagonista que retorna à cidade natal depois de 40 anos. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

Sala Redenção exibe o ciclo Cinema e Instituições Políticas, com sessões comentadas toda segunda-feira, às 13h30, até dezembro, começando hoje com os filmes Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, e O Homem Mosca (1923), de Fred C. Newmeyer Sam Taylor.

Às 16h, também na Sala Redenção, o Panorama Estadual da VI Mostra SESC de Cinema exibe O Acidente (2022), com direção de Bruno Carboni.

MARGS promove programação alusiva ao Dia das Crianças ao longo do mês de outubro.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Secretaria da Cultura do RS assinaram termo de cooperação para oferta de atividades culturais às pessoas privadas de liberdade. 

Veja a agenda completa


Você viu?

Que movimentar o corpo é bom para a saúde em geral, a gente já sabe. A novidade é que a prática de exercícios regulares também pode beneficiar a saúde do cérebro. Um estudo conduzido pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS indica que a inatividade física provoca, em média, um caso de demência a cada 45 segundos no mundo. Mas não é só na prevenção que o movimento corporal pode atuar. Ele também é importante tanto em casos de doenças psiquiátricas, quanto em situações de demência já diagnosticadas, melhorando a capacidade cognitiva, funcional e a qualidade de vida do paciente.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.