Matinal News

Rio Grande do Sul tem alta nos registros de nascimento sem o nome do pai

Change Size Text
Rio Grande do Sul tem alta nos registros de nascimento sem o nome do pai Imagem: Freepik

Dados dos Cartórios de Registro Civil do Estado mostram que, pelo terceiro ano seguido, cresceu o número de crianças registradas apenas com o nome da mãe na certidão de nascimento. Desde o último Dia dos Pais, essa situação foi de 5,42% para 5,61% do total de registros: das 124.464 crianças registradas, 6.985 não tiveram o nome do pai inserido. No mesmo período do ano anterior, 6.731 entre 124.205 crianças tiveram somente o reconhecimento materno. O índice de 2023 também supera a taxa do período entre agosto de 2020 a julho de 2021, de 5,47%, quando 6.991 de 127.817 crianças não tiveram o registro paterno em seus documentos. Feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), o levantamento utilizou dados registrados no Portal da Transparência do Registro Civil, na página denominada Pais Ausentes, lançada em março deste ano.

Pobres e imigrantes sofreram mais com a pandemia na Capital e no RS – Um estudo que integra o livro Cidade e Pandemia: contribuições para políticas públicas em crises sanitárias apontou que bairros de Porto Alegre com maior população negra tiveram menores índices de isolamento social durante a pandemia de covid-19. O índice de isolamento foi impactado pelo fator de renda, com pessoas economicamente vulneráveis tendo mais exposição ao contágio. Um desses vetores foi o transporte público, na movimentação para se chegar ao trabalho: “Esse planejamento urbano, que historicamente favorece a população mais rica e a população branca em vários aspectos, na pandemia foi mais uma forma de expor mais algumas pessoas ao risco de contágio do que outras”, afirmou ao Sul21 André Augustin, um dos autores do estudo ao lado de Tiago da Silva Silveira. Ainda nesse tema, o Observatório das Migrações Internacionais concluiu que a população imigrante no RS foi o grupo social mais vulnerável à doença no Estado – enquanto a taxa de mortalidade geral era de 2,3%, entre estrangeiros chegou perto do dobro, 4,2%.

Câmara confirma repasse dos recursos que faltavam para a Feira do Livro – A Câmara de Vereadores confirmou, na última sexta-feira, que vai repassar os 400 mil reais pendentes para realizar integralmente a 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O valor completa os 870 mil reais que permitem que o evento seja realizado sem cortes na programação ou redução na estrutura. A feira não tinha conseguido captar recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), o que representou ums redução de cerca de um terço da verba necessária, conforme mostrou reportagem da Matinal publicada em julho. A proposta ainda será formalizada em reunião da Mesa Diretora, pelo presidente da Câmara, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), que afirmou que não será preciso uma votação para que a medida seja aprovada, já que esse é um ato administrativo do presidente. O montante faz parte de uma sobra no orçamento da Câmara que costuma ser devolvido aos cofres do município no final do ano.

MP recorre de decisão que evitou prisão de Alberto Deluchi – O Ministério Público recorreu da decisão da Justiça que negou a prisão de Alberto Otavio Deluchi, acusado de cometer crimes sexuais em 2015 e 2017. Ele também é apontado como responsável por pelo menos três estupros de vulnerável cometidos na década de 1990, casos que, para a legislação brasileira, já prescreveram. As vítimas dessas ocorrências prestaram depoimento na condição de testemunhas. A Matinal publicou reportagem sobre o caso na semana passada e entrevistas para ampliar o debate sobre a violência contra a mulher e a proteção contra o abuso infantil. O processo corre em segredo de justiça.


Outros links:


 Juremir Machado da Silva

Metamorfoses de Sebastião Melo

Migrante humilde de Goiás para o Rio Grande do Sul, Melo fez todo o percurso do combatente: das pensões baratas até o Paço Municipal. Uma linda trajetória, digna de um romance de Balzac ou Stendhal. Um Rastignac, um Sorel, enfim, “subindo” a Paris para vencer. Exagero? Esses grandes romancistas falavam de escaladas improváveis. A linha de corte sempre foi a sedução do poder e da entrada no universo impossível, o das classes abastadas. Como não ceder à tentação de sentir-se em casa nesse mundo de ricos, poderosos, bem-sucedidos e exclusivos? A travessia do deserto pode ter parecido um retorno precoce e melancólico a Goiás.

Leia a coluna completa


Cultura

FestFoto 2023: José Diniz exibe “Pau-Brazil”

Foto: Nilton Santolin

Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto 2023 ocupa dois andares da Fundação Iberê até 20 de agosto, reunindo mais de 200 trabalhos. A exposição tem entre seus destaques a mostra individual Pau-Brazil, do artista fluminense José Diniz, que apresenta 53 obras entre fotografias, vídeos, monotipias, colagens e publicações impressas. Leia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Às 19h, a pré-estreia do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul exibe o documentárioUm Filme de Dança, de Carmen Luz.

Composta por fotografias, vídeos e esculturas, A Ronda Noturna, do artista Renan Soares, é a nova exposição do Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

Porto Alegre em Cena anunciou a programação da sua 30ª edição, que acontecerá entre os dias 7 e 19 de setembro.

A cantora e compositora portuguesa Carminho apresenta seu novo álbum no dia 30 de agosto, no Teatro Bourbon Country.

Veja a agenda completa


Você viu?

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Hospital Ernesto Dornelles promoveu, no último sábado, uma aula de culinária para pacientes que fazem hemodiálise no Centro de Nefrologia e Diálise do hospital. A ideia foi que eles pudessem tirar dúvidas sobre o preparo dos alimentos mais indicados para serem consumidos. Na aula, os participantes também aprenderam novas receitas e puderam experimentar as sugestões. O tratamento para quem convive com doença renal crônica depende da hemodiálise – procedimento que exerce a função dos rins –, o que requer uma alimentação mais saudável, como refeições sem excesso de sal, embutidos, refrigerantes e industrializados.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.