Matinal News

Porto Alegre terá comitê para acompanhar crise na rede de atendimento pediátrico

Change Size Text
Porto Alegre terá comitê para acompanhar crise na rede de atendimento pediátrico

Diante de um quadro delicado de lotação em emergências pediátricas de Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou um comitê de articulação e operacionalização para acompanhar a situação de forma permanente. A quantidade de pacientes lota emergências no Hospital de Clínicas, Conceição e no Hospital da Restinga e Extremo Sul, que já operam além de suas capacidades. 

A causa principal é em função de problemas respiratórios, que ocorrem em um cenário no qual os pacientes são crianças que estavam há dois anos sem frequentar o ambiente escolar – e tampouco criar defesas naturais contra viroses. Somado a isso, houve uma redução no número de leitos infantis na Capital. 

Para mitigar a situação, ainda neste mês, o Hospital Presidente Vargas deve abrir 20 vagas e, em maio, o Vila Nova irá inaugurar mais leitos. No entanto, por ora o pedido é de que as famílias que precisem levar crianças para atendimento médico procurem inicialmente unidades básicas de saúde antes de ir a hospitais, para onde o deslocamento deve ocorrer apenas em casos mais graves, caracterizados por febre acima de 38 graus e/ou prolongada, alteração de comportamento, falta de ar e crises de tosse. 

O problema não se concentra apenas em Porto Alegre. Outras cidades da Região Metropolitana, como Canoas, também enfrentam um quadro de lotação de atendimento pediátrico e restringem atendimento a casos mais graves. Uma das saídas para a crise é a vacinação, tanto para a covid-19, cujos imunizantes são liberados para crianças que tenham a partir de cinco anos, quanto para a gripe, que pode ser aplicada em bebês a partir dos seis meses de idade.

Estacionamento irregular na Redenção gera dezenas de multas

Depois da foto do jornalista Rafael Glória chamar a atenção no domingo, a EPTC esclareceu em matéria do Correio do Povo que estacionar em áreas verdes da Redenção segue proibido. De acordo com o órgão, pelo menos 42 multas foram aplicadas anteontem por conta da irregularidade. Só que a situação não chegou a causar surpresa no diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. Segundo ele, com a retomada das atividades, isso voltou a ser mais comum, mas já acontecia antes da pandemia. Segundo ele, agentes buscam orientar os motoristas e, caso os condutores não estejam próximos, são multados. Ramires falou ainda que caso a situação persista, é cogitada a instalação de uma contenção física para evitar que carros entrem no parque.

Anfiteatro Pôr do Sol será demolido

Inaugurado no ano 2000, o Anfiteatro Pôr do Sol está com os dias contados. A Prefeitura confirmou o plano de demolir a estrutura, que hoje está comprometida em razão de um incêndio e que não recebe grandes shows há quase três anos. Só que ainda não há data certa para a demolição, que deverá ocorrer somente quando houver um projeto para o trecho 2 da Orla do Guaíba, que fica entre a Rótula das Cuias e a foz do Dilúvio. Certo é que o local não faz parte do plano previsto para revitalizar a área, que, por contrato, terá uma marina pública quando a empresa ou consórcio que ganhar a licitação tirar a sua proposta do papel, o que só vai ocorrer em cerca de dois ou três anos. “Tem que trazer a sustentabilidade econômico-financeira para o espaço. A ideia é conceder a área toda, obrigatoriamente com uma marina, um espaço para eventos e o resto eles podem utilizar em algo que dê renda, como restaurante, artesanato, atividades culturais”, explicou a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

PEC 13/2021 é aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em dois turnos e por ampla maioria, a Proposta de Emenda à Constituição 13/2021, que exime de responsabilidade prefeitos e governadores que não tenham aplicado o mínimo constitucional de 25% das receitas em educação nos anos de 2020 e 2021. O texto ainda impede a aplicação de quaisquer penalidades, sanções ou restrições de aprovação ou de celebração de convênios, mas estabelece que o ente federado que não cumprir o mínimo constitucional nesses dois anos deverá aplicar nessa finalidade, até o exercício financeiro de 2023, o total necessário para completar os 25%. De acordo com o prefeito Sebastião Melo (MDB), com a aprovação será possível investir cerca de 170 milhões de reais em educação no município, além dos 25% previstos pela Carta Magna. Como não houve alteração no texto, a matéria seguiu para promulgação.

Outros links:


Borguetti, cães e carnivorismo

Nesta terça, a escritora Marília Kosby publica mais uma de suas “crônicas animais”.

“É fato constatado que o Quino, nosso cusco lá de casa, prefere música instrumental. Embora deteste flauta doce, parece prestar sossegada atenção quando toca Yamandu Costa. Desce do posto de vigia, cessa a zoeira habitual, fica na dele, mexe as orelhas de vez em quando. Sabemos que os bichos não-humanos são afetados pela música. E por que não seriam? Mais uma das excepcionalidades humanas autoatribuídas. Em algum lugar luminoso de sua bela obra, o antropólogo Gregory Bateson disse que costumamos localizar a animalidade em nós naquilo que temos de brutal ou grotesco, jamais nas nossas mais sofisticadas habilidades. Por que nunca buscamos os vestígios pretensamente soterrados de nossa animalidade na impressionante habilidade que as aranhas têm de tecer suas teias?”

Leia o texto completo aqui.


Cultura

Zudizilla: “É importante construir um imaginário coletivo preto a partir do agora”

Foto: Alile Onayale

O rapper pelotense Zudizilla lançou Zulu: De César a Cristo (Vol. 2), que dá sequência à trilogia iniciada no volume intitulado De Onde Eu Possa Alcançar o Céu sem Deixar o Chão. Na semana passada, o artista apresentou-se no Circo Voador (Rio de Janeiro), no Theatro Guarany (Pelotas) e no Opinião (Porto Alegre) com seu novo trabalho. “O RS tem que ter uma voz específica porque a gente passa por situações que não acontecem no resto do país. Nos tornar uníssonos é uma arma do racismo pra nos pautar, como se todo preto fosse igual, e não é. Sou um preto do Sul, que gosta de frio, vinho, fogueira e não gosta de praia”, reflete o músico. Conheça o álbum aqui.

Agenda (🔒)

Prefeitura de Porto Alegre e a Casa da Música dão início a uma série de recitais no Paço Municipal, às 18h, recebendo o Quarteto de Cordas Casa da Música e o Madrigal Nestor Wennholz

A Biblioteca Pública RS promove show do Lucas Brum Trio, às 19h.

Às 20h, a cantora Ianaê Régia apresenta-se no projeto Ling Aquece Noite dos Museus.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Sortudos são aqueles que apreciam uma boa música, moram no Moinhos de Vento e ainda têm como vizinho Sergei Mancini, 56 anos. O músico é o responsável pelo som de piano que sai da janela de seu apartamento, localizado na rua Dinarte Ribeiro, e anima crianças e adultos nos finais de semana. Tocar o instrumento não é um mero passatempo para Mancini. Os concertos, feitos de casa, já duram 20 anos, e são protagonizados por uma pessoa que é apaixonada por Beatles e estudou música no Palestrina. O primeiro instrumento foi um violão clássico, dominado por ele com apenas 12 anos. O talento é de família, uma vez que é sobrinho do cantor Luiz Telles e primo de Mauro Rech, segundo ele, o músico mais antigo da Ospa.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.