Matinal News

Prefeito Sebastião Melo anuncia apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial

Change Size Text
Prefeito Sebastião Melo anuncia apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou ontem que vai apoiar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. “Sou prefeito de todos os porto-alegrenses e trabalho diariamente para melhorar a vida da cidade e das pessoas. Continuarei agindo assim. Mas, como cidadão, coerente com minha história e princípios, não estarei ao lado do PT. Na eleição nacional, vou apoiar o presidente Bolsonaro”, postou nas redes sociais.

Melo não declarou sua posição no segundo turno da eleição para governador, entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). O vice-prefeito Ricardo Gomes (PL) sim. Ele vai se licenciar do cargo hoje para ajudar nas campanhas de Onyx e Bolsonaro no Estado. Vale lembrar que o vice na chapa de Leite é Gabriel Souza, do mesmo MDB de Sebastião Melo. A aliança do MDB com o PSDB no Rio Grande do Sul foi aprovada em votação apertada no fim de julho. Melo defendia uma candidatura própria da legenda e foi contra a união.

Na quarta, a Executiva Nacional do MDB liberou dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos do partido a escolherem uma posição “conforme sua consciência”. Simone Tebet, candidata derrotada do MDB na corrida presidencial, anunciou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu manifesto, Tebet citou números preocupantes do atual governo e disse não ver Bolsonaro comprometido com a democracia e a Constituição. 

Matinal apresenta os desafios no Estado em seis áreas – Pampa em extinção“sobe e desce” da economiaeducação pública em declíniocrime contra mulheresdescaso no IPE Saúde e retomada da cultura são exemplos de desafios que o próximo governador do Rio Grande do Sul vai ter que enfrentar. Uma série de reportagens exclusivas do Matinal ajuda os eleitores a entenderem o cenário e avaliar as propostas dos candidatos Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB)

Mais eleições:


O que mais você precisa saber

Empresa inicia estudo sobre modelo de concessão do Gasômetro – Técnicos da empresa São Paulo Parcerias iniciaram na quinta uma vistoria na Usina do Gasômetro. Eles farão um estudo para definir como o prédio poderá ser repassado à iniciativa privada. De acordo com o jornalista Jocimar Farina, os trabalhos devem durar cerca de três meses. Ainda longe de uma definição sobre um eventual futuro concessionário, a Prefeitura quer manter o edifício como um espaço cultural. Atualmente em reforma, a construção histórica da orla do Guaíba deve ser reaberta em março de 2023. Um ano atrás reportagem do Matinal mostrou que a Prefeitura usou projeto reprovado para licitar a obra

Governo bloqueia 763 milhões de reais de universidades federais – O Ministério da Economia bloqueou 763 milhões de reais do orçamento de universidades, institutos, centros de educação tecnológica e colégios federais para cumprir o teto de gastos. A decisão é de 30 de setembro, último dia útil antes do primeiro turno da eleição, mas só foi anunciada quarta. A medida é uma péssima notícia para as instituições, pois se soma a um corte de 20% no orçamento em 2022. Sem recursos, universidades gaúchas não terão dinheiro para pagar contas de água, luz, limpeza e segurança e nem para terminar as aulas do semestre, segundo apuração de GZH. O Ministério da Educação diz que o bloqueio é temporário e que o valor será devolvido em dezembro, mas reitores temem que isso não ocorra.

“Lista suja” do trabalho escravo tem foragido da Interpol no RS – “Trancafiados em um porão sem janelas nem entradas de ar, eles dormiam amontoados e trabalhavam diuturnamente na produção de cigarros falsificados. O elevador de acesso ficava escondido dentro de um contêiner, onde a vigilância era constante. Parecia um filme de terror, mas era a vida real de 17 trabalhadores paraguaios e um brasileiro em Triunfo (RS), a 80 km de Porto Alegre, descoberta durante operação em outubro de 2021”. Assim começa uma reportagem da Repórter Brasil que mostra quem são os empregadores na nova ‘lista suja’ do trabalho escravo.

Outros links:

  • A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 aprovada na Câmara prevê 660 milhões de reais em investimentos na Capital.
  • Sebastião Melo assinou a criação do Programa +4D de regeneração urbana para o 4º Distrito em Porto Alegre.
  • A Orla do Guaíba terá uma Oktoberfest nos dias 15 e 16 de outubro. O evento gratuito contará com programação das 14h às 20h.
  • Restando algumas semanas para o início da Feira do Livro, a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade na Praça da Alfândega volta a segurar um livro. Essa parte da escultura havia sido furtada em 2015.
  • Mesmo em queda, a cesta básica em Porto Alegre ainda é a terceira mais cara do país. O Dieese registrou que em setembro o valor na Capital fechou em  743,94 reais, preço 0,55% mais barato do que em agosto.
  • A vacinação contra covid-19 para crianças de 3 a 4 anos continua tendo baixa procura em Porto Alegre. Só 15,9% receberam a primeira dose.
  • O Centro Cirúrgico Ambulatorial IAPI ampliou em quatro vezes a oferta por consultas na área de cirurgias de pequeno porte. Cerca de 1,9 mil pessoas esperam na fila por esse tipo de procedimento.
  • Juremir Machado fala da “guerra franca nas redes sociais e nas ruas”, dos apoios a Lula e Bolsonaro no segundo turno e pergunta: “E Eduardo Leite o que vai fazer? Tentar ganhar apoiando Lula ou perder em cima do muro?”

Carta da Editora

Bolsonarismo ou antipetismo?

Enquanto Eduardo Leite não sai de cima do muro, o prefeito Sebastião Melo declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro neste segundo turno. Disse que não estará ao lado do PT em nome de “sua história e princípios”. Filiado desde o início de sua trajetória política ao MDB, Melo esteve ao lado da turma que lutou contra a ditadura militar no final dos anos 70. Mas em 2022, parece que o apreço pela democracia ficou em segundo plano. O emedebista acaba de abrir seu voto para quem bradou nome de torturador no Congresso e não pensa duas vezes antes de mandar jornalista calar a boca.

Leia aqui o texto completo da editora Marcela Donini.


Cultura

Claudia Abreu mergulha no fluxo de Virginia Woolf

Foto: Flávia Canavarro

Claudia Abreu está em turnê nesta semana pelo Estado com o espetáculo Virginia, monólogo sobre Virginia Woolf (1882 – 1941). Em entrevista exclusiva a Roger Lerina, a atriz comenta a respeito de sua relação com a autora de Mrs. Dalloway e Passeio ao Farol, o processo de criação do espetáculo e a atualidade das questões suscitadas pela obra da escritora inglesa: “A condição da mulher não mudou tanto assim”.

Agenda (🔒)

Hoje
Hoje e amanhã, às 21h, a banda Ultramen celebra os 22 anos do álbum Olelê.

Sábado (8/10)
O combo Marmota Jazz + Pedro Verissimo faz show, às 21h, no Espaço 373.

Domingo (9/10)
O Domingo Clássico da Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta repertório que inclui Mendelssohn e bossa nova, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

As alunas Giovanna Freitas, Giovanna Moraes, Nicolli Marques e Natally Souz apresentaram na Mostra Sesi Com@Ciência um projeto de um copo que muda de cor em contato com o “Boa Noite Cinderela”, substância que causa apagão e perda de memória. Ela é bastante utilizada em crimes como estupro. Agora, as estudantes buscam dar viabilidade ao projeto, já que o reagente usado é tóxico. A ideia é encontrar um reagente seguro e depois vender os copos para bares e restaurantes.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.