Matinal News

RS tem novos alertas de temporais e risco de cheias

Change Size Text
RS tem novos alertas de temporais e risco de cheias Foto: Filipe Karam/PMPA

Centro, Oeste e Sul devem ser as regiões mais afetadas. Segundo a MetSul, os temporais previsto para semana devem apresentar chuvas de até 300mm em algumas áreas, volume suficiente para provocar alagamentos em áreas urbanas e rurais, com risco aumentado de cheias dos rios Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no Oeste e no Sul. No centro do Estado, os rios Ibicuí e Jacuí são foco de atenção. As cheias podem agravar a situação no Vale do Taquari, onde os rios seguem em níveis elevados após o temporal da semana passada, projeta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também publicou alerta de tempestade. Há risco de corte de energia e alagamentos já para hoje. Na quarta, as precipitações devem se intensificar, ficando entre 150 mm e 200 mm na metade sul. Este será o terceiro episódio no mês com chuvas acima do normal no RS.

Sobe para 46 o número de mortos; 25 mil estão fora de casa – Mais três mortes causadas pelo ciclone no RS foram confirmadas pela Defesa Civil na noite de ontem, elevando o total para 46. As vítimas são das cidades de Colinas, Bom Retiro do Sul e Roca Sales. Pela manhã, um óbito havia sido confirmado em Cruzeiro do Sul. O número de desaparecidos continuava o mesmo na noite de ontem: 46, 30 deles em Muçum, município que acumula 16 mortes até o momento. Em todo o Estado, há mais de 20 mil desalojados e 5 mil desabrigados. O Piratini reconheceu mais municípios em situação de calamidade pelo evento climático, e total chega a 93.

Governo federal anuncia liberação de 741 milhões para o Vale do Taquari – Em visita a Lajeado ontem, o presidente em exercício Geraldo Alckmin anunciou a liberação de verba para mitigar o dano das enchentes no RS. Elogiando o trabalho de voluntários, Alckmin também foi a Muçum e Roca Sales com uma comitiva de 17 autoridades federais. Os recursos devem ajudar a priorizar o salvamento de vidas e a reconstrução da infraestrutura e da economia das cidades atingidas, disse o vice de Lula, que está em viagem à Índia para a cúpula do G20. Na sexta-feira, já havia sido anunciado um benefício de 800 reais por pessoa desabrigada pelas cheias, além da antecipação do pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. O governo estadual, por sua vez, ampliou o programa Volta por Cima, criado após os ciclones ocorridos no primeiro semestre de 2023: agora, cada pessoa afetada pelas chuvas receberá 700 reais ou 2,5 mil para aqueles que estão no CadÚnico.

Melo pede que Acampamento Farroupilha receba doações – Na abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2023 – que havia sido adiada pelas chuvas no Estado –, o prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu aos piquetes que recebam doações para as vítimas das enchentes. O prefeito sugeriu também que as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro em respeito às vítimas da tragédia. Em edição extra do Diário Oficial, Melo aproveitou para decretar este como o “Acampamento Farroupilha Solidário”: a ideia é que o acampamento, que segue até 20 de setembro, possa receber doações, com prioridade para itens de higiene e limpeza, roupas íntimas, roupas de cama e agasalhos. Apresentações musicais à tarde e à noite devem incentivar doações no Parque Harmonia.


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Montpellier, velha cidade do futuro

Por aqui, serviço público de qualidade está na moda. Basta ver a força da sociedade civil em suas associações. Com mais de 30ºC, em setembro, Montpellier sabe que as mudanças climáticas precisam ser freadas com atenção ao meio ambiente.
Estou aqui para receber, na quinta-feira, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Paul-Valéry Montpellier 3.

Leia a coluna completa.


Cultura

“Angela” coloca o feminicídio na tela e no debate

Bravura Cinematográfica/Divulgação

Exibido na competição do recente 51º Festival de Gramado, o filme Angela (2023) está em cartaz nos cinemas. O longa de Hugo Prata é focado nos últimos meses de vida da socialite mineira Ângela Diniz (Isis Valverde) e nas consequências de uma conturbada relação amorosa com o empresário Raul Fernando do Amaral Street (Gabriel Braga Nunes), o Doca Street, que culminou em um dos casos de feminicídio mais chocantes e famosos do país. Leia a resenha de Roger Lerina.


Agenda

Até 22 de setembro, a Sala Redenção promove a Mostra à La Carte – Cinema Japonês, realizada em parceria com o serviço de streaming Belas Artes à La Carte.

Os shows de Caetano Veloso previstos para os dias 19 e 20 de agosto, no Auditório Araújo Vianna, adiados por conta de uma gripe contraída pelo cantor, já têm novas datas: 1º e 2 de março de 2024.

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a lista dos seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024Estranho Caminho, de Guto ParenteNoites Alienígenas, de Sergio de CarvalhoNosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo AlbergariaPedágio, de Carolina MarkowiczRetratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho; e Urubus, de Claudio Borrelli – leia a resenha de Noites Alienígenas e a entrevista do diretor de Retratos Fantasmas a Roger Lerina.

A banda Artesãos na Era das Máquinas lançou o álbumAo Vivo na Surdina, disponível nas plataformas digitais.

Prefeitura de Porto Alegre publicou edital de projetos artísticos de economia criativa por meio do Fumproarte.

Veja a agenda completa


Você viu?

A Fazendo da Tafona, em Cachoeira do Sul, agora é reconhecida como Território Negro. A cerimônia, organizada pelo Movimento Negro da cidade e pela Associação de Amigos da Fazenda Tafona, ocorreu no final de agosto e contou com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), além de descendentes dos trabalhadores ali escravizados, que tiveram seus nomes citados como forma de homenagem. No interior da casa, a atual proprietária, Maria Irtilia Vieira da Cunha Silva, leu uma carta pedindo perdão pelo modelo de  exploração que existiu no local durante o século 19. Desde 2016, a Fazenda é tombada como patrimônio cultural do Estado pelo Iphae.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.