Matinal News

Prefeitura quer conceder Parque da Redenção à iniciativa privada

Change Size Text
Prefeitura quer conceder Parque da Redenção à iniciativa privada

A Prefeitura de Porto Alegre quer repassar à iniciativa privada a gestão da Redenção, do Parque Marinha do Brasil, do recém-inaugurado trecho 3 da Orla do Guaíba e de uma área da Praia do Lami. Na última quinta-feira, a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) apresentou pré-projetos de concessão dos espaços públicos em evento do Instituto Semeia, que desenvolve parcerias do tipo no setor de parques naturais e urbanos. Na apresentação, a secretaria classificou a Redenção como um parque “altamente deficitário”, revelou o Sul21.

O plano para a Redenção prevê a construção de um estacionamento subterrâneo com 577 vagas embaixo da pista de atletismo do Ramiro Souto, perto do Auditório Araújo Vianna. A exploração do estacionamento por até 30 anos seria a forma de remunerar a empresa interessada, que teria ainda que administrar um trecho da orla da Praia do Lami, na Zona Sul da Capital. A previsão de investimento nas duas áreas é de 105 milhões de reais. Já a concessão do Marinha e do trecho 3 da Orla prevê a injeção de 45 milhões de reais. 

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, afirmou que os projetos ainda não estão prontos, mas que o prefeito Sebastião Melo (MDB) simpatiza com a ideia de conceder os espaços. Segundo a secretária, é preciso verificar a viabilidade da obra na Redenção, pois o terreno alagadiço pode elevar os custos de construção e manutenção do estacionamento subterrâneo.

De acordo com a pasta, a consulta pública a respeito das propostas para a Redenção e a Orla do Lami pode ser aberta ainda em setembro. A intenção é lançar os editais de concessão em 2023.

Expointer registra recorde de negociações e maior público da história 

 A 45ª edição da Expointer registrou um recorde de 7,145 bilhões de reais em vendas, principalmente de máquinas e implementos agrícolas, responsáveis por 93% do total negociado. Em nove dias de evento, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu mais de 742 mil visitantes, o maior público da sua história. “Nossa expectativa está sendo muito, muito superada. É, sem dúvida, a maior Expointer de todas”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior, durante o encerramento do evento, no domingo. Uma das principais atrações da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar, que contou com 337 expositores em 2022, faturou 8 milhões com a comercialização de produtos.  

No RS, Bolsonaro recebe apoio explícito do campo e vaias em estádio 

“O campo não é direitista, muito menos fascista. O campo é bolsonarista.” Com este discurso, o presidente da Federação da Agricultura do RS, Gedeão Pereira, explicitou o apoio do agro gaúcho a Jair Bolsonaro (PL), durante visita do presidente à Expointer, na sexta passada, no seu primeiro dia de agendas no Estado durante a campanha eleitoral. Falando para um público formado majoritariamente de apoiadores, Bolsonaro exaltou o campo e atacou o ex-presidente e concorrente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Horas mais tarde, ele foi à Arena do Grêmio, onde ouviu mais vaias do que aplausos. No sábado, Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, participaram de um evento com mulheres em Novo Hamburgo. Na ocasião, ele voltou a defender o uso da arma como medida de segurança e atacou adversários e o ministro Alexandre de Moraes. Participantes do evento resgataram lema usado pelos integralistas para questionar a existência de machismo, feminismo e racismo. Segundo uma delas, os temas são “ideologia da esquerdalha”.


Rejane de Oliveira defende reforma agrária e expropriação de empresas

Rejane de Oliveira (PSTU) é professora aposentada e foi presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) por dois mandatos, entre 2008 e 2014. O PSTU enfatiza que o destaque da atual campanha é a composição da chapa com duas mulheres negras, citando a vice, Vera de Oliveira. Seu plano de governo defende a reforma agrária, a diminuição da jornada de trabalho sem reduzir os salários e a expropriação de “10 empresas gaúchas que mais exploram e de maior patrimônio”. A partir dessa expropriação, quer financiar um plano de obras públicas. Outra proposta é romper com o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), adotado pelo governo de Eduardo Leite (PSDB), e suspender imediatamente o pagamento da dívida do Estado com a União. Leia o perfil completo da candidata. Ao longo da semana passada, o Matinal publicou outros perfis de candidatos ao governo do RS, série que segue nos próximos dias. Todos os textos estão aqui.


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Independência paga em libras

Na antevéspera da celebração do bicentenário da Independência do Brasil, Juremir Machado da Silva recupera em sua coluna a carta de D. Pedro I ao seu pai, D. João VI, recordando o tratado do acerto de 1825, tratou do reconhecimento do processo: “Foi acordado dar o Brasil, na forma nela expressada, dois milhões de libras esterlinas, de cuja soma Vossa Majestade poderá tirar já para si, por indenização das suas propriedades, a quantia de 250.000 libras”.

“Vossa Majestade verá que fiz da minha parte tudo quanto podia e, por mim, no dito tratado, está feita a paz.”

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

“A Viagem de Pedro” ausculta o coração do ex-imperador

Foto: Fabio Braga

Escrito e dirigido por Laís Bodanzky e protagonizado por Cauã ReymondA Viagem de Pedro (2021) aborda a vida privada de Dom Pedro I (1798 – 1834) no momento em que o ex-imperador retorna para Portugal, em 1831, fugindo de ser apedrejado pelos brasileiros, nove anos depois de proclamar a Independência do Brasil. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega à 10ª edição, entre os dias 6 e 9 de setembro, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Longa-metragem de maior público no Festival Varilux de Cinema Francês 2022O Próximo Passo, de Cédric Klapisch, entra em cartaz nos cinemas nesta quinta-feira (8/9).

O documentário Cidadãos da Rua: Eles Têm Voz, com direção de Tatiana Sager e roteiro de Renato Dornelles, terá novas sessões online de pré-estreia nos dias 9, 14, 21 e 28 de setembro, seguidas de debates.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Uma ideia que surgiu no início da pandemia e que hoje alcança milhares de pessoas no Instagram e no Tiktok. Agora, o Feminismo para Homens prepara-se para uma nova fase, com uma newsletter semanal, a ser lançada nesta semana,  também sob a batuta da jornalista Juliana Winge, que já é a responsável pelos conteúdos publicados nas duas redes sociais da iniciativa, que não raro usa da ironia e do sarcasmo para dialogar com o público.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.